Instituto Pró-Sustentabilidade

Com o lançamento do Instituto, Ser Sustentável com Estilo (# SSE) que foi idealizado pela estilista e consultora de moda Chiara Gadaleta o mercado da moda sustentável acaba de ganhar uma representante de peso.

O projeto se concretiza depois de quatro anos pesquisando para fazer um diagnóstico sobre projetos voltados para a sustentabilidade no mundo da moda tendo como objetivo, organizar, desenvolver e divulgar o setor criando pontes entre os diferentes setores da cadeia produtiva.

Dicas para Fashionistas Sustentáveis

Na etiqueta das peças sempre deve constar que foram feitas no Brasil. É preciso parar de consumir fora do país valorizando o que é nosso. O consumo precisa ser consciente o que significa que não se deve consumir um produto se não acreditou nele.

Peças Feitas

Peças Feitas

É importante saber o que se está usando, do que foi feito e de onde veio. Um produto feito manualmente tem um valor diferenciado, leva um tempo muito maior para ser feito e é exclusivo e não produzido em grande escala como os produtos chineses.

Indução ao Reciclado

O lixo não é mais suportável no meio ambiente, por isso precisamos reciclar bem mais do que o lixo caseiro, o instituto pró-sustentabilidade é um grande passo no sentido de consumir produtos reciclados. Hoje temos belos exemplos de peças recicladas como jeans e camisetas feitas de garrafas PET.

Comprar em Brechó

Comprar em Brechó

Na Busca do Vintage

Na verdade muita gente tem preconceito com peças usadas, mas quando compramos em brechó construímos nosso estilo pessoal com muito mais facilidade uma vez que podemos escolher uma peça que além de ser só nossa não vai precisar ser produzida o que sempre é de grande ajuda para o meio ambiente com a economia feita com a não fabricação desses produtos que buscamos nos brechós.

De acordo com Chiara sustentabilidade não significa só ecologia envolve outras coisas como informação, capacitação, inclusão social, educação que pode ser feita através da moda e da beleza, economia criativa e em especial a valorização do que é nosso.

Mercado Interessado em Mudanças

Segundo Chiara o mercado se interessa nestas mudanças e o consumidor final é tão ou mais importante do que o produtor uma vez que ele deve sempre procurar saber o que está usando, se o produto é realmente sustentável ou se apenas diz ser sustentável em busca de marketing verde o que infelizmente acontece bastante.

Consumidor Consciente

Consumidor Consciente

Ainda na opinião da estilista, Londres é a capital da moda sustentável por ocasião da semana de moda inglesa se realiza também a feira Estéthica que foi lançada a cinco anos com o objetivo de mostrar o trabalho dos estilistas que usam seu talento criando peças ecossustentáveis e acabou se transformando no principal evento do setor.

A moda ligada a sustentabilidade deve ser natural e embora seja preciso se ajustar revendo escalas e lucros o mundo fashion tem tudo nas mãos para entrar em uma nova era da moda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *