Modelistas

Sempre que o assunto é o mercado da Moda e Estilo, vemos que apesar da crise econômica que vem interferindo em todos os setores, os números nesta área ainda são muito promissores no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções, nosso país está entre os dez maiores mercados de indústria têxteis e emprega nada menos do que 1,65 milhões de pessoas. Dentre esses números estão os mais diferentes tipos de profissionais como figurinistas, produtores de Moda, consultores, estilistas. Ainda existem muitos profissionais que trabalham nos bastidores da moda como se poderia dizer e que nem por isso são menos importantes do que os profissionais de maior relevância que são os que de modo geral aparecem como sendo os criadores de tudo. Entre aqueles que ficam nos bastidores temos os modelistas que nunca foram devidamente valorizados e que agora ganham destaque, pois são eles que garantem que aquele Vestidos Tomara-Que-Caia irá sair do papel, uma vez que o estilista se responsabiliza pelo desenho, o resto não é com ele.

Modelistas

Modelistas

A função principal dos modelistas é usar o desenho do estilista e tirar a roupa do papel transformando a idéia do gênio da costura em realidade como uma fada faria com o vestido dos sonhos. A verdade é que é preciso ser grande profissional para interpretar o rabisco do estilista e fazer a transformação, pois o que no papel é apenas mais Vestidos de Um Ombro Só nas mãos das modelistas se modificam e se transformam no que passa a ser o modelo. Depois disto é serviço ainda dos modelistas fazer um molde em papel cuja finalidade será a de servir como guia para aqueles que irão cortar e costurar o tecido.

Roupas

Roupas

O molde precisa ainda ser confeccionado em diferentes tamanhos se for uma confecção em série ou de acordo com o tamanho do cliente se for o caso de uma roupa a ser feita com exclusividade o que não acontece em grandes confecções, seria este um caso da Alta-Costura, onde as roupas são desenhadas especialmente sobre encomenda. Para fazer o modelo piloto os modelistas tem que ter uma grande sintonia com o estilista. A importância da profissão de modelista só teve destaque a partir dos anos 80 com a inauguração das primeiras escolas de moda no Brasil.

Curso

Curso

Hoje em dia esses profissionais têm conhecimento não só da historia da moda e os conceitos em tecidos, estuda geometria e tem de estar sempre se atualizando, pois é preciso saber jogar tanto com os Tecidos Naturais na Moda Homem como com os tecidos mais sofisticados quando se trata de trabalhar um projeto referente à Moda dos Famosos. Atualmente há uma grande procura por cursos de formação, pois é uma profissão promissora e com média salarial bastante alta para nossos padrões. A maioria dos modelistas está trabalhando em confecções, mas é nos ateliês que melhor eles desenvolvem suas habilidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber quais os estabelecimentos que fornecem o curso de modelista em Fortaleza

    Katiane 13 de outubro de 2009 12:21
  • Pingback: Melissa 30 Anos - Mulheres e Moda | Moda - Bico do Corvo

  • gostaria de saber onde consigo fazer o curso de modelista na cidade de ribeirão preto ou alguma cidade mineira perto de Passos-MG.

    joanize 27 de junho de 2010 15:58
  • Gostaria de saber onde consigo fazer o curso de modelista no estado de São Paulo Capital

    WILIAN Francis 2 de agosto de 2010 17:37
  • gostaria de saber onde posso encontrar em fortaleza um curso de modelista!!! 😀 obg

    Awanna 29 de agosto de 2010 14:27
  • Olá, também gostaria de saber se existe curso de modelagem em Ribeirão Preto. tks 😉

    Paula 4 de outubro de 2010 11:04
  • Quero fazer um curso de modelagem , por favor gostaria de ter maior informação de onde e quando encontro . estou na região de campnias . obrigada.

    joana 26 de Janeiro de 2011 20:31
  • Boa tarde, por gentileza gostaria de saber onde encontro bons cursos de modelistas em Fortaleza. Obrigada

    Carla 24 de Fevereiro de 2011 15:00
  • ola tenho uma empresa especializada em corte e risco temos duas mesas de 11metros cada damos notas fiscal total garantia do nosso trabalho otimos profissionais temos condiçoes de cortar 70mil pçs ao mes venha conhesser nossa empresa especializada em corte e risco tel 11 29517226 cel 70669028

    elvis 22 de Março de 2011 9:15
  • Oi trabalho já algum tempo na area de roupas estou interessada em saber onde consigo fazer um curso de modelista aqui em fortaleza

    claudiane 4 de Maio de 2011 14:06
  • gostaria de saber de um bom curso de modelista em ribeirao preto .

    roselilassali 5 de novembro de 2011 19:56
  • Gostaria de saber a onde em fortaleza-ce tem curso de modelagem para que uma de minhas funcionarias possa fazer.Por favor se possivel mandar para o meu imail local,horario,dias e preco.Obrigado

    valtemir lima 9 de Abril de 2012 18:39
  • Gostaria de saber se existe um bom curso de modelagem em Ribeirão Preto…
    ??

    Obrigada

    viviane 24 de junho de 2013 22:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *