História da Maquiagem
Hoje em dia a maquiagem é algo muito comum, é impossível conhecer uma mulher que não a use durante o seu dia a dia ou ao menos em suas produções mais elaboradas, é corriqueiro. Mas como surgiu esse costume de se pintar para alcançar algo dito como mais bonito? Bom, a história da maquiagem vem do Egito Antigo, a ideia nasceu com os faraós, eles pintavam os olhos e ao redor com cores escuras, para que as pessoas não os olhassem diretamente nos olhos, passassem uma ideia de superioridade e poder. Depois, a maquiagem foi ganhando novas “tendencias” influenciadas pela Cleópatra, as mulheres começaram a admirar essa ideia de se pintar, ela usava pó khol nos olhos (um pó preto extremo) e tomava banho com leite e argila no rosto para a pele ficar mais uniforme, por sua influencia a maquiagem chegou aos comércios. No tempo da Idade Média a Igreja considerava a maquiagem um sinal de promiscuidade incentivando o pecado da luxúria, e proibiu seus uso. Mas com o passar do tempo a maquiagem voltou, predominantemente nos rostos femininos, seu uso começou a ser comum entre as mulheres de todos os países.
A maquiagem hoje em dia é feita em basicamente três etapas, a preparação da pele, a maquiagem dos olhos, e a que é usada nas bocas. Abaixo dicas para realizar perfeitamente todas essas etapas.
Dica Para Preparação da Pele
A pele na maquiagem é um dos itens mais importantes, com uma pele vistosa você nem precisará de muito mais para ser considerada bonita. Para isso não basta apenas passar uma base e um blush, existe toda uma preparação que irá deixar sua pele perfeita e invejável. Primeiro que para ter uma pele boa você precisa se hidratar, sim, beber muita água, além de também passar um creme hidrante ao menos uma vez por dia, para aqueles que tem pele oleosa, recomenda-se fazer esfoliações e usar sabonetes próprios para esse tipo de pele, esses são cuidados básicos para que sua pele seja mais saudável já sem maquiagem. É importante também o uso de protetor sempre antes de qualquer maquiagem.
Na maquiagem da pele são usados os seguintes itens: um primer, corretivo, base, blush, pó, iluminador.
Primer: O primer tem a função de fechar os poros da pele, fazendo com que a maquiagem dure bem mais que o tempo considerado normal, e não deixando que a pele fique com aspecto oleoso que faça que a maquiagem pareça estar derretendo, ele também tem função de hidratar. A dica é passar o primer com movimentos circulares de dentro para fora e de baixo para cima, em toda a extensão facial. Existem também primer especifico para a boca e o olho.
Corretivo: O corretivo tem função de esconder melhor as imperfeições da pele, além de fazer o contorno do rosto. Existem várias cores de corretivos, os mais comuns são os em tons de pele, o verde, amarelo, vermelho, lilás. Para quem não possui grandes imperfeições no rosto pode se usar somente o corretivo cor da pele após a base para tampar algo que esteja incomodando, já quem deseja algo mais perfeccionista deve-se ter os corretivos coloridos. O corretivo verde serve para tampar manchas avermelhadas no rosto, é ideal para esconder espinhas. O corretivo amarelo serve para olheiras arroxeadas. O vermelho para olheiras amarronzadas. O lilás para disfarçar sardas ou manchas escuras.
Esses corretivos coloridos devem ser usados antes da base, passa-se somente na região que deseja esconder e espalha bem, nunca esfregando a região pois poderia deixar a marca mais em evidência, a dica é dar leves “batidinhas” até que ele se espalhe completamente. Já na técnica de contorno, feita também antes da base você precisa primeiro identificar seu tipo de rosto (oval, quadrado, longo, etc), você vai precisar de um corretivo de cor mais escura que o tom da sua pele, e um de cor mais clara (um ou dois tons pra mais ou pra menos), a técnica tem como fim disfarçar os pontos negativos e realçar os positivos, o tom mais claro será aplicado na região central da testa, têmporas, cantinhos e centro do nariz, nas olheiras e no queijo, já o tom mais escuro na raiz do cabelo, no maxilar, embaixo das maças do rosto e na lateral do nariz. Essa é a técnica básica tendo algumas variações de acordo com o formato do rosto.
Base: A base tem função de deixar o rosto homogêneo, e fazer parecer que não há maquiagem ali, é importante ter atenção na hora de escolher a cor, para que não fique destoante do restante do seu corpo. Para aplicar pode-se usar um pincel, uma esponja ou até os dedos, sendo esse ultimo não muito recomendado, o pincel deve ser arredondado esse tipo consegue auxiliar num efeito mais natural, para espalhar a dica é nunca seguir uma linha reta, pois assim iria ficar marcado, e sim dar leves batidinhas num efeito “pontilhado”, até que se esteja com um aspecto natural. Existem bases com proteção solar que são ótimas para a pele.
Blush: O blush serve pra harmonizar o rosto, dar uma “vida” a maquiagem, se a pele for muito clara ele ajuda a dar uma corzinha. Para aplicar é usado um pincel largo, e ele será aplicado nas maçãs do rostos.
Pó: Existem pó com cores, nos tons da pele, ou o translucido, sendo esse ultimo mais recomendado, tanto um quanto outro serve para dar uma “selada” na pele, a ideia de toque final. Para aquelas que tem a pele muita seca, na maioria das vezes o pó pode ser até dispensado.
Iluminador: o iluminador é passado no osso abaixo dos olhos, acima da maçã do rosto, embaixo das sobrancelhas, na ponta do nariz, no cantinho dos olhos, e no “v” da boca. Ele é dispensável para algumas maquiagens, mas dá um efeito muito bonito.
Dica Para Preparação da Boca
Os lábios são muito chamativos no rosto de uma pessoa, é importante mante-los sempre hidratados, algumas vezes no mês pode-se fazer uma esfoliação neles, para remover a pele morta, deixando com aspecto mais saudável.
Na maquiagem dos lábios geralmente são usados o lápis para contorno, batom e um gloss.
O lápis de contorno: ele delineia o espaço onde o batom irá ficar, se quiser lábios mais volumosos você pode fazer um “novo” contorno para a boca. Ele é usado na cor do batom que irá passar.
Batom: O batom é muitas vezes o mais chamativo numa maquiagem, tendo uma infinidade de cores é um item indispensável. Os batons podem ter efeito matte, brilhante, cintilante. Hoje em dia as cores de batom se tornaram mais diferenciadas, azul, amarelo, verde, ele irá realçar o sorriso e deixar e dar uma cara mais alegre ou séria para a maquiagem.
Gloss: O gloss geralmente é usado quando se quer um efeito brilhante, se aplicado somente no centro da boca causa uma impressão de lábios com maior volume.
Dica Para a Preparação dos Olhos
Algumas mulheres preferem destacar a boca, já outras os olhos. Sendo um ponto muito chamativo, a maquiagem feita nele sempre fará uma diferença incrível.
Os produtos de maquiagem usados são as sombras, lápis de olhos, delineador, lápis ou corretor para a sobrancelha, rímel.
Sombras: As sombras podem ser de infinitas cores, podem mudar de textura, em gel, em pó, liquida, podem variar no efeito, matte, brilhante, cintilante. As sombras mais comuns são as em pó, e uma dica para uma maquiagem básica é, passar a sombra iluminadora (de cor clara) abaixo das sobrancelhas, marcar o concavo com um tom mais escuro, geralmente um marrom, e na pálpebra passar um outro tom de sua preferência, essa dica gera uma maquiagem básica, mas se ousar nas cores pode-se ter algo mais diferenciado.
Lápis de olho: o lápis de olho tem vários tons, se usar um branco na linha d’agua do irá abrir o olhar, um preto vai deixar um olhar mais sério, para completar a maquiagem da sombra pode-se passar ele na região abaixo dos olhos, na linha do cílios.
Delineador: O delineador entra em maquiagens mais complexas, ele é aplicado na parte superior dos olhos, um traço fino e firme, podendo esticar fazendo o famoso delineado de “gatinho” ou ser menor, vai variar de acordo com a preferencia da pessoa que está se maquiando, a dica é ter o pulso muito firme para não errar na hora de traçar o delineado.
Lápis de sobrancelha ou corretor: Um corretor de sobrancelha serve para preencher as possíveis falhas, engrossar se necessário. A sobrancelha auxilia num olhar mais bonito.
Rímel: O rímel é usado nos cílios, tendo várias funções como alongar, dar volume, para aplicar deve-se “entortar” para cima os cílios e fazer um movimento de vai e vem, para que os cílios não grudem, ele realça o olhar.
Maquiagem Para o Dia
Para o dia a dia geralmente é usado algo mais básico. A dica é ter uma pele muito bem preparada e que pareça bem natural, durante o dia o iluminador pode ser dispensado. Na boca os tons mais claros são mais recomendáveis. Nos olhos geralmente descarta-se a sombra, ou usa uma de um tom mais escuro que a pele, apenas para realçar o olhar, mas uma mascara para cílios e um lápis, com a sobrancelha corrigida, geralmente já dão conta do look. Claro que isso não descarta a possibilidade de ousar mais se desejar.
Maquiagem Para a Noite
Para sair durante a noite pode-se ousar mais na maquiagem. Sempre com uma pele bem preparada, o olho pode ser mais sério com tons escuros, ou alegre com tons diferentes como rosa, amarelo, azul, o delineador sempre irá deixar a maquiagem mais completa e bonita. Na boca os tons escuros entram com tudo. Para a noite também é legal se aventurar em muito brilho, sombras com glitter, até mesmo batons. O importante é se sentir bela!
Pingback: Academia Unique Fitness - Ginastica e Aparelhos | Moda - Bico do Corvo
Pingback: Depilação Masculina - Laser e Definitiva | Moda - Bico do Corvo
Pingback: Chocolate Que Mantém a Forma - Marketing e Dinheiro | Moda - Bico do Corvo
Pingback: Garantia de Beleza - Salão e Produtos | Moda - Bico do Corvo
Pingback: Os Diversos Tipos de Massagens - Principais Clínicas | Moda - Bico do Corvo