Salto Plataforma Faz Mais Mal do Que o Agulha

Durante muito tempo o salto agulha foi considerado o grande vilão dos sapatos femininos, pois o salto dificulta a circulação sanguínea favorecendo as dores e o cansaço nas pernas e pés. Para evitar os males que o modelo agulha proporciona mas sem sair do salto literalmente, muitas mulheres preferem usar o salto plataforma, que como distribui o peso pelo sapato de forma diferente, supostamente não faria tão mal. No entanto, um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) realizou um estudo que revela que o salto plataforma faz mais males à saúde do que o salto agulha.

Salto Plataforma Faz Mais Mal do Que o Agulha

Pesquisa

Wagner Tedeschi Filho é cirurgião vascular e foi o pesquisador que analisou o efeito dos diversos tipos e alturas de salto na saúde dos pés. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa o médico avaliou 30 mulheres voluntárias entre os 20 e 35 anos, todas saudáveis. Todas elas foram examinadas 4 vezes enquanto usavam salto plataforma com 7 centímetros, outro agulha com a mesma altura, um sapato com salto de 3,5 e enquanto estavam descalças.

Pesquisa

Resultados

O resultado das avaliações foi surpreendente para a maioria das mulheres: qualquer salto que tenha altura maior do que 3,5 centímetros é prejudicial à saúde, inclusive o plataforma. Os males que esses saltos podem causam são varizes, flebites e vasinhos. Analisando individualmente o resultado obtido com o uso do salto agulha e do salto plataforma, o plataforma se mostrou o pior de todos os saltos, contribuindo para um aumento do volume residual venoso de 3% a mais do que o uso de salto agulha (o salto agulha gera 56%, enquanto o plataforma 59%). O salto de 3,5 centímetros apresentou volume residual de 49%. O volume tido como normal pelos médicos é de cerca de 35%.

Resultados

Salto e Volume Residual Venoso

O motivo pelo qual o salto alto traz esses malefícios é a concentração de peso na panturrilha, que acaba virando uma espécie de “bomba” no corpo. Assim o sangue fica represado nessa região, e o problema aumenta conforme o tamanho do salto vai sendo aumentado. Esse represamento de sangue e líquidos é o volume residual venoso, e acaba sendo responsável por provocar varizes. Isso ocorre porque o sangue residual venoso é pobre em oxigênio, e vai sobrecarregar os casos sanguíneos que o transportam. A conseqüência disso tudo é bem conhecida de muitas mulheres: sensação de peso, dor e inchaço nas pernas. Segundo o pesquisador o salto plataforma proporciona maior sensação de conforto aos pés, estimulando o uso prolongado e prejudicando mais ainda a circulação do sangue venoso na região, agravando as conseqüências. Protocolos internacionais foram usado s para validar a pesquisa, tornando o estudo válido para o mundo inteiro.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *