Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, o Brasil é um dos lugares mais ensolarados no nosso planeta o que faz com que também tenha os índices mais altos de câncer de pele, de acordo com dados da pesquisa realizada pelo Instituto nacional do Câncer em 2009, sendo que 25% dos casos diagnosticados são de tumores malignos. Assim com o verão se aproximando há por parte das autoridades de saúde do país, uma preocupação maior com a saúde dos brasileiros, pois os raios solares ultravioletas são nocivos a saúde de nossa pele, sendo necessária uma proteção efetiva contra seus malefícios, o que deve ser feito evitando o sol nos horários de risco e principalmente protegendo a pele, assim protetor solar passa a ser uma moda e acessórios mais importantes do verão. Nos mercados e farmácias existem protetores solares com vários níveis de proteção – FPS, mas nem todos sabem escolher o produto mais adequado ao seu tipo de pele.
O que é FPS ?
FPS – Fator de Proteção Solar. Todos os produtos com protetor solar tem um número atribuído ao FPS, que é o número que mede o nível de proteção do produto contra os raios solares UVB, que são responsáveis pelas queimaduras solares, no entanto não há a medição para a proteção aos raios UVA. Ao preparar seu corpo para o verão verifique os produtos fabricados no Brasil onde o nível de proteção do FPS varia entre 2 até 60, e há muitas dúvidas quanto o fator que deve ser usado, e se existe diferença em FPS acima de 15.
Ação do FPS
O FPS atua criando uma camada que impede a penetração dos raios solares ultra violaetas UVB, na pele, ou seja, uma pessoa que usa FPS 5, o raio UVB vai levar 5 vezes o tempo normal para poder atingir a pele, bloqueando a maioria dos raios UV, o que faz com que ela tenha uma proteção cinco vezes maior do que se não estivesse usando o produto, e assim sucessivamente. Segundo os dermatologistas, a proteção ideal é o FPS 15, a partir daí aumenta ainda um pouco o bloqueio dos raios UV, mas seria relevante somente o fator tempo de reaplicação, no entanto como os testes para avaliar a sua eficácia são testes de laboratório feitos em condições atípicas e especiais, a dica é que se use protetor solar com FPS 25 na pele sempre, como medida de segurança, e uma dica da moda e beleza.
Como escolher o FPS e usar o filtro solar
O menor fator que se pode usar para ter uma proteção eficaz para a pele para combater manchas na pele é o FPS 15. o produto deve ser aplicado generosamente sobre a pele 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol, e a cada 2 horas deve ser reaplicado.
Filtro solar no dia a dia
Não é só para ir a praia que se deve tomar cuidado com o sol e usar filtro solar, no nosso dia a dia devemos usar filtro solar sim, especialmente nas áreas mais expostas ao sol como rosto, pescoço, colo e braços, e também as pessoas calvas devem passar filtro solar na cabeça, alertam os dermatologistas, especialmente as pessoas que trabalham na rua ou que caminham e fazem exercícios em ambientes externos. A incidência de queimaduras longe das praias também é muito grande, e hoje em dia muitas marcas de cosméticos já lançaram no mercado cremes hidratantes e maquiagens com filtro solar. Quem usa maquiagem atraz de um look brilhante deve passar filtro solar e aguardar 15 minutos e depois de maquiar normalmente.