Compra Online de Roupa da China’

A moda é movida pelo comércio e o consumismo que a cada dia que se passa cresce cada vez mais. Apesar de tratarmos a roupa como uma coisa palpável, a moda é essencial na vida.

Funções da Vestimenta

A roupa em si tem três funções básicas agregadas. A primeira e principal é a de proteção do corpo. Proteção do frio, calor, fogo, água… A roupa nos protege em diversas ocasiões e, com os avanços tecnológicos, de diversas formas. A segunda função da roupa é a de status social. Antigamente haviam detalhes que ajudavam a sociedade a identificar de qual classe a pessoa pertencia. Uma listra, uma cor ou até mesmo um bordado era suficiente para diferenciar as classes. Hoje em dia o que conta para o status é a questão do valor da etiqueta da marca. As marcas já separam as classes sociais ao definir o seu público-alvo, e o que mais expõe isso para os clientes é o valor do produto e a qualidade do produto, além de outros quesitos que cada loja dá preferência, como a localização ou o atendimento ao cliente. A terceira função da roupa é a mais simples e óbvia o possível. A roupa tem a função de pudor. Uma pessoa que andar sem roupas pela rua pode ser detida por atentado violento ao pudor. Uma pessoa em sã consciência não anda pelas ruas mostrando tudo à torto e à direito. A roupa tem a simples função de cobrir partes do corpo que não devem ser expostas.

Por que Comprar Roupas?

Como vimos, a roupa pode ter, em apenas uma peça, três funções. Então quer dizer que eu compro uma roupa por causa das funções citadas acima? Quase isso. Mesmo uma pessoa paupérrima deve comprar uma roupa, por mais barata ou singela que essa seja. Geralmente as pessoas de classe D e E consomem por necessidade, estando na estatística da função de pudor, muito raramente na de proteção. As pessoas de classe A, B e, atualmente, a C costumam fazer compras para demonstrar seu poder aquisitivo (“Eu posso comprar a roupa da marca X e Y”) e como proteção de temperatura e afins. Essas classes também costumam comprar roupas funcionais em períodos que sejam necessários, entrando nas três estatísticas: proteção, pudor e status. Portanto, podemos concluir que uma pessoa, mesmo que não seja ligada às tendências de moda ou que não viva em função delas deve comprar roupas, nem que seja apenas para se vestir da forma mais básica o possível.

Por que Comprar Roupas?

Por que Comprar Roupas?

Como Comprar?

Nos primórdios da moda a compra era efetuada quando o cliente encomendava o seu produto com o profissional de sua preferência (cada família tinha uma costureira e um alfaiate). Logo após, Frederic Worth tirou esse poder dos clientes e começou a fazer vestidos com seus próprios gostos e reunia as clientes para uma exposição (o princípio do desfile). Após a segunda guerra mundial a moda viveu uma revolução com a ascensão das maisons de alta costura. Com o alto custo das peças de alta costura e a falta de condições de pagar altos preços, surgiu o prêt-a-porter: a moda com um preço mais acessível. Lojas, botiques e ateliês foram se adaptando a esse novo ramo para atender o cliente da melhor forma possível. Shoppings e mercados começaram a surgir para dar suporte às varias lojas que surgiam de acordo com a preferência do cliente. O comércio se tornou uma via direta entre o consumidor e o vendedor, onde o maior interesse era comprar/ vender o produto. Dessa forma, por muitos e muitos anos o comércio direto (em lojas físicas) se tornou a única forma de se comprar um produto. Essa forma de comércio era considerada perfeita, pois o cliente podia ver no ato da compra como o produto é, podendo pegar e até mesmo experimentar o produto. Na década de 90, com o surgimento e o avanço da tecnologia e, principalmente, da internet, as lojas começaram a se adaptar à nova vivência do mundo. Foram surgindo as vendas online e, hoje em dia, são raras as lojas que não possuem esse tipo de venda. Mas o quão longe você já comprou um produto?

Compras à Distância

Hoje em dia a maioria das pessoas aposta na compra online. Você entra no site de determinada loja ou em um site de compra online, como o Submarino, por exemplo, e efetua a compra. Algumas pessoas tem um certo receio de que a compra não dê certo, que seja um golpe ou que seu produto seja extraviado. Alguns produtos, quando comprados pela internet, tem o preço muito elevado por conta da taxa de entrega e toda a burocracia, mas se eu não tenho tempo de ir à loja e quiser um produto barato, como faço? As pessoas “descobriram” que a China é um dos países com a mão de obra muito barata, fazendo com que os produtos fabricados lá tenham o preço bem acessível. Grandes marcas terceirizam a produção mandando para a china, colocando a margem de lucro alta, desvalorizando o trabalho feito (ou apenas se aproveitando disso). Algumas pessoas tem preconceito com produtos da China por estes terem um preço barato. Dizem que o produto é pirata, de má qualidade ou coisas do tipo. O preço baixo se deve apenas à mão de obra barata deles, quase escrava. Os sites de compra de produtos da China sempre demonstraram ser responsáveis com o produto, fazendo a entrega corretamente. O tempo pode até ser maior do que o habitual, afinal o produto vem do outro lado do mundo, mas se você for comparar o preço, vale à pena a espera.

Caso você tenha uma data específica para usar o produto desejado, procure comprá-lo com antecedência, assim dá tempo suficiente para que o produto chegue em ordem. Caso você queira comprar produtos para vender (a maioria das lojas de revenda trabalham com produtos da China), você pode começar fazendo sua encomenda com poucos produtos ou um valor não muito alto. Caso aconteça algum problema na entrega, o seu prejuízo acaba não sendo tão grande. Outra forma de se precaver com produtos chineses é conhecer o vendedor. Com tanta informação que é jogada na internet, deve haver algo a respeito do vendedor, seja um comentário positivo ou negativo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *