A maquiagem é algo adorado por todas as mulheres, com ela é possível adquirir uma aparência mais saudável durante o seu dia a dia. A maquiagem não se trata apenas de algo para mudar a aparência física das pessoas, mas é algo que torna as pessoas mais felizes, eleva a autoestima, e consegue trazer mais alegria a vida de todos. Lembre-se sempre de que maquiagem não é uma regra no universo feminino, você deve usar se esta se sentindo confortável e se não, apenas não utilize.
Os itens de maquiagem são os mais diversos possíveis, alguns são para mudar os olhos, a boca, e a pele. Um dos itens de maquiagem indispensável é o blush. O blush é usado como forma de realçar as maçãs do rosto, ou seja, é aplicado nas bochechas, o que trará no final da maquiagem um aspecto saudável aquelas pessoa, e tornando o rosto mais harmonizado.
A História do Blush
Assim como a maioria dos itens de maquiagem, o blush não surgiu a pouco tempo não, muito pelo contrário, de certa forma, apesar de que não nos mesmos moldes atuais, ele é um produtos utilizado a milhares de anos, logo no Império Grego e também no Império Romano, as mulheres utilizam produtos de maquiagem obtidos a partir de coisas naturais, no caso do blush, era utilizados produtos como cúrcuma, pasta de frutas vermelhas, colorau, e outros itens naturais que auferiam as bochechas das mulheres um tom mais rosado ou avermelhado.
Com o passar dos anos, a popularizaram de colorir as bochechas continuou em alta, e mais, foi se tornando cada vez algo mais desejado. Por volta do século XIII o tom rosado nas bochechas se tornou algo popular, e além do mais, ele era apenas utilizado pelas pessoas com alto status econômico, ou seja, somente as mulheres ricas tinham acesso aos produtos para realçar as bochechas. Durante os anos, o tom de blush preferencial foi mudando do rosado para novamente um vermelho.
No ano de mil novecentos, o blush voltou a ser algo popular, que “poderia” ser utilizado por todas as mulheres, apesar disso, muito delas não tinham condições de adquirir os produtos para isso, por isso, elas beliscavam o rosto ou ainda o coloriam com suco de beterraba, havendo também outras técnicas. As mulheres realizavam tais coisas de forma sigilosa, pois elas desejavam que a aparência das bochechas rosadas fosse algo natural.
Já no ano de mil novecentos e vinte, o blush já era um item indispensável da maquiagem, sendo usado em tons rosados e aplicado em formato de “bolinha” no rosto. Com o passar dos anos foram surgindo novas espécies de produtos, do blush em pasta para o blush em pó, em creme, em gel, etc. Os tons também foram variando a cada década, como por na década de mil novecentos e cinquenta onde os tons terrosos se tornaram comum, e a partir de mil novecentos e noventa foram surgindo diversos tons, onde cada um combinava de forma melhor com um tom de pele, como por exemplo o marrom, o fúcsia, o bronze e o pêssego, além dos já tradicionais tons de rosa e vermelho.
Qual O Melhor Tom De Blush Para Cada Cor De Pele?
Hoje em dia notou-se que nem sempre o vermelho, ou o rosa, combina com a pele, podendo haver preferências por novos tons, onde cada um se adequa melhor com as cores de pele existente. Vamos conferir algumas dicas:
Pele branca rosada: As mulheres de pele branca geralmente já possuem a pele meio rosada, por isso, na hora de escolher o tom de blush, opte por cores alaranjadas e que puxem para o pêssego, com isso conseguirá disfarçar a pele extremamente rosada, deixando um aspecto bonito e saudável, e indo pra longe da ideia de boneca de porcelana.
Pele branca amarelada: Seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, se a pele é muito amarelada, a melhor opção é apostar em blush no tom rosado, que conseguem quebrar o fundo amarelo da pele. Peles amareladas devem evitar o blush pêssego, que não trará um aspecto saudável e bonito no final.
Pele oliva: A pele oliva, ou morena clara, indo mais para o amarelado, é um tom de pele muito comum, principalmente no Brasil. Para as mulheres com esse tom de pele, tanto as cores de blush em pêssego como no rosa queimado (um rosa mais escuro), combinam e deixam a aparência final com aspecto muito saudável.
Pele morena: A pele morena é outra muito comum em nossa país. Como é um tom entre a pele branca e a negra, ela pode ser combinada com vários tipos de blush, sendo uma ótima aposta os tons em bronze e também nuances mais aberta, próxima do vermelho e rosa, pois elas alcançaram um aspecto saudável no final. Tente não ir para tons extremamente alaranjados.
Pele negra: A pele negra combina perfeitamente com blush em tom de marrom escuro, rosa queimado, marrom café e também terracota. Para as mulheres negras, evite tons de salmão, pêssego e também laranja, que não irão deixar uma maquiagem bonita no final.
Como Aplicar O Blush Em Cada Tipo De Rosto?
Primeiro vamos conferir algumas dicas de como e onde deve-se aplicar o blush no geral, depois vamos entender melhor a aplicação para cada formato de rosto.
Para a aplicação no geral você deve sorrir, e então aplicar o produto na maçã do rosto, que estará ressaltada, com leves batidas. O blush não deve ser aplicado abaixo das bochechas, somente na maçã do rosto. A aplicação deve ser feita com movimentos onde você esteja “subindo” o pincel, levando ele para cima, na direção das orelhas.
Blush no rosto oval: O rosto oval permite aplicar o blush de diversas formas, e todas elas irão deixar um aspecto saudável no final. De forma geral, aplique o blush nas maçãs do rosto, subindo o pincel para as têmporas.
Blush no rosto quadrado: O rosto quadrado é um formato de rosto bem imponente, e para valorizar ainda mais esses traços, aplicar o blush de forma arredondada resultará em um visual extremamente bonito. Lembre-se sempre de esfumar bem o produto.
Blush no rosto triângulo invertido ou coração: A aplicação do blush nesse tipo de rosto deve ser feita um pouco abaixo das maçãs do rosto, em movimentos circulares, e levando o pincel para as têmporas, dessa forma criando uma sensação de afinação no rosto.
Blush no rosto redondo: Ao aplicar o blush nas maçãs do rosto em direção das orelhas, o blush irá dar uma impressão de afinação no rosto.
Quais São Os Tipos De Blush?
No Brasil, o blush em pó é o mais comum e o qual as mulheres mais conseguem se identificar, apesar disso, há diversos tipos de blush em várias texturas diferentes, onde cada uma combina melhor com um tipo de pele. Adquirindo um bom produto e tendo certa noção da forma que ele deve ser aplicado, o resultado final da maquiagem será o desejado.
Blush em pó compacto: Esse é o tipo de blush mais comum, e além do mais ele pode ser usado em todos os tipos de pele. O blush em pó compacto possui uma textura fina, e com isso consegue resultar em um acabamento natural, sendo também bastante durável na pele. Ele também é um dos tipos de blush mais fácil de ser aplicado, utilizando um bom pincel basta aplicar no rosto em leves batido de forma suave. Sendo ainda um tipo de maquiagem fácil de ser carregada.
Blush em pó solto: Esse tipo de blush é bem parecido com o blush em pó compacto, possuindo o mesmo acabamento, além da mesma textura e durabilidade que o outro, além de também poder ser utilizado em todos os tipos de pele. Porém esse tipo de blush, por ser solto, necessita de um pouco a mais de cuidado na hora da aplicação, pois o pincel irá aderir muito mais produto nesse caso. Também é necessário sempre se lembrar de fechar bem a embalagem para que não se ocorra riscos de sujar toda a sua bolsa.
Blush mineral: Esse é um outro tipo de blush em pó, que pode ser encontrado tanto no pó solto como no pó compacto, porém esse é um pó com textura ainda mais leve, que consegue alcançar um aspecto ainda mais natural no rosto. O blush mineral não contem fragrâncias, corantes ou óleos, além de diversas outras substâncias que possivelmente poderiam causar irritações na pele, ou seja, é ideal até mesmo para aquelas pessoas com a pele extremamente sensível.
Blush cremoso ou blush em mousse: O blush cremoso é bem mais pesado que os citados anteriormente. Ele é feito a base de óleo, e por isso se encaixa melhor com aquelas pessoas de pele seca. O acabamento com esse tipo de blush fica mais intenso, sendo muito fácil ficar sobrecarregado. Ele deve ser aplicado com uma esponja especifica para que fique natural. Esse tipo de blush deve ser evitado em dias quentes, pois pode realmente derreter no rosto de quem está utilizando, e deixar a pele com uma aparência extremamente oleosa.
Blush em bastão: Esse blush é encontrado em embalagens parecidas com o de batom. Ele é mais rígido, e com isso possui uma durabilidade melhor e um efeito mais sobrecarregado. É mais adequado a peles secas, sendo aplicado diretamente no rosto e espalhado com a ajuda dos dedos, para que haja um efeito esfumado.
Blush Líquido: Esse tipo de blush possui uma tonalidade e uma textura suave, sendo ideal para aquelas que desejam algo bem natural. Ele é indicado para todos os tipos de pele, porém sendo melhor durante o dia. Ele possui geralmente um aplicador de conta gotas, onde aplica-se uma ou duas gotas no rosto e espalha elas com o dedo. Ele possui secagem rápida e por isso deve ser espalhado rapidamente, para que não haja manchas.
Blush em bolinhas ou blush em mosaico: Esse blush também é uma variação do pó compacto, sendo que nesse tipo de produto, há a união de vários tons. Já o de bolinhas segue a mesma linha, sendo algumas bolinhas delicadas feitas com pó. Esse tipo de blush deixa a pele em um tom muito bonito.
Sendo indicado para todo o tipo de pele, possuem diversos mosaicos com nuances diferentes, para combinar com os diversos tons de pele.