Homens Compram Mais Novidades de Moda que Mulheres

As mulheres sempre foram apontadas como as grandes consumistas especialmente quando se trata de roupas, sapatos, bolsas, cintos e demais acessórios de moda, entretanto uma recente pesquisa vem contradizer isso uma vez que diz que quando o assunto são novidades no vestuário os homens saem na frente das mulheres na hora das compras.

Perfis dos Consumidores

De acordo com os dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) existem quatro perfis diferentes no que se referem aos consumidores de vestuário: Os multiplicadores; os seguidores; os funcionais e os independentes.

Existe ainda uma liderança de homens com perfil multiplicador quando o assunto é moda, sendo eles os primeiros que buscam as novidades sempre que elas chegam ao mercado. Desse perfil 56% é de representação masculina.

Homens

Segundo Marcelo Villin Prado que é diretor do Instituto de Estudo de marketing Industrial, as mulheres que disseram serem as primeiras a comprarem as novidades antes dos amigos ficaram em um porcentual de 44%.

Para esse estudo o Instituto IEMI fez entrevistas com 3,3 mil pessoas, de todas as classes sociais, de diferentes estados brasileiros e com idade acima de 15 anos.

Multiplicadores Buscam Status

Essa pesquisa mostrou também que é através da moda que os multiplicadores buscam status, valorizando a qualidade do que compram, valorizam a marca, o estilo e, além disso, não se importa com o fato de terem de pagar mais pelos valores agregados aos produtos.

Temos idéia dos multiplicadores vendo os dados da pesquisa que mostra que 81,8% deles gastam valores superiores a R$ 200 reais por mês em compras.

Valorizar

Do total de entrevistados isso representa um porcentual de 43,9%. Pensando mais longe chegamos a conclusão de que 3% da população é representada por multiplicadores.

De acordo ainda com essa pesquisa os multiplicadores são encontrados em todos os segmentos econômicos, mas o próprio perfil dos multiplicadores mostra que sua maior incidência está nas classes mais abonadas com 60,4% nas classes A e B1.

Os Outros Perfis

Quanto aos seguidores, estes não vão as compras quando o preço dos produtos estão no topo embora estejam sempre atentos a moda. Para ele o estilo tem mais importância do que a qualidade e busca marcas que possam refletir sua personalidade.

Dos que compõem este perfil 50,4% são homens e 49,6% mulheres e estão entre jovens de 25 a 34 anos de idade e pertencem as classes B2 e C. Já para os funcionais o mais importante é estar bem vestido, mas buscar equilíbrio entre qualidade e preço.

Consumo

A idade desses consumidores fica entre 25 e 34 anos. Os independentes são aqueles consumidores que buscam conforto e praticidade sempre pelo menor preço e por isto chegam a gastar até 4 vezes menos do que os multiplicadores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *