Uma das peças mais presentes no guarda-roupa das brasileiras, a minissaia, nunca sai de moda passando apenas por atualizações que a alinham com as principais tendências fashion vigentes. Para quem adora a peça cuja barra fica em média 20 cm acima do joelho a dica é que ela pode ser usada em looks de verão e de inverno com o mesmo estilo e elegância.
O comprimento curto não precisa ser sinônimo de look vulgar, tudo depende dos complementos que são combinados à peça. Para quem está pensando em como implementar a minissaia as suas produções convidamos para um passeio por um dos mais efervescentes capítulos da moda ocidental e para conferir dicas fashionistas especiais.
Origens da Minissaia
A peça que se tornou o principal símbolo da moda “Swinging London” na década de 1960 e que se difundiu pelo ocidente com grande rapidez, mesmo numa época em que não havia internet, tem uma ancestral oriental. Historicamente há registros de uma cultura chinesa em que as mulheres usavam saias curtíssimas que deixavam parte de suas nádegas a mostra.
O nome dessa cultura é Duan Qun Miao que quando traduzida significa algo como saia curta Miao. Acredita-se que havia grande impacto de observadores de outras culturas chinesas que primavam por comprimentos mais longos como o povo han. Voltando a história da minissaia que conhecemos no Ocidente temos que destacar o impacto da Primeira Guerra Mundial nas vestimentas femininas.
As peças passaram a ter comprimentos um pouco mais curtos, porém, a grande adesão as saias extremamente curtas viria a partir da década de 1960 e o crédito é dado a estilista Mary Quant que também contribuiu para a difusão do hot pants. Uma curiosidade é que a inspiração para essa peça teria sido um mini automóvel. Vale ainda ressaltar que um dos nomes apontados como pioneiro na difusão desse comprimento é o estilista francês Andrés Courrèges.
Dicas Para Atualizar os Looks com Minissaia
Para quem já usou essa peça em diferentes tipos de looks a dica é sair do óbvio para evitar que a saia caia no lugar-comum. Abaixo você confere algumas sugestões para que as suas produções adquiram um ar mais fashionista.
Look Monocromático
Para quem deseja aderir a um estilo mais minimalista sem perder o estilo a dica é adotar looks monocromáticos de preferência com peças que tenham a mesma textura. A unidade criada pela combinação de peças similares contribui também para alongar a silhueta. Lembramos que peças curtas tem um efeito bastante positivo nas produções de quem é mais baixinha.
Minissaia em Produção Noturna Elegante
Duvida que uma minissaia possa estar numa produção elegante? A forma mais fácil de conseguir esse resultado é apostar em peças que sejam de tecidos mais nobres com bordados, por exemplo. Atualmente, há um grande apelo fashion a essa mistura de peças sofisticadas tradicionais com outras comuns do dia a dia. Complementos como camisas sociais e blazers são ideais nesse tipo de produção.
Looks Glamourosos Diurnos
É possível criar produções cheias de glamour também para eventos diurnos, a recomendação nesse caso é procurar por peças que tenham como base tecidos nobres além de estampas e acabamentos especiais. O comprimento curto pode ganhar status mais elegante através de tecidos nobres. Para descontrair os looks você pode apostar em blusas de tecidos mais rústicos em contraposição ao supertecido da saia.
Produção Rocker
Minissaias podem ser também peças de produção rock and roll preferencialmente com peças pretas. A escolha de peças monocromáticas e com aplicações de tachas é ideal para dar mais atitude ao seu visual. Nos pés a dica é apostar em calçados mais pesados como botas e ankle boots.
Minissaia no Inverno
Já se foi o tempo em que as peças curtas estavam relegadas apenas ao verão, claro que se deve atentar para o bom senso para não passar frio. A dica para quem deseja manter as minissaias presentes em seus looks durante a estação mais fria do ano é apostar nas meia-calça especiais de fio mais grosso e botas pesadas.
Para fechar a produção com muito estilo uma camiseta de banda ou com uma frase impactante (tendência máxima) são muito bem-vindas com uma jaqueta de couro ou casaco. Você pode brincar com a combinação de texturas também apostando em saias de couro com suéteres, por exemplo.
Minissaia com Moletom
Outra forma de usar minissaia é combinando com moletom, uma peça que oferece um estilo mais casual para a sua produção. Nas últimas temporadas essa peça vem ganhando ainda mais destaque no street style podendo aparecer numa modelagem mais sequinha ou mais larga. No caso de moletom mais ajustado ao corpo a dica é combinar com uma minissaia em modelo evasê e no caso de moletom mais largo recomendamos saias com modelagem mais próximas ao corpo.
Minissaia com Botas Over the Knee
As botas acima do joelho são uma tendência forte para essa e para as próximas temporadas de maneira que podem ser usadas em composições com minissaias. Trata-se de um tipo de looks mais ousado sendo que para quem não quer um visual muito muito chamativo recomendamos o uso de coletes e casacos mais longos.
Com essas dicas você já pode montar looks bem interessantes com minissaias.