Qual o Tamanho Ideal do Salto?

Muitas mulheres gostam de usar salto alto no seu dia a dia, no entanto, se preocupam com problemas de saúde associados ao uso constante desses sapatos. Dentre as questões associadas a esses calçados estão desde os terríveis joanetes até dores nas costas. Se você é adepta do salto, mas não quer esses problemas na sua vida deve encontrar o tamanho ideal para não desenvolver nenhuma dessas enfermidades.

A seguir elaboramos um verdadeiro dossiê do salto alto com dicas para que você encontre o tamanho ideal e tenha mais conforto ao usar esse sapato cotidianamente. Fica a dica de que usar salto alto não precisa ser desconfortável, tudo depende de fazer escolhas adequadas para as suas necessidades e biótipo.

Salto Alto Para Uso Diário

Se você usa salto diariamente, devido a questões de trabalho ou simplesmente por gosto pessoal, deve dar preferência para os menores, aqueles que ficam entre 2 cm e 4 cm. Essa é uma recomendação de médicos ortopedistas visando minimizar o impacto do uso constante de salto.

Para quem não está habituada a usar saltos tão baixos, mas está incomodada com o desconforto de saltos maiores é interessante testar esses calçados por um ou dois dias. Tudo é uma questão de adaptação, algumas mulheres não se sentem confortáveis com saltos tão diminutos e isso também pode se tornar um problema então respeite a forma como você se sente.

Tamanho Ideal do Salto

Há uma fórmula usada para determinar o tamanho ideal de salto para cada pessoa considerando a sua altura e tamanho das suas pernas. Trata-se de uma fórmula bem simples:

Sapato Alto

Sapato Alto

(Estatura / comprimento das pernas – 1,61) x 10

Imagine uma mulher com 1,60 metros (160 cm) de altura e 75 cm de comprimento de pernas. Aplicando essa fórmula teremos:

(160 / 75 – 1,61) x 10 = 5,2 cm

Logo o tamanho ideal de salto para essa mulher é 5,2 cm considerando a sua altura e comprimento de pernas. Você pode fazer a conta de acordo com as suas medidas.

Definindo Tamanho de Saltos Para Sair

A fórmula apresentada acima te ajuda a definir o tamanho ideal de salto para o dia a dia. Agora vamos definir o tamanho ideal de saltos confortáveis para sair, sabemos que para festas, jantares e outras ocasiões festivas é natural querer usar saltos mais altos. Para chegar a uma constatação clara a esse respeito sente-se numa cadeira e estique suas pernas para frente.

Mantenha os seus pés relaxados e não estique seus dedos, prossiga medindo a distância entre o calcanhar e a planta do seu pé. Essa é a medida da inclinação natural que seu pé possui assim como o comprimento perfeito para os seus sapatos de festa. Para a maioria das mulheres a média indicada para saltos festivos fica entre 7 e 9 cm.

Conheça os Tipos de Salto Alto

Confira abaixo os tipos de salto alto existentes, com qual deles será que você se identifica mais?

– Salto Cone

É um salto redondo, largo na parte em que encontra a sola do calçado e mais estreito no ponto de contato com o chão.

– Salto Sabrina

É um salto fino e curto, tem altura máxima de 2 centímetros, o seu diâmetro não passa de 0,4 polegadas no ponto de contato com o chão. O nome desse salto é uma homenagem à personagem Sabrina, interpretada por Audrey Hepburn, em filme homônimo na década de 1960.

– Salto Prisma

É um salto que possui três faces plantas que formam um triângulo no ponto de contato com o chão.

– Salto Cubano

Um salto com calcanhar quadrado com cerca de 2 polegadas de diâmetro e altura.

– Salto Carretel

É um salto largo na parte que encontra a sola e também no ponto de contato com o chão, porém, estreito no ponto médio entre os dois anteriores.

– Salto Agulha

Salto bem fino e alto que tem altura mínima de 2 polegadas e diâmetro que não ultrapassa 0,4 polegadas no ponto que toca o chão.

– Salto Anabela

Salto que se estende pelo arco e partes do calcanhar do pé.

Dicas Para Deixar Seus Sapatos Mais Confortáveis

Uma das grandes dificuldades de usar sapatos de salto no dia a dia é o fato de que eles podem se tornar desconfortáveis ao longo das horas. Para te ajudar a tornar a experiência de usar salto mais confortável vamos dar algumas dicas a seguir.

– Fita Adesiva

Quer evitar dores na sola do pé ao usar salto alto? A dica é prender com fita adesiva os terceiros e quartos dedos dos seus pés. Para quem não entendeu nada, nós explicamos, quando você prende esses dois dedos alivia a tensão do nervo que existe entre eles e como consequência evita as terríveis dores na sola dos pés.

– Alivie a Pressão de Tiras de Sandálias

Sandálias de tiras são lindas e curingas para vários looks, no entanto, algumas podem ter tiras muito apertadas que acabam até marcando o pé no decorrer do tempo de uso. Uma forma de diminuir esse problema é prender um pedaço de tecido macio para que as tiras fiquem almofadadas.

– Evite Bolhas

Para evitar que os seus sapatos façam bolhas nos seus pés passe desodorante em gel nas partes do calçado mais propensas para desenvolver o problema como o calcanhar e as laterais.

– Dê Fim aos Rangidos

Uma forma de reduzir o ranger do sapato é passar talco sob a palmilha.

– Efeito Antiderrapante

Seus sapatos derrapam muito? Se sim a dica é usar uma lixa média para raspar as suas solas reduzindo o efeito deslizante.

– Palmilha Personalizada

Você pode fazer uma palmilha personalizada para os seus sapatos de salto tanto para evitar o efeito deslizante como para tornar mais confortável o seu caminhar. Para isso use o seu pé de molde para cortar a palmilha num tecido macio e de boa resistência. Depois é só colar a palmilha dentro do seu sapato.

– Resolva o Aperto

Seu sapato está apertado? Uma dica é colocar dentro dele saquinhos de água lacrados e leva-lo ao freezer por uma noite. Depois disso você verá que eles ficarão mais folgados nos seus pés. Assim fica bem mais confortável usar seus sapatos, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre salto alto? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *