A maquiagem é transformadora na vida das mulheres, muitas delas só se sentem bem quando se encontram completamente maquiadas, claro, isso não é uma regra, e cada pessoa tem liberdade para se sentir bem da forma que for, sendo isso com muita pouca ou nenhuma maquiagem. Se você é do tipo de pessoa que não está acostumada a usar maquiagem sempre, mas quer começar a usar alguns produtos, acompanhe esse artigo, onde iremos falar um pouco mais sobre um dos inúmeros itens de maquiagem: o blush.
Muitas pessoas desprezam o blush na hora da maquiagem, considerando o item dispensável, já que para algumas ele não irá fazer diferença na maquiagem completa, mas acreditem, essas mulheres estão enganadas. O blush tem o poder de completar a make, não deixar as mulheres com o rosto pálido, trazendo um aspecto saudável e que valoriza a beleza natural do rosto, realçando a estrutura óssea e os traços mais chamativos, e tem o poder de devolver a naturalidade a pele que foi uniformizada com os outros produtos, com a base o corretivo e o pó.
Vamos conhecer um pouco mais da história desse produto:
História do Blush
O blush tinha como nome inicial rouge, que significa vermelho em francês. A sua história tem início na Roma e Grécia antiga, quando os membros da alta sociedade pegavam produtos naturais que tinham a tonalidade vermelha e passavam em suas bochechas, esses produtos eram usados tanto por mulheres como pelos homens.
Após um tempo esse costume se dissipou, principalmente entre os europeus, onde para parecer ser uma pessoa mais saudável e com uma vida melhor, as pessoas utilizavam uma pasta que era obtida através do pau-brasil para colorir as bochechas, costume esse que se manteve firme até por volta da década de 1920. Todas as primeiras pigmentações para o rosto eram feitas em pomadas e depois surgiram os cremes e os géis.
No século XVIII surge o primeiro blush em pó, criado por Alexandre Bourjois, que foi o fundador da marca Bourjois, importante nome do segmento de produtos de maquiagem. Nessa época os produtos industrializados estavam fora do alcance das mulheres que não pertenciam à alta sociedade, por isso, elas utilizavam frutos vermelhos para aplicar sobre a pele, ou até mesmo beliscar as bochechas até que elas adquirissem cor.
No ano de 1770, na Europa, surge uma lei que determinava que as mulheres que usassem maquiagem antes de se casarem poderiam passar pela anulação do matrimônio, portanto, o uso do blush ficou um tempo sendo proibido, pois segundo as autoridades da época ele poderia apresentar uma beleza inexistente e enganar os futuros maridos. Claro que um tempo depois tal lei foi revogada.
Na década de 80 surge o nome blush, que significa corar em inglês, já que o produto tinha como finalidade corar as bochechas.
Com o passar dos anos, e com o forte crescimento da indústria de maquiagens, foram se criando diversos tipos de blush, confira alguns deles abaixo:
Tipos de Blush
Há vários tipos de Blush disponível hoje em dia no mercado. O Blush em pó compacto é um dos mais usados pelas brasileiras, mas há também o blush em mosaico, em pérolas, em gel, líquido, em mousse, em bastão, ou composto por um pó solto.
Blush Em Pó Compacto
Esse é o tipo de blush mais utilizado entre as mulheres hoje em dia, já que ele geralmente possui uma embalagem fácil de carregar, é de fácil aplicação e de boa fixação, além de ser indicado para todos os tipos de pele, das secas até as oleosas. Existem diversas cores de blush em pó, sendo cada uma adequada para um tom de pele, horário e local.
A aplicação do blush em pó compacto é feita com um pincel para blush, que são aqueles pincéis grossos e arredondados, basta pegar um pouco de produto com o pincel, dar umas batidinhas para cair o excesso, e aplicar na bochecha, para saber o local da aplicação pode dar um sorriso ou fazer um bico em frente ao espelho, e aplicar somente na parte que fica mais proeminente.
Blush Mosaico
É uma versão do blush compacto ou do blush em esferas, nele, são misturadas diversas tonalidades de blush, formando uma cor que se adapta a vários tipos de pele, a sua textura é mais fina que a do blush compacto comum, possui uma aplicação suave e boa aderência à pele.
Para aplicar o blush mosaico basta seguir o mesmo procedimento do blush em pó compacto.
Blush Em Pó Solto
Algumas pessoas escolhem esse blush pois ele possui uma aplicação muito boa, onde a cor já adere a sua pele logo no primeiro contato, sem precisar de retoques, ele foi criado a partir de partículas especiais que tem o poder de deixar a pele aveludada e iluminada.
A aplicação do blush em pó solto também é feita com um pincel de blush, mas nesse caso devemos ter um pouco de cuidado para não aplicar muito produto e ficar com as maçãs do rosto com uma cor muito forte.
Blush em Esferas
O blush em esferas vem em uma embalagem parecida com o blush em pó solto, mas o seu formato é diferenciado, já que são diversas “bolinhas” feitas com o pó do blush. Os blushs em esferas também são bem pigmentados, com uma cor bem viva e intensa, mas quando são bem aplicados, deixa o rosto com um efeito opaco e luminoso ao mesmo tempo, tendo uma finalização perfeita na pele.
Para aplicar o blush em esferas basta utilizar um pincel de blush e prestar atenção para que o produto seja bem esfumado na pele.
Blush Líquido
De todos os tipos de blush que iremos mostrar aqui, esse é o mais inovador e o que vem adquirindo mais fãs a cada dia, isso se deve tanto ao fato de ser bem fácil de ser aplicado, como pelo seu poder de deixar a pele com um efeito extremamente natural e saudável, sem exageros. O blush liquido é feito a partir de diversos componentes, geralmente entre eles está a glicerina, que mantém a pele hidratada e não agride seu rosto.
Para aplicar o blush líquido é preciso colocar uma ou duas gotas do produto na bochecha, e espalhar ele com os dedos ou com um pincel de blush, esfumando até que todo o produto esteja uniforme na pele.
Blush em Creme
O blush em creme é pouco usado em nosso país, já que ele não combina com o clima quente do Brasil, pois possui uma textura bem pesada e que pode escorrer com o suor, ou deixar as peles oleosas, sendo que ele se adapta bem as peles secas.
Para aplicar o blush em creme deve-se usar uma esponja, e ir dando leves batidas com a esponja já com o produto no rosto, nas bochechas e subindo até as têmporas.
Blush em Mousse
O blush em Mousse é perfeito para aquelas pessoas que gostam de um acabamento mais luminoso, mas é um produto leve, e por isso combina com todos os tipos de pele, e pode ser usado tanto no dia a dia como durante uma maquiagem mais pesada. O blush em mousse hidrata a pele sem pesar na maquiagem.
Para aplicar basta aplicar um pouco do produto sobre o rosto, e utilizar uma esponja, pinceis ou até mesmo os dedos para espalhar até que possua um aspecto saudável.
Blush em Bastão
O blush em bastão é legal, pois é bem fácil de carregar, sendo pequeno, assim como um batom. Ele tem textura mais pesada e rígida, e dessa forma promete maior duração sobre a pele. Ele não possui textura oleosa e nem seca, por isso, combina com as peles mistas.
Para aplicar basta passar o bastão no rosto, e depois espalhar com uma esponja dando batidinhas, com um pincel fazendo movimentos circulares, ou com os dedos.
São diversas opções de blush, e se você não está acostumada a utilizar o produto, o recomendado é que vá comprando vários tipos até que encontre o que melhor se adapte a sua pele. Mas além dos tipos do produto, há ainda outro ponto na hora de escolher o seu blush, pois há inúmeras cores no mercado, e você precisa descobrir qual é a que combina mais com a sua pele. Vamos conferir dicas sobre as cores de blush:
Cores de Blush
Para as iniciantes no mundo da maquiagem, escolher a cor do blush pode ser algo tão difícil como aplicar o produto, já que as opções são diversas, e algumas cores com certeza não irão combinar com o seu tom de pele, mas, não se assuste! Tem uma dica bem simples para saber qual cor de blush escolher.
Essa dica é muito simples e eficaz, para saber qual cor de blush combina com a sua pele, basta você dar alguns beliscões na bochecha, até deixar ela corada, dessa forma você verá qual é a cor que você fica corada naturalmente, e poderá comprar um blush que se aproxima daquele tom.
Isso mostra que ao contrário da maioria dos itens de maquiagem, como batons e sombras, que variam muito de cor e qualquer uma delas combina com todos os tons de pele, o blush deve ser obtido de acordo com seu biotipo, dessa forma evitando que fique algo artificial.
Além dessa dica de ouro, há outras dicas para escolher o seu tom de blush:
Os tons de blush mais adequados para as peles claras são os que puxam para o rosado, já para a pele morena os que puxam para o marrom e laranja.
Para o dia as cores que combinam mais são: o rosa médio e rosa claro, pêssego, salmão e vermelho. Para a noite as cores que combinam mais são: marrom terra, cobre escuro, bronze mais claro e tons terrosos no geral.
Agora que você já tem ideia de qual tipo de blush e qual cor você irá escolher, vamos conferir como aplicar esse produto? Veja logo abaixo:
Como Passar Blush: Passo a Passo E Dicas
Para aplicar o blush você irá precisar de um pincel de blush ou pó, que são aqueles pincéis macios, mais grossos e largos. No caso do blush líquido ou em creme, você irá precisar de uma esponja de aplicar base.
- Primeiro passo: Pegar o pincel ou a esponja e passar sobre o produto, para que eles sejam carregados eles com o blush.
- Segundo passo: Será preciso tirar o excesso do produto antes de aplicar em seu rosto no caso do blush em pó, você pode retirar o excesso batendo o pincel sobre a mão, esfregando ele em seu dorso, ou ainda esfregando ele em um papel.
- Terceiro passo: No pincel irá sobrar uma pequena quantidade de produto, e então você irá passar no rosto, para saber onde aplicar você pode dar um sorriso, indo da parte central do rosto de encontro às orelhas, dessa forma, o centro do rosto ficará mais carregado com o produto, espalhe o produto com movimentos circulares, para que não fique marcado. No caso do blush aplicado com a esponja, o local de aplicação é o mesmo, mas devem ser dadas leves batidas.
- Quarto passo: Além de aplicar o produto nas maçãs do rosto, ele também pode ser aplicado no centro da testa, na base e na linha frontal do nariz e no topo de queixo, para deixar o rosto com aspecto saudável.
Levando Em Consideração O Seu Formato De Rosto:
Outro ponto que pode ser levado em consideração é o formato do rosto, pois cada um possui uma região mais apropriada para passar o blush.
- Rosto oval: Aplique o blush inicialmente nas maçãs do rosto e depois, com movimentos circulares espalhe ele em direção as orelhas.
- Rosto longo: Aplicar o blush no centro das maçãs do rosto, e espalhe ele em direção ao nariz, cruzando a linha média dos olhos. Nesse tipo de rosto o blush fica concentrado mais em sua parte de cima.
- Rosto coração: Aplicar o blush nas maçãs do rosto e espalhar ele para baixo, em direção à boca. Já nesse tipo de rosto o blush ficará concentrado mais na parte de baixo das maçãs do rosto.
- Rosto Quadrado: Aplicar o blush em diagonal, vindo da orelha em direção ao nariz, mas não se aproximando muito dele. Nesse tipo de rosto o blush ficará mais “marcado” em um formato na diagonal.