Dicas de Como se Tornar um Super Modelo

Dúvidas de como se tornar uma modelo? Saiba que independente da sua altura, peso ou idade, há empresas interessadas em seu perfil. Veja as dicas de como ser modelo aqui. Isso acontece porque cada empresa precisa de uma beleza especial no modelo, e diferente da passarela, nos Catálogos, Comerciais e Programas de TV não há um padrão de beleza definido.

No mercado da Moda, a primeira avaliação do modelo é feita sobre suas características, e depois são selecionados os setores que mais se enquadram em seu perfil. E há vagas para todos. Magrinhas, Gordinhas, Altos, Baixos, Ruivas, Asiáticas, enfim, para conquistar o seu lugar ao sol, basta ter força de vontade.

O primeiro passo é você escolher quais áreas se enquadra em seu perfil, geralmente as agências fazem isso por você. Veja como esse mercado é grande e diversificado:

Como ser Modelo Fashion: Um dos tipos de modelo mais exigentes, o modelo fashion ou de passarela tem de ter no mínimo 1,70 de altura, um corpo com medidas específicas e um andar sólido e bonito, mas tem suas exceções.

Como ser Modelo Promocional: Trabalhar em feiras, convenções ou salões. Exibindo determinado produto, distribuindo panfletos informativos e respondendo a perguntas. É um excelente ponto de partida para modelos iniciantes.

Como ser Modelo de Alta-Costura: São as mais procuradas além de muito bem pagas pelas casas de moda de alta-costura que requerem modelos jovens, com pescoços compridos, maçãs de rosto elevadas e maxilares quadrados. E tem que saber fazer muito bonito em uma passarela.

Como ser Modelo Editorial: Faz exclusivamente fotografia, seus trabalhos consistem em produções para revistas de moda ou anúncios publicitários. Embora há bastante semelhanças entre as duas, as modelos editoriais ganham menos dinheiro que as modelos de alta-costura.

Como ser Modelo Comercial: É contratada para exibir determinado produto num anúncio impresso em revistas, jornais, outdoors, mupis e em autocarros. Tem que ter capacidade de exibir uma variedade de expressões faciais, emoções e poses corporais.

Como ser Modelo de Catálogo: Fazem fotos para: vestuário, calçado, acessórios ou outros tipos de produtos. O tipo de corpo exigido (medidas, peso, altura) varia conforme o público-alvo do próprio catálogo.

Como ser Modelo de Show Room ( Prova ): É contratado para vestir roupas e mostrá-las em um lugar específico, como em uma: festa, feira ou boutique – por norma é pedido à modelo que circule e que mostre o vestuário, que é o principal objetivo.

Como ser Modelo Especializado: São as que têm uma parte do corpo excepcionalmente bela, então elas exibem exclusivamente essas partes do corpo, como: mãos, pernas, torso, pescoço, colo, pés ou cabelo.

Como ser Petite Model: Esses tipos de modelo, fazem trabalhos que tenham em vista o mesmo público-alvo, pessoas com altura entre 1,52 m e 1,55 m; veste manequim 32 e 34.

Como ser Modelo Plus Size: São modelos utilizado para trabalhos que tenham em vista o mesmo público-alvo, pessoas um pouco mais “Gordinhas”.

Como Ser Modelo?

Infelizmente a decisão de ser modelo não depende apenas da vontade ou da afirmação: “Eu quero ser modelo“. Embora já seja um passo, existem centenas de outros fatores que devem ser levados em conta.

Preparamos esse pequeno “guia” de Como ser Modelo, para ajudar as pessoas interessadas na profissão.

Não Se Iluda Com Promessas

Muitos “olheiros” de agências de modelos já te pararam na rua dizendo que você tem muito potencial? Pois bem, não acredite em tudo! Muitas agências mal intencionadas saem pelas ruas, (shopping centers, porta de escola, e muitos outros locais em caça e busca de “vítimas da auto-estima” oferecendo milhares de elogios e promessas na carreira de modelo (as famosas fábricas de books). Calma lá! A decisão não é tão simples assim.

Se você é parada frequentemente por “olheiros” isso pode ser um sinal de que há alguma chance.

Porcure Uma Agência Séria

Procure Uma Agência Séria

Como Ser Modelo? Os Tipos de Modelos

Basicamente existem dois tipos de modelos: modelo de passarela e modelo fotográfico. Ocasionalmente, uma modelo pode transitar entre os dois tipo.

Modelo Fotografico (ou comercial): Não há padrões para essa categoria. A princípio, qualquer pessoa pode ser modelo fotográfico. Os trabalhos dessa categoria são os mais variados possíveis. Desde publicidades rotineiras até grandes campanhas. Baixinha, gordinha, alta, magra, feia, bonita, jovem, velha, enfim – os mais variados tipos. Basta ver as publicidades das revistas, comerciais de tv.

Modelo de Passarela (ou fashion): Nessa categoria a seleção é extremamente criteriosa. Basicamente: Alta e Magra. Os padrões podem variar de agência para agência e do gosto do estilista. Um bom indicativo é o padrão internacional que hoje exige altura a partir de 1,70 m, e 58 cm de cintura e um quadril que não ultrapasse os 87cm! Para poucas não é?

Com relação ao padrão masculino, ainda existem algumas controvérsias. Internacionalmente, o padrão “sarado” (de poucos anos atrás) está completamente fora de moda nas passarelas. O que se vê nas passarelas internacionais é o magro, ou melhor: extremamente magro!

Em entrevista ao The New York Times, George Brown, booker da Red Model Management diz que o padrão masculino da sua agência beira os 1,84 m com 70 kg.

Ainda na categoria modelos de passarela, ou modelos fashion. As propostas de trabalho não se limitam aos desfiles. Os editoriais de moda são também muito disputados.

Independentemente da categoria que você se enquadra, ainda há muitas outras coisas. A principal delas e tão falada no meio é a “atitude” mas afinal de contas? O que é atitude de modelo?

Atitude de Modelo

Se você não consegue entender esse atributo, tão comentado no meio, só existem duas explicações: Ou você não tem ou você não é do ramo!

Atitude é o “algo mais” da modelo. É a sua expressão, a sua encenação, é a sua forma de se expressar e posar. É o conhecimento do próprio corpo e das formas que ele pode assumir. É o sentimento, é o envolvimento com a profissão e com o trabalho em questão. Parece simples, mas exige disciplina e dedicação da modelo.

A atitude é um atributo nato em alguns e passível de aprendizado em outros! Basta se dedicar, treinar, estudar. “Tá… mas como?” Observando atentamente os editoriais de moda, as revistas, as publicidades. Ver como as “top-models” se comportam nas imagens (não se trata de ‘cópia’ e sim de entendimento e inspiração). Treinar na frente do espelho. Posar, posar e posar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *