A Moda e o Desenvolvimento Sustentável

Parcerias Que dão Certo

A moda incentiva parcerias que dão certo. O lançamento de pecas artesanais de roupas e acessórios mobilizaram as comunidades e muitas famílias são envolvidas na produção de roupas e acessórios para a moda e para a Moda e Poder. A reciclagem e a customização de peças é a grande tacada do momento. Empresas da moda investem em comunidades artesãs e colocam no mercado da moda grandes inovações de peças artesanais.

Comercialização de Produtos Artesanais

O Artesanato e a Moda estão intimamente ligados. A comercialização de produtos produzidos nestas comunidades é um compromisso com o desenvolvimento destas comunidades envolvendo os artesãos e suas famílias. A missão destas empresas é o desenvolvimento sustentável com respeito à diversidade humana e o meio ambiente garantindo no mercado a sua comercialização. Várias são as empresas que investem nestes produtos.

Na última década várias cooperativas especialmente formadas por mulheres se organizaram e produzem produtos como pulseiras em couro de peixes reciclado das sobras da atividade pesqueira como no caso das mulheres de pescadores do Pantanal Mato-Grossense, das artesãs das áreas rurais do Espírito Santo que utilizando técnicas inusitadas de aproveitamento dos resíduos de couro de cabra produzem coletes, blusas e vestidos. Em Fortaleza da mesma forma as peças da Moda Verão 2009 / 2010 desfilou nos maiores eventos de moda do País a coleção de peças artesanais confeccionadas em Itabira e assinada pelo estilista Ronaldo Silvestre. Peças sofisticadas produzidas com tecidos nobres são bordadas manualmente.

Projetos de Economia Solidária

Grandes nomes da Moda e Estilo investem em programas de economia solidária empenhando sua popularidade em prol de comunidades carentes de algumas regiões do País. Estas comunidades participam de capacitações e aprendem técnicas de confecção de produtos que podem ser comercializados trazendo benefícios às suas famílias e divulgando a participação de seus idealizadores valorizando-os especializando no mundo da Moda Hoje.

Muitos dos coordenadores destes projetos são contratados por seus idealizadores e se encarregam de todo o desenvolvimento do projeto e da divulgação dos produtos e de sua comercialização. Investir nestes projetos sociais tem apoio de políticas governamentais e estas empresas contam com incentivo para a sua realização.

O Dinamismo do Mundo da Moda

Pela capacidade do mundo da Moda absorver grande quantidade de produtos a parceria com um produtor ou estilista conhecido no mundo da moda valoriza qualquer projeto social e o aprendizado de técnicas de produção confeccionando peças de qualidade fazem com que a aceitação e valorização destes produtos alcancem o objetivo principal que é o mercado e o empoderamento destas famílias que garantem sua missão protetora e cuidadora dentro do contexto social.

O papel da mídia é muito importante para o sucesso destes projetos, afinal a divulgação e a propaganda são a alma do negócio, e o mundo da moda conta com esta divulgação o que valoriza todos os produtos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *