Consultoria de Imagem

Público Comum

Antigamente um serviço de consultoria de imagem, estilo ou personal shoppers e stylists, eram restridos somente às pessoas famosas que queriam adquirir um novo visual, preocupadas com a harmonia das peças que vestiam. Atualmente, esse conceito vem mudando e cada vez mais, esse serviço que já era valorizado no mundo da moda, está começando a se tornar acessível ao público comum, já que muitas lojas ou sites estão oferecendo esse modelo de assessoria aos clientes, interessados em melhorar a imagem.

Importação

Sites Especializados

Já existem vários sites especailizados em consultoria e estilo, como exemplo, o OQVestir, que é um e-commerce com dicas e sugestões de uma editora de moda. O site dispõe de uma cartela de boas marcas, e oferece aos seus clientes que apresentam dúvidas, sobre como combinarem diferentes estilos e peças de roupas. Os consumidores, na grande maioria mulheres,são pessoas comuns, porém querem encontrar novas formas de vestirem-se, procurando idéias para looks de uso diário, no trabalho, ou em alguma ocasião informal, que tenham um diferencial e sejam charmosos, além de dúvidas sobre o que devem vestir em casamentos, viagens ou eventos especiais.

Personal Shopper

O Shopping Center Iguatemi,localizado no estado de São Paulo, dispõe de um serviço de personal shopper para seus consumidores, que tem a possibilidade de escolher um assessor, para acompanhá-los no período em que estão fazendo suas compras, ou ainda pode haver uma apresentação somente para o cliente, em uma sala com roupas escolhidas previamente, que combinem com seu modo de vestir e seu estilo de vida. Os preços por consulta não são baratos, mas para os que podem pagar, vale a pena ter esse tipo de assessoria. O shopping Iguatemi criou ainda um site. com dicas de moda de uma empresa que é uma referência no assunto de consultoria de imagem. A clientela do shopping, em geral são pessoas conscientes da idéia da importância de uma boa imagem, porém não dispõem de tempo para elaborarem um visual adequado a seu estilo, nem sempre conseguindo seguir as tendências, ou fazerem boas compras, sendo para isso necessário um personal que as ajude.

Consultoria de Imagem

Atendimento Personalizado

Para quem deseja e pode pagar há consultores de imagem que fazem atendimentos especializados em empresas e também personalizados. Nesse caso de atendimento exclusivo, os profissionais são chamados de personal stylists. Segundo consultoras de moda, os clientes costumam procurar essa forma de atendimento em momentos de mudanças de suas vidas, seja no trabalho ou na vida pessoal, como por exemplo, pessoas que emagreceram muito e tiveram que reformar todas as roupas. O primeiro passo é analisar o perfil e o estilo do cliente,para entender porque ele quer mudar sua imagem pessoal. Depois disso, é necessário uma limpeza no guarda-roupa da pessoa, onde a consultora verifica o que pode ser aproveitado, reformado ou o que está faltando. Nessa etapa, o indivíduo informa quanto pode gastar para que a profissional possa encontrar as roupas adequadas no mercado. Os consultores,geralmente trabalham com uma grande variedade de marcas, para atenderem às necessidades de todos os seus clientes, desde os que podem pagar mais, até os que só podem usar peças de lojas de departamento.

Exportação

Curso Para Profissionais

No nosso país ainda não há ainda graduação em personal stylist, porém há ótimos cursos de pouco período em instituições como Senac ou Escola de Arte e design, por exmplo. Para quem quer ingressar nesse mercado de trabalho, a sugestão é estudar muito para entender os diversos tipos físicos e ficar sempre atento às tendências. É necessário conhecer também o próprio estilo, para não tentar o impor aos seus clientes, e principalmente deve gostar de trabalhar com pessoas com delicateza e atenção, pois o profissional vai estar lidando com a autoestima da pessoa, já que o consultor acaba entrando na intimidade do cliente, sendo preciso saber o que, e como dizer sobre as peças de roupas que fizeram parte da vida daquele indivíduo por toda sua vida, mas que são inadequadas para compor um visual harmônico.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *