Como Usar Alfaiataria

Saber escolher a peça certa de roupa pode ser algo muito mais delicado do que realmente parece. Saber escolher a combinação correta dentro de um estilo, é mais delicado ainda. Como todo mundo anda muito preocupado em se vestir certo, devido as tendências que surgem cada vez mais rápido, que resolvemos discutir sobre um estilo em particular. As roupas em alfaiataria não são uma novidade nem uma tendência recente, mas não faz muito tempo em que esse tipo de peça passou a compor looks menos sociais. A brincadeira de mesclar estilos tem criado diversas tendências e ficado cada vez mais comum, por isso a preocupação em saber combinar as peças, ser algo tão buscado por homens e mulheres. Mais abaixo você vai encontrar algumas dicas sobre como usar a moda da alfaiataria sem medo de errar na combinação ou fazer feio em alguns momentos. Agora não tem mais motivo de sair vestindo o que não é ideal para o seu corpo, combinado?

Estilo Alfaiataria

A alfaiataria se desenvolveu na Europa mais ou menos nos séculos XII e XIV. Esse nome era dado para todas as roupas produzidas por um alfaiate, que eram costureiros de roupas mais requintadas, mais clássicas. Essas peças eram feitas somente para a corte e, portanto, custavam valores muito altos. Durante o reinado de Luís XIV na França, a alfaiataria ganhou uma popularidade maior e passou a ser usada para diferenciar as classes. Determinados tipos de peças em alfaiataria, só poderiam ser usados por determinadas pessoas que ocupavam cargos na sociedade. Hoje em dia esse estilo está totalmente liberto dessas teorias e qualquer pessoa que se identifique com o tipo de roupa pode usar a vontade. Apesar de não limitar nenhuma classe social para usar as peças, a alfaiataria ainda exige um certo requinte, um pouco de elegância e até mesmo o poder (sendo que visual) de usar essas peças. Vejamos as melhores combinações.

Combinação Clássica

Podemos dizer que a calça de alfaiataria vestida juntamente com o blazer também nesse corte é a combinação mais clássica e perfeita dentro do estilo. Além de ser a peça que mais se destaca de todos os modelos disponíveis, é uma opção elegante e cheia de requinte tanto para homens quanto para mulheres. As peças de calça e blazeres ganharam tons mais descolados nas últimas coleções lançadas e você não encontra mais somente aquelas peças em tons neutros e cortes retos. Os ternos  foram a maior tendência no inverno de 2013 e prometem voltar com tudo em 2014, mas claro, cheios de novidades. O conjunto preto com branco ainda é a pela coringa para terno e calça em alfaiataria, mas a calça estampada também ganhou um bom espaço nessa nova modelagem. Nesse caso lembre-se apenas de evitar muitas cores, já que o estilo alfaiataria busca sempre passar a ideia de elegância e nada muito informal. O ideal então é combinar a sua calça estampada com aquele terninho preto básico com uma blusa branca. Uma linda e discreta bolsa de mão, assim como uma linda e também discreta sandália de salto fecham o seu look com nota máxima.

Combinação Clássica

Combinação Clássica

Shorts

Até pouco tempo atrás, os shorts em alfaiataria eram completamente diferentes do que encontramos hoje em vitrines de lojas pelo mundo inteiro. A começar pelo comprimento, eles estavam mais para bermudões, sem muito corte e que não caiam muito bem em qualquer corpo feminino. Os famosos shortinhos, que as brasileiras tanto amam, já podem também serem encontrados em alfaiataria e você pode apostar todas as suas fichas neles porque vai cair muito bem em qualquer ocasião. A combinação ideal para shorts em alfaiataria é com camisas sociais de tecidos finos. Em dias ou locais onde o clima é mais fresco, você pode ainda acrescentar ao seu look uma meia calça para deixá-la ainda mais elegante. Dê preferência às sandálias ou sapatos de salto para usar com esses shorts, pois você ficará bem mais elegante. Claro que não é proibido usar sapatos e sandálias sem salto, mas dependendo da ocasião não surtirá o mesmo efeito. No caso de você não gostar de saltos, modelos oxfords e mocassins são os mais indicados para combinar com os shortinhos em alfaiataria.

Usando Alfaiataria em Qualquer Ocasião

Se você souber combinar bem as peças em alfaiataria, não tem limite para usá-las. A ideia vai ser sempre transmitir uma aparência elegante mesmo que sem muita formalidade, que é o que a alfaiataria transmite sempre. Ambientes de trabalho, por exemplo, é o lugar mais próprio para você desfilar as suas roupas em alfaiataria sem medo de fazer feio. Não existe nenhum tipo de restrição sobre quem pode ou não usar as peças em alfaiataria, você deve apenas usar o seu bom senso para não pecar por exagero ou falta. Peças curtas demais, justas demais e estampadas demais sai totalmente do estilo e faz com que você perca a sua elegância.

Usando Alfaiataria em Qualquer Ocasião

Usando Alfaiataria em Qualquer Ocasião

Alfaiataria Colorida

Como já citamos, a alfaiataria já saiu mais do preto básico e hoje as estampas e as cores são bem comuns nesse estilo. Com a chegada do verão encontramos com mais frequências peças desse modo pelas ruas, já que usar um roupa toda em alfaiataria preta em cidades onde o calor é maior, tornar-se-ia algo muito incomodo, não é verdade? Se você precisa de uma certa postura para usar as peças tradicionais, nesse caso você precisará de mais um toque de postura e ousadia. Se você não gosta de misturar muitas cores, foque somente em uma cor mais forte e deixe o resto do seu look mais sóbrio.

Você pode, por exemplo, usar um blazer em uma cor mais forte como o amarelo, o Pink, o verde, entre outras e combinar com uma camisa e uma calça em tons básicos. O color Block cai muito bem para você que não tem tanto medo assim de ousar e quer mesmo assumir as cores da estação. Tente combinar duas cores inusitadas e veja o resultado, mas procure sempre usar o bom senso para não errar.  Os contrastes também dão um resultado bem favorável ao seu look. Um neon com preto, por exemplo, vai levar um efeito maravilhosos ao seu visual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tendências

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *