Livros Sobre o Mundo da Moda

A moda é um dos assuntos que mais desperta interesse nas pessoas, muito mais do que um simples conjunto de roupas e acessórios é um código de vestir de uma determinada época. Se você é estudante de moda, fashionista, estilista ou apenas gosta do assunto não pode deixar de conhecer alguns livros que vão te ajudar a entender melhor esse universo.

Confira alguns livros que podem ser bem interessantes para que você saiba mais sobre a moda e entre com o pé direito nesse universo de luxo e de muito trabalho que ajuda a definir identidades.

Livros Sobre a História da Moda

Enciclopédia da Moda: de 1840 à Década de 90

O livro de Georgina O’Hara Callan tem 359 páginas que buscam cobrir o período que começa em 1840 (ano em que a máquina de costura foi inventada e que é base da indústria de prêt-à-porter) até o final da década de 90.

Nessa obra a autora buscou abranger a moda em seus diversos aspectos como verbetes para estilistas, fabricantes, cabeleireiros e figurinistas de teatro e cinema, casas de alta-costura, criadores de acessórios e joias entre outros temas.

Há ainda uma parte do livro que é voltada para a imprensa especializada, fotógrafos e ilustradores de moda.

Livros Moda

Livros Moda

Livros Sobre Top Estilistas

Quem é apaixonado por moda tem algum estilista que faz o coração bater mais forte e com certeza poder conhecer melhor essas figuras lendárias através de livros é uma forma de saber mais sobre o mundo da moda. Confira alguns dos livros mais interessantes sobre estilistas famosos.

A Era Chanel

O livro de Edmonde Charles-Roux, “A Era Chanel” fala sobre a pessoa Gabrielle Chanel, Coco para os íntimos, além de falar sobre a estilista. Além do trabalho como estilista Chanel se destacou por ser um pioneira e disseminar a ideia de que mulheres não precisavam viver submissas aos seus maridos como acontecia até então.

O livro fala sobre o uniforme fashion de Coco Chanel: calça, muitas pérolas falsas e Jersey que na época dela era considerado um tecido inferior e somente era utilizado para fazer calcinhas. Um livro com muitas fotos e que fala sobre a trajetória de sucesso da estilista.

Chanel Collections and Creations

O livro de Danièle Bott é uma compilação de documentos, fotografias, desenhos, esboços e outros documentos de arquivo da Maison Chanel desde os anos 20 até os dias de hoje.

Vogue On – Christian Dior

Esse livro é encontrado apenas em inglês, mas vale muito a pena, pois conta a sua história inclusive o desafeto direto com Chanel que é bastante perceptível em fotos e ilustrações da revista Vogue.

Dior – Coleção Universo da Moda

Nesse livro Marie-France Pochna faz uma compilação da história de Dior e das suas criaturas num texto bem interessante e conciso.

Vogue On – Elsa Schiaparelli

O livro que também só é encontrado em inglês de Judith Watt tem um texto sobre a vida e obra da estilista que assim como Chanel era concorrente e desafeto de Dior.

Poiret

O primeiro estilista a propor a queda dos espartilhos foi Paul Poiret e nesse livro de Harold Koda é possível saber mais sobre a história dele e quais outros aspectos da moda ele queria modernizar.

Christian Lacroix – Coleção Universo da Moda

Nesse livro de François Baudot a trajetória criativa de Lacroix é apresentada desde a década de 80.

Livros Sobre Tecidos

Fio a Fio – Tecido, Moda e Linguagem

O livro de Gilda Chataignier tem muitas informações legais sobre tecidos, as suas origens, como são produzidos, para que são usados, texturas entre outras informações. Num texto só o livro apresenta informações técnicas sobre cada tecido e como escolher os tecidos certos para os trabalhos.

Livros Tecido

Livros Tecido

Malharia – Coleção Fundamentos de Design de Moda vol.6

Nesse livro Juliana Sissons vai mais fundo que no volume 2 da coleção e fala somente sobre malhas, como são produzidas, a pesquisa por trás desse trabalho, fios, fibras, o maquinário necessário, cores, texturas e outras informações. O livro traz entrevistas e criações de designers experts da área.

Fabric for Fashion – A Comprehensive Guide to Natural Fibres

O livro de Steve Hallett é encontrado somente em inglês, porém, vale a pena o esforço já que faz uma mescla de informações práticas com o vocabulário industrial e o processo de design para a criação de coleções e o uso de tecidos diferentes nesses trabalhos.

Guia Prático dos Tecidos

A autora Maria Helena Daniel criou um livro interessante que se dedica a curiosidades e as necessidades técnicas dos profissionais e interessados em moda. Com informações precisas e objetivas é uma ótima leitura para quem deseja um guia.

Livros Polêmicos Sobre o Mundo da Moda

O mundo da moda foi tomado recentemente por diversos livros que tem dado muito o que falar. Basicamente eles levantam algumas questões polêmicas sobre a moda que grande parte das pessoas que trabalham nesse segmento não queriam que fossem reveladas. São livros que mostram a controversa nos bastidores das revistas e também das grandes marcas da indústria fashion.

The Vogue Factor

Um dos livros mais polêmicos dessa lista é “The Vogue Factor” que está disponível para Kindle e que foi escrito por Kirstie Clements após ser demitida da Vogue Austrália. Clements trabalhou 25 anos na revista sendo que 13 deles foram como editora. No livro ela conta as dietas nada saudáveis que as modelos fazem e que algumas chegam a comer papel para tentar conter a fome constante.

Diabo Veste Prada

O livro que foi adaptado para os cinemas e que teve Meryl Streep como a terrível Miranda Presley ganhou uma sequência chamada “Revenge Wears Prada”. Nesse livro a história começa 8 anos depois do primeiro livro e mostra que Andy será novamente assombrada pela terrível Miranda que muitos dizem ser livremente inspirada na editora Anna Wintour.

According To Karl Lagerfeld

Esse livro tem como objetivo recapitular alguns dos momentos menos politicamente corretos do diretor de criação e estilista da Chanel. Para se ter uma ideia o próprio estilista define que a sua fórmula do sucesso é uma combinação de senso de humor e um pouco de falta de respeito “Senso de humor e um pouco de falta de respeito é o que você precisa pra fazer uma lenda sobreviver”.

Os comentários nada bonzinhos de Lagerfeld são verdadeiras alfinetas para celebridades e pessoas ligadas a moda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Beleza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *