Moda e Consumo

O mundo contemporâneo vive a era do consumismo, nosso tempo é marcado pelas relações entre o indivíduo, a sociedade e os signos, e os valores que damos a cada um deles. As roupas ou o objeto tem valor para nós não pela sua funcionalidade, mas pelo que ele representa, e nesse contexto entra a Moda e Natureza. Exemplificando, trocamos nosso carro pelo carro do ano, não porque o novo seja melhor, mas justamente pelo que ele representa. A moda está perfeitamente integrada nesse sistema, vestimos, comemos, lemos, assistimos aquilo que está na dinâmica da moda, raramente refletimos sobre essas questões, é mais cômodo, ligamos o piloto automático e nos deixamos ser guiados.

Moda e Consumo

Moda e Consumo

A Elegância e Comportamento é um fator principal na vida de todas as pessoas. Vitrines bonitas, lindas imagens e notícias na TV, a geração de produtos cada vez mais confortáveis, cômodos e com um ciclo de vida reduzido, o que nos faz buscar o novo todo o tempo, trabalhamos e vivemos para obter o novo. A moda floresce nessa perspectiva, representando nossos anseios e ofuscando nossos olhos, esse processo tem influencia também da indústria de consumo a quem interessa a satisfação dos nossos mínimos desejos consumistas. A moda e o consumo vem sendo objeto de estudo há algumas décadas, não com o objetivo nobre de livrar o homem desse ciclo, mas ao contrário, de entender como essa dinâmica se processa, para aperfeiçoar seus ciclos, pois são eles que movem as engrenagens da economia mundial, são eles que dão emprego e pagam os salários de todos nós.

Cultura

Cultura

Eis aí um outro lado da mesma moeda, precisa haver quem consuma para manter quem produz. Mas o estudo sobre moda e consumo aborda com mais propriedade a questão dos símbolos, e serve se instrumento para fazermos uma auto-analise. Segundo a teoria dos símbolos, quando vamos a uma grande loja de roupas, e compramos, por exemplo, a Moda dos Famosos, estamos comprando mais do que a própria roupa como simples peça do vestuário, estamos sim adquirindo para nós o símbolo daquela roupa, o que ela significa, estamos nos apropriando da mensagem que ela nos passou, através das Celebridades com a Mesma Roupa. Nesse sentido podemos dizer que a roupa que vestimos expressa parte de nossa essência.

Roupas

Roupas

Assim, hoje estamos assistindo a uma novela que se passa na Índia, e temos a oportunidade de assistir lindas mulheres, ricas e sensuais, com suas roupas tradicionais. Hoje no Brasil a moda indiana é uma realidade, e está nas ruas. O que as pessoas estão comprando não é a roupa tradicional das mulheres indianas, mas o símbolo do poder e da beleza que a novela traduz, através de suas belas atrizes. Moda e consumo são indissociáveis, assim como a Moda e Poder, pois através da moda podemos nos apropriar daquilo que desejamos. Essa é uma discussão bastante subjetiva e, portanto filosófica, pois acompanhar as tendências da moda também faz parte da natureza humana, o que não pode acontecer é direcionarmos nossas emoções ao objeto de consumo, pois ai nos tornamos escravos da moda e do consumo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *