Como Usar as Clutches

Toda mulher que se preze tem bolsas e mais bolsas, sem contar a carteira para guardar o dinheiro, os cartões e algum papel importante, não é? Uma moda que pegou a mulherada de jeito foram as carteiras de mão, usadas principalmente em festas de casamento e formaturas. Junto com as carteiras de mão surgiram as clutches, estilosas e bonitas como as carteiras comuns. Mas afinal, o que são as clutches e para que servem? Como usar? Vamos dar uma olhadinha agora.

Como Usar as Clutches

Como Usar as Clutches

Clutches, o Que São?

As clutches são aquelas carteiras de mão menores do que as carteiras de mão que usamos normalmente. A nível de curiosidade, a palavra ‘clutch’ em inglês significa ‘agarrar’. Traduzindo ao pé da letra, clutch é uma carteira de mão que você agarra. As clutches, geralmente, são pequenas, não tem alça e tem, no máximo, um encaixe para os dedos.

Como Surgiram as Clutches?

De acordo com alguns pesquisadores, as clutches surgirão por volta da década de 30, logo após a crise de 29 (quebra da bolsa de Nova Iorque). Com pouco dinheiro para investir, as indústrias tinham que desovar o material do estoque gerando lucros para as empresas e a ordem no mundo era economizar. Com essa ordem de economia foram criadas carteiras feitas de um plástico rígido e cintilante. Algumas bolsas eram revestidas com um material brilhante (muitas vezes com o tecido do próprio vestido de quem usaria a bolsa). Àquela época, as mulheres não precisavam levar nada a não ser o par de luvas e um batom para fazer o retoque. Com isso, as clutches ganharam o voto da mulherada nessa hora e ficaram nas prateleiras por um bom tempo. Mesmo com a moda de mochilas, bolsas de passeio e as maxibolsas, com a diversidade de gosto e estilo que existe nos dias de hoje, há as mulheres que não vivam sem suas clutches.

Como Surgiram as Clutches?

Como Surgiram as Clutches?

Dicas de Como Usar a sua Clutch

O primeiro segredo para se usar uma clutch corretamente é de colocar nela poucas coisas. Lembre-se: a clutch é uma carteira pequena. Mesmo sendo pequena, é possível chamar a atenção para a sua bolsa pequenininha. Uma forma de chamar a atenção para a clutch é colocando cor nela.

  • Cor na Clutch

Ao utilizar um look neutro (por exemplo, calça jeans e camisa branca) e acompanhar o look com uma clutch, você pode jogar a cor pra clutch e pra sandália, pra combinar. Nesse caso, cores vivas ficam legais, fazendo uma brincadeira e dando alegria ao look.

Cor na Clutch

Cor na Clutch

  • Clutch no Inverno

Caso esteja frio e você esteja utilizando gorros e luvas e aqueles apetrechos usados única e exclusivamente em dias de frio, você pode combinar a cor da clutch com esses acessórios. Não fica muito legível em um look as luvas e a clutch da mesma cor, mas a clutch combinando com cachecol, gorro, até mesmo com os protetores de ouvido fica legal.

  • Clutches Neutras

Caso a produção da sua roupa já seja colorida por conta própria (como no caso da tendência do colorbloking ou de conjuntinhos em cores vivas), o ideal é que a clucth seja em cor neutra. Deixe que a cor alimente a produção principal e, para que não haja muita informação no look, alimente a clutch com uma cor mais clean. Para balancear bem o look, você pode continuar combinando a clutch com os sapatos. Essas clutches são mais aconselháveis para o trabalho, uma reunião, um evento mais formal, afinal, para locais e eventos que exigem uma formalidade nós devemos chamar a atenção por outros meios.

  • Estampa na Clutch, Pode?

Claro que pode! Aliás, uma boa dica para você que tem medo de usar estampas (como as animalprints, por exemplo) é começar colocando a estampa em um local pequeno e que chame pouca atenção, para que você possa ir se adaptando. Local pequeno e que chame pouca atenção: a clutch! Você pode brincar de colocar estampas e texturas na clutch que vai ficar um mimo só. Nesse caso não fica bacana você combinar a estampa da clutch com a estampa do calçado ou de outro acessório. No máximo, combine a cor de fundo da estampa com a cor de alguma outra peça. Não fica brega e não fica fora da tendência. A clutch estampada é mais recomendada para uma saída com as amigas, um cinema, um almoço. Um programinha com o namorado ou um chá da tarde com as colegas.

  • Brilho e Metalizados

Na clutch você pode brincar muito. Caso você queira dar à produção um ar mais glamouroso mas não quer usar uma peça com brilho, você pode usar uma clutch com paetês e detalhes metalizados. Lembre-se que os detalhes de brilho e de metal já chamam a atenção por si só. Então, quando for usar essa dica, maneire a mão na escolha do look. Caso você prefira abusar do brilho na roupa, use a dica das clutches neutras. O brilho é mais recomendado para a noite, para brilhar e arrasar nas festas.

Brilho e Metalizados

Brilho e Metalizados

  • Cor com Cor

Se você é adepta desse estilo, pode usar à vontade. Pode combinar a cor do vestido ou do casaco com a cor da clutch. Procure não tornar o look todo de uma cor só. Quebre a monocromia com um cinto ou com a cor da sandália. Apesar de nem todos serem adeptos desse uso, fica legal e é a melhor forma de não errar na hora da escolha da cor.

  • Nada Discreta

As clutches foram feitas para portarem poucos objetos, mas mulher é teimosa e insiste em colocar até a casa na carteira, não é? Foram criadas as clutches maiores e, caso você não queira uma clutch pequena, essa é a melhor opção.

  • Brincando com os Formatos

Outra opção que as clutches nos dá é a de brincar com o seu formato. Existem clutches em formato de coração, de leque, de estojo. Existem as clutches que brincam com a forma de segurar. Uma clutch que faz muito sucesso até hoje é a clutch com a fechadura de um soco inglês.

Se Adaptando à Moda das Clutches

Muitas mulheres acham linda a moda das clutches porém são amantes eternas das maxibolsas. Uma dica para essas mulheres que querem conhecer a moda das clutches é começar o uso por uma clutch maior (ou maxiclutch). É mais fácil de se adaptar.

Se Adaptando à Moda das Clutches

Se Adaptando à Moda das Clutches

Dizem que depois que você se adapta à clutch, você não cansa e não quer saber de outro tipo de bolsa. As clutches são delicadas, discretas e extremamente glamourosas. As clutches são uma demonstração de toda a delicadeza feminina e não há mulher que não vá se render a essa moda. Você gostou? Tá esperando o que pra se agarrar a essa tendência?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *