Alguns alimentos ajudam a perder a gordura da barriga, mas alguns mitos das dietas comuns são sempre questionados. Abaixo seguem algumas dicas de alimentos e o desvendamento de alguns mitos e verdades sobre assuntos de dietas.
1) As Bananas engordam: Falso. Uma banana média fornece apenas 105 calorias – você teria que comer pelo menos seis bananas para igualar uma fatia de pizza. Bananas também são uma boa fonte de fibra, magnésio, potássio e B6. Degustar este alimento cortado em cereais, misturada com iogurte ou queijo cottage ou cortar em rodelas e saborear como uma sobremesa gelada.
2) Evite leite quando você estiver resfriado porque aumenta a produção de muco: Falso. De acordo com muitas fontes respeitáveis, não há base científica para essa crença. Uma das investigações mais completa da conexão de leite com a produção de muco foi realizado por pesquisadores australianos e uma revisão de suas descobertas foi publicado no Jornal de Dezembro de 2005 do American College of Nutrition.
Se existe uma coisa que incomoda é aquela barriguinha que não some mesmo com muitos exercícios. O problema é que não são somente os exercícios que eliminam esse estufamento, é necessário ter uma alimentação adequada. A grande dica é apostar nas fibras solúveis para reduzir a gordura do abdômen.
A barriga além de ser um problema estético pode se transformar num grave problema de saúde já que é a gordura mais perigosa. Entretanto acrescentando a sua alimentação os alimentos corretos é possível se livrar desse problema. A seguir vamos dar dicas de quais são os alimentos que podem promover a eliminação da barriga.
Alimentos Que Ajudam a Perder a Barriga
Semente de Chia
A semente de Chia tem sua origem na América Central e ganhou reconhecimento por estar associada a perda de peso em especial a perda de barriga. Esse efeito, quase milagroso, se dá pela combinação de fibras e gorduras do tipo ômega-3. As fibras ajudam a promover a saciedade e as gorduras interferem nos mecanismos do cérebro que agem sobre a sensação de apetite.
Pimentas (Alimento Termogênico)
Os alimentos termogênicos, como as pimentas, ajudam a emagrecer porque elevam a queima de calorias do organismo. Estudos ainda apontam que esses alimentos possuem compostos que tem a capacidade de tornar a digestão mais fácil.
Aveia (Fibras)
A aveia deve fazer parte do seu cardápio cotidiano, pois se trata de um alimento bastante rico em fibras. Você pode usar a aveia salpicada sobre frutas para o seu café da manhã ou mesmo investir em receitas de sopas que podem ser o seu jantar.
Um dado positivo a respeito da aveia, obtido em estudos, é que ela ajuda a afinar a cintura além de reduzir o colesterol. A aveia ainda ajuda a controlar as taxas de açúcar presentes no sangue, dessa forma se mantém a glicose estabilizada e isso diminui as chances de ter fome mais tarde.
Iogurte Desnatado
O iogurte desnatado tem bem poucas calorias, o que é ótimo, mas, além disso, também tem cálcio que contribui para interferir nas células de gordura e assim reduzir o volume que está dentro delas. O consumo do iogurte desnatado ajuda a evitar o ganho de peso e com isso o surgimento da barriguinha.
Quinua (Cereal)
O cereal Quinua, encontrado nos Andes, é o mais completo do ponto de vista nutricional, pois tem muitas proteínas e fibras. Com isso o cereal ajuda a reduzir a sensação de fome, seria um moderador de apetite natural. Além desse benefício esse cereal ainda pode ser um grande aliado no combate ao colesterol alto.
Sardinha (Peixe)
O ômega-3 é um nutriente que contribui para a desinflamação da região do cérebro que é responsável pelo apetite, ou seja, o desejo de comer. Uma das principais fontes de ômega-3 é a sardinha. Quando a região de controle funciona bem o apetite fica mais controlado.
Chocolate Amargo
Quem ama chocolate pode ter algum consolo, já que um estudo aponta que consumir um tablete de chocolate amargo tem um poderoso efeito de saciedade. De acordo com esse estudo a pessoa que ingere em jejum o chocolate (que tem que ser amargo) chega a consumir até 15% menos calorias durante o dia. Lembramos que a moderação também é importante, apenas um tablete.
Linhaça
A linhaça tem uma verdadeira superconcentração de fibras que ajuda a manter o controle da saciedade. É uma boa ideia incluir a linhaça no café da manhã, pois assim você consome menos calorias ao longo do dia uma vez que se sente mais saciado. Pode ser um grande aliado de quem deseja perder peso.
Soja Preta
Dê uma chance para a soja preta que é uma versão mais escura da soja clarinha que conhecemos. Trata-se de um alimento bastante popular na China sendo rica em antocianinas que são substâncias encontradas em frutas vermelhas e roxas que atuam diminuindo o recheio dos adipócitos que são células de gordura.
Chá Mate
Tomar um bom chá mate pode ajudar a acelerar o seu metabolismo, isso porque essa bebida que tem bem poucas calorias tem bastante cafeína. Com isso a queima de gordura é acelerada, pode tomar a bebida quente ou fria, mas a dica é não beber a noite se você tem dificuldades para dormir.
Leguminosas
Uma das principais leguminosas é a ervilha, mas também podemos citar a lentilha, o grão de bico e o feijão. Esses alimentos ajudam a secar a barriga porque tem muitas fibras solúveis ideais para melhorar a digestão.
Frutas
As frutas também podem ser suas aliadas na eliminação da barriga em especial aquelas que são ricas em fibras solúveis como a mexerica, a laranja, a manga, maçã e abacaxi. Frutas cheias de sabor que fazem a diferença na sua alimentação do dia a dia.
Legumes
Alguns legumes também são bastante ricos em fibras solúveis como, por exemplo, a cenoura e outras.
Vida Saudável
A perda de gordura e da barriga está associada a uma vida saudável que tem exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Para ter bons resultados em perda de peso é fundamental evitar alimentos que tenham grande quantidade de gordura saturada e açúcar. Ter um corpo bonito é o resultado de um estilo de vida saudável.
O Poder das Fibras Solúveis
Muito se falou sobre o poder das fibras solúveis, mas afinal o que elas fazem? A fibra solúvel tem o poder de reduzir uma parte da absorção de gordura e do açúcar que está presente nos alimentos. Com isso fazem o controle e reduzem os níveis de colesterol e insulina presentes no sangue.
Você é o Que Você Come
Por mais clichê que seja usar essa frase não existe outra forma de definir a relação da comida com o corpo e com a saúde. Então se você come mal terá uma saúde menos equilibrada e pode até levar algum tempo para perceber que está com problemas, mas saiba que terá algumas dificuldades pelo caminho. Comer bem é estar fazendo um bem para você mesmo, ou seja, buscar algo melhor para o seu corpo e para a sua saúde.
A banana é uma das melhores frutas que existem, por ser uma fonte de fibra bastante saciável. Se você está numa dieta de perda de peso e almeja cortar aquela fome ininterrupta; nada melhor do que comer bananas, no intervalo entre as refeições.