O Que é Dress Code? Regras do Vestir

Uma coisa muito comum em festas e eventos é o organizador estabelecer um dress code. Mas, mesmo com o mundo de informações existentes nos dias de hoje, muitas pessoas continuam sem saber o que é, de fato, um dress code. Vamos dar uma olhada agora no que é o dress code, os seus tipos e exemplos de como utilizá-los.

Dress Code: O Que é?

Dress code é uma expressão inglesa que, ao pé da letra, significa “código de vestir”. No nosso mundo real, dress code significa algo como a regra para a vestimenta. Talvez, à essa altura, algumas pessoas ainda não estejam associando o termo à prática, mas vamos esclarecer ainda mais esse termo. Sabe quando você recebe um convite pra uma festa de casamento e no convite tem escrito “traje a rigor”? Então, o dress code é justamente quando é estabelecido o tipo de vestimenta a ser usada em uma determinada situação. O dress code foi criado com o intuito de evitar que as pessoas fiquem deslocadas quanto à vestimenta. Imagina só, você é convidado para uma festa e escolhe aquela roupa linda e maravilhosa para ir à festa, mas quando chega lá, todo mundo está usando um outro tipo de roupa. É constrangedor, não é mesmo? Para evitar esses tipos de constrangimentos foi criado o dress code. Outra função que o dress code acabou assumindo com o tempo continua sendo a função principal, porém com um diferencial: informar a temática da festa. Caso você queira fazer uma festa com o tema “Hawaí”, fica mais fácil de dizer pras pessoas irem com colares havaianos e blusas floridas.

Tipos de Dress Code

Existem diversos tipos de dress code, porém os mais falados e o que mais vemos espalhados em convites por aí são os trajes esporte, passeio, social e o já mencionado a rigor. Lembrando que esses citados acima são os mais conhecidos, porém, dependendo do tema do evento e da criatividade do anfitrião, o dress code pode variar de roupa de banho à festa à fantasia. Vamos falar um pouquinho agora de cada tipo de dress code mencionado com alguns exemplos de usabilidade.

Tipos de Dress Code

Tipos de Dress Code

Traje Esporte

O traje esporte tem um nome um tanto quanto sugestivo, mas confunde a maioria das pessoas. Quando escutam esse termo pela primeira vez, muitas pessoas pensam logo em roupas de academia ou roupas para a prática de esportes, mas apesar de ter esse nome sugestivo, o traje esporte não tem nada a ver com essa segmentação. O traje esporte é um traje mais informal, porém ainda arrumado. Geralmente usado para almoços ou um passeio com as amigas, ele não requer que você siga um rigor na produção. Para não errar na produção do traje esporte, aposte em sandálias baixas ou com salto baixo, esqueça o brilho (paetês), peças estampadas (floridos e, se possível, espaçados), tricô e peças soltinhas. As peças de alfaiataria se dão muito bem nesse traje então, se você gosta dessas peças, pode usar e abusar. Cortes retos, blazers e até blusas sociais são uma boa pedida para o traje esporte.

Traje Passeio

Assim como no traje esporte, o traje passeio também nos traz uma pegadinha. Quando você pensa que não há formalidade, que pode ir “de qualquer jeito”, engana-se. O traje passeio requer um pouco mais de formalidade, mas ainda não requer o luxo que o traje a rigor pede. O termo traje passeio deriva do termo francês “tenue de ville” ou “roupa para a cidade”. Também conhecido como esporte fino, o traje passeio é o mais indicado para convites de teatros e vernissages. Caso você precise usar o traje passeio durante o dia, aposte em vestidos de seda, soltos e leves, ou uma calça de linho. Caso o evento seja à noite, pode apostar no bom e velho pretinho básico combinado com as jóias e bijuterias certas. Se você for adepta de não estar igual a todos os outros, você pode apostar em macacões de linho ou em algum tecido ainda mais nobre. Não se esqueça de combinar as roupas com uma sandália mais caprichada (agora os saltos altos já entram em cena) e as carteiras de mão.

Traje Passeio

Traje Passeio

Traje Social

Sem muitas pegadinhas, o traje social é também conhecido como “passeio completo”. Mais formal do que o traje passeio, por isso leva o nome de traje social. É muito comum você ver esse traje em jantares e coquetéis. Como é um traje de formalidades, você já pode aderir ao brilho e às jóias. Talvez esse seja o traje preferido das mulheres, após o famoso black tie. No traje social as meninas podem inovar um pouco mais na hora de se vestir. Os vestidos podem ser explorados quanto ao design, favorecendo cada mulher de acordo com o seu corpo. Uma peça que você vê com freqüência no traje social é o cocktail dress ou vestido de coquetel. É um vestido extremamente romântico por conta de suas características: feito de lã, cetim, seda, veludo ou tecidos luxuosos e com o comprimento na altura do joelho, o vestido é formal o suficiente para um evento que requer o traje social.

Traje a Rigor

O traje mais formal que existe, também conhecido como “black tie”, “habillée” ou “tenue de soirée”. Alguns estudiosos de moda se referem ao traje a rigor como “o ápice do vestir”. Esse é momento red carpet (Oscar, Festival de Cannes e outros tantos eventos glamourosos). O traje a rigor pede luxo e glamour. Tecidos finos e nobres, vestidos longos, fendas e decotes. Esse é o momento de você mostrar do que você é capaz. Se você não é muito fã dos vestidos longos pode usar o vestido mais curto, mas cuidado pois o vestido curto requer que seja mais elaborado. Mas não existem apenas esses dress codes.

Traje a Rigor

Traje a Rigor

Como dissemos no início, se algum anfitrião quer colocar o tema diferenciado em sua festa, ele tem todo o direito de realizar uma festa temática e, para que nenhum convidado fique de fora da vestimenta, ele faz um dress code para comunicar aos seus convidados o traje a portar. Mesmo que não seja um dress code habitual, continua sendo um código de vestimenta. Sempre que você receber um convite para algum evento ou uma festa, preste atenção se não há um dress code. Ninguém quer pagar um mico não é? Se não houver um dress code, avalie o contexto do evento e se vista de acordo com o seu estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *