Dicas Para Usar Macacão

Muitas pessoas têm muitas dúvidas em como escolher uma roupa para vestir. Se esse é o seu caso, não precisa se desesperar ou ter vergonha. Vestir-se bem é algo que acontece de forma fácil com a prática, principalmente se tratando de peças que não são tão comuns no dia-a-dia. Uma peça que muitas pessoas se sentem até intimidadas a usar é o macacão. Algumas pessoas não gostam por questões pessoais ou, dependendo do modelo, por estética, mas o macacão é uma peça que pode ser usado em vários programas. Quer ver só?

A Formação do Macacão

Nós somos acostumados, visualmente falando, de um look composto por duas partes, sendo essas partes uma blusa (com a variação que o design pedir) combinada com uma saia ou com um short (ou uma calça). Mas, você já parou para pensar que o vestido é a junção de uma blusa com uma saia? Assim como o vestido, o macacão é a junção da blusa com a calça. Essa junção não é uma invenção recente. Para falar a verdade, a moda feminina começou sendo composta por vestidos, e só depois de muito tempo que as mulheres aderiram ao uso de duas ou mais peças.

A Formação do Macacão

A Formação do Macacão

A Variação dos Macacões

Como já citamos acima, o macacão é a junção da modelagem de uma calça com a de uma blusa. Então, assim como há vários tipos de blusas e de calças, também há varias variações de macacões. A razão disso é que podemos levar todas essas variações (quando não mais) para o macacão, fazendo com que ele seja visto como uma peça fashion e atual. Existem macacões tomara que caia, de alcinha, com alça normal, de mangas curtas ou compridas, com a calça skinny, calça sarouel, calça reta. O macacão pode variar tanto quanto as peças originais separadas.

Onde Usar o Macacão

Muitas pessoas se privam de adquirir um macacão achando que ele não é formal para certas ocasiões e informal demais para outras. Essa opinião vai de pessoa para pessoa já que o estilo varia assim como o individuo muda. O que podemos dizer é que o macacão é uma peça que pode ser usadas em eventos mais formais como também pode ser usado em eventos informais. Isso vai depender do material que é feito o macacão e também da modelagem escolhida. Para ir a um passeio com as amigas, um cinema, uma tarde de piquenique, até mesmo um encontro mais descontraído com o namorado, você pode escolher um macacão mais informal, de tecido bem leve, descontraído, e até investir em modelagens mais moderninhas. Pode prezar o conforto ao invés da estética. Para um jantar de negócios, uma formatura (onde você é convidado), um encontro mais formal, invista em tecidos mais nobres e em modelagens mais formais, para condizer com o evento que você vai participar.

Onde Usar o Macacão

Onde Usar o Macacão

Combinando o Macacão

Assim como em qualquer outra produção, o que pode fazer o macacão ficar descontraído ou formal são os acessórios que você usa com ele. Calçados, cintos, colares, anéis, brincos, até mesmo a bolsa escolhida faz toda uma diferença Saltos altos são uma ótima opção para combinar com o macacão mais formal. Sejam eles fechados ou abertos, sempre dão mais glamour ao macacão. Se combinados com uma maxicarteira, além de joias e bijuterias certas, não há errata. Sandálias baixinhas também combinam com o macacão, porém dão um ar mais informal à produção. Dependendo do modelito escolhido (e também do seu estilo) você pode usar sapatilhas. A bolsa pode ser uma à tiracolo ou uma maxibolsa, isso vai depender do programa a ser feito. Os acessórios, você escolhe de acordo com o seu gosto, mas nada muito formal.

De Acordo com o seu Corpo

Estamos aqui falando em como combinar, para onde ir com o macacão, mas nada ainda de explicar como usar o macacão de forma correta, não é? A dica é você respeitar o seu tipo de corpo e escolher modelagens que favoreçam ele. Não dê ouvidos àquelas conversas que dizem “baixinhas ou gordinhas não podem usar isso”. Realmente, o macacão foi projetado para pessoas que tem o corpo mais esguio, inclusive pernas mais longas, mas isso não significa que o macacão é proibido para quem não tem esse tipo de corpo. As modelagens de um macacão são variadas, o que pode gerar algumas dúvidas na hora da escolha, mas é só seguir algumas regras que nós já estamos cansadas de saber e seguir.

  • Pernas Curtas

Caso você tenha pernas curtas, busque alongá-las. Evite usar cintura baixa ou até mesmo uma sarouel muito exagerada. Se possível, use o macacão combinando com saltos (mesmo que pequenos), isso ajuda a alongar as pernas. Invista em modelagens retas com a cintura no lugar ou alta.

De Acordo com o seu Corpo

De Acordo com o seu Corpo

  • Pernas Longas

Se você tem as pernas de modelo você pode usar de quase todo tipo de macacão. Só não usa aquele que você não gostar. Pode usar um sarouel, que é ótimo para momentos descontraídos, como também pode usar de ganchos normais, ideal para ocasiões mais formais. O modelo skiny fica bom nos modelos mais formais, caso você queira optar por um macacão para um jantar de negócios, por exemplo.

  • Mangas

As mangas não interferem em nada quanto à formalidade. Caso você não se sinta à vontade quanto aos seus braços, pode usar uma manga comprida. E a manga comprida fica bacana para as duas ocasiões (formais e informais). Caso você queira mostras os braços, pode investir em mangas mais curtinhas, ou até mesmo em alcinhas. E por que não usar um modelo de macacão tomara-que-caia? E ele não é só para ocasiões informais. Com o tomara-que-caia você pode ir a um evento mais formal, contanto que saiba combinar bem os acessórios.

  • Cintura

A cintura é algo bem individual. A maioria das pessoas gosta de marcá-la. A nossa sugestão é que você evite as cinturas baixas, a não ser que você tenha pernas longas, o que não lhe prejudicaria. Caso o macacão seja inteiramente amplo, marque a cintura com um cinto. Se você for gordinha, essa é a melhor opção para criar aquela cinturinha desejada. Para as fininhas, de mostrá-la. Não há muitos segredos na hora de usar uma roupa. O maior segredo para a moda é você conhecer o seu corpo e abusar de todos os pontos positivos dele. Invista em você, no que lhe faz bem e um macacão não faz mal a ninguém. Experimente usá-lo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *