A barba certamente consegue mudar a fisionomia de qualquer homem, e muitos deles almejam uma barba cheia de pelos, com volume e um formato definido, no entanto, não são todos que conseguem ter uma barba completamente preenchida, sendo a barba com algumas falhas e com menos volume algo muito comum entre a população masculina.
Muita gente pode até achar estranho inicialmente utilizar a barba falhada, porém, esse é um tipo de barba que é tão bonita quanto as barbas mais cheias e que pode chamar muita atenção e ter vários estilos diferentes.
Estilos de Barba Falhada
Se você tem a barba falhada e tem planejado deixar ela crescer para a usar mesmo que não esteja completamente preenchida, é importante saber que todos os estilos de barba falhada exigem cuidados, bem como ocorre com a barba cheia, e que a partir desses cuidados é até possível que ela cresça mais. Ou seja, independente do estilo de barba que escolher, quando ela for crescendo é necessário manter sempre os pelos aparados e hidratados, para que ela não fique desgrenhada e com características de mal cuidada. Lembre-se sempre, uma barba falhada não é sinônimo de pouco cuidado.
Assim como as demais características de cada pessoa, cada barba é única, ou seja, algumas contam com pelos mais lisos, outras com fios mais ondulados, algumas são mais grossas, outras bem fininhas, algumas têm tons escuros e outras mais claras. É importante conhecer as características da sua barba para saber bem como cuidar dela e também saber qual o estilo de barba falhada que será escolhido para usar.
Para encontrar o estilo de barba falhada perfeito para seu rosto, é necessário analisar o quanto a falha da barba ocupa o rosto, para entender qual estilo pode ser usado. Confira algumas opções:
- Apenas bigode: muita gente não gosta do visual apenas com o bigode, mas, essa é uma ótima opção para quem tem a barba falhada e quer manter alguns pelos no rosto. Para quem deseja usar a barba em todo o rosto, pode escolher usar o bigode mais grosso e o restante da barba bem aparada e rente a pele.
- Barba mais curta nas laterais: esse estilo é o ideal para quem tem a barba falhada por todo o rosto, quando ela é mantida curta em suas laterais as falhas se tornam quase imperceptíveis. Uma opção é manter o bigode mais grosso e até mesmo o cavanhaque.
- Cavanhaque: o cavanhaque é uma forma muito charmosa de utilizar a barba, perfeito para quem tem os pelos com falhas nas laterais do rosto. Além de ser charmoso, o cavanhaque irá chamar atenção no visual.
- Barba balbo: esse estilo de barba é usado sem a costeleta, com um corte baixo e com o bigode sem conexão com o restante da barba, sendo perfeito para quem tem falhas nas laterais da barba.
- Barba comum com falhas: essa opção certamente é uma das mais fáceis de manter, sem ser considerada um estilo definido, basta deixar a barba crescer e ver como ela fica, aparar os pelos que ficarem maiores e manter ela bem alinhada. Cada pessoa consegue criar um estilo de barba ao deixar que ela cresça mesmo falhada, sendo ideal que ela seja mantida hidratada e bonita. É possível usar a barba com costeleta mais aparente, com o bigode mais fino, com as laterais mais baixas, enfim, basta encontrar aquele modelo que combina melhor com o seu rosto.
- Inspiração em famosos: se você acha que a barba falhada não é uma boa opção para ser usada comumente, busque a inspiração em alguns famosos que são considerados verdadeiros galãs e mantém a barba falhada, como por exemplo, James Franco, Jhonny Depp, Caio Castro e Keanu Reeves.
Cuidados com a Barba Falhada
Assim como qualquer parte do corpo, a barba necessita de cuidados, até mesmo as que são falhadas.
Um dos primeiros passos para o cuidado com a barba falhada é deixar que ela cresça completamente para saber qual é o seu volume total, assim é possível compreender quais são as áreas com mais falhas, e se caso for realizar algum tratamento para o crescimento, é possível saber quais áreas deve focar.
Após deixar os pelos crescer, será possível notar que alguns cresceram em excesso, sendo esse momento de raspar ou aparar os pelos para poder delinear o formato desejado da barba. A parte do pescoço e das bochechas deve ser raspada com uma boa lâmina, já a parte mais cheia da barba apenas aparada para ficar com um visual homogêneo. Para saber qual é o limite da barba no pescoço, pode fazer uma medida com os dedos partindo do pomo de adão, contando dois dedos para cima. Na hora de aparar, o ideal é usar primeiro a tesoura para acertar os pelos maiores e o formato da barba.
A barba também exige cuidados diários, como o uso de produtos específicos para a região. O ideal é comprar um shampoo próprio para a barba, que irá limpar tanto os pelos como a pele que a barba se encontra, além disso, é importante manter os poros do rosto da barba limpos, dessa forma, é necessário fazer uma esfoliação, também com produtos específicos, na região, que irá ajudar a desentupir os poros e até mesmo fazer a barba crescer melhor.
Além de manter a limpeza da pele e dos fios, é importante que eles sejam hidratados. Existem óleos e hidratantes especiais para a barba, de várias marcas e preços diferentes, sendo ideal buscar aquele que irá mais te agradar. Para manter a barba alinhada, há também outros produtos, como o balm, uma espécie de pomada que tem o poder de manter os fios no lugar, enquanto os mantém também hidratados.
Limpando sempre a pele e a barba e mantendo ela hidratada, os pelos irão crescer muito mais vistosos e grossos. Além disso, manter ela sempre cortada em dia também irá ajudar a encorpar um pouco os fios. Para finalizar, é interessante ter um pente próprio para barba, que normalmente é feito em madeira e consegue alinhar os fios sem os arrebentar.
Como Fazer as Falhas Desaparecerem?
Essa certamente é a pergunta que fica na cabeça da maioria dos homens que têm a barba falhada, e se você é um desses, que não quer assumir as falhas da barba, pode encontrar em alguns tratamentos simples a solução para seus problemas.
Os cuidados apresentados acima já são de grande ajuda para os pelos crescerem, além disso, é necessário que eles sejam combinados com uma boa alimentação, que seja rica em fontes de vitaminas (alguns alimentos indicados são: batata doce, ovo, cenoura, nozes, etc) e com o consumo de muita água para manter uma boa hidratação do corpo.
No entanto, é possível recorrer a tratamentos feitos a partir de produtos específicos para o crescimento da barba, sendo o mais utilizado pelos homens o minoxidil, um medicamento que é indicado para passar nas falhas da barba e que tem resultado na maioria dos homens que fazem uso do mesmo.
Outra medicação indicada por alguns médicos para o crescimento da barba é a Finasterida, que é um medicamento indicado para a próstata, que causa manipulação hormonal. É um remédio usado em alguns casos de calvície, e pode ser indicado para o crescimento da barba, desde que seja feito por um médico especialista, ou seja, não tome o remédio sem indicação de um profissional.
Além dessas medicações, existem também tônicos, loções e vitaminas que são indicados para o crescimento da barba. Alguns desses são feitos de produtos naturais, e mesmo que não ajudem a barba crescer, não irão causar efeitos negativos no rosto (na maioria dos casos). As vitaminas para o crescimento da barba são uma boa opção desde que tenha o acompanhamento de um médico, já que a ingestão de muitas vitaminas também pode fazer mal para o corpo.