Como Usar O Estilo Grunge

Grunge ou Seattle Sound  é o nome dado a um estilo que apareceu no final de 1980 e ganhou força  em 1990.

De Onde Surgiu?

Como se sabe, quase todas as tendências são inspiradas em algo ou em alguém e, a moda grunge foi inspirada em Kurt Cobain, vocalista da Banda Nirvana. Ele tinha um jeito desleixado de se arrumar e de se vestir, mas que chamou a atenção dos jovens da época. Kurt usava os cabelos desalinhados e se apresentava sempre vestindo jeans surrado e camisa xadrez, normalmente de flanela.

Maior Característica do Estilo Grunge

Na década de 1990 vestir-se no estilo grunge significava vestir-se sem nenhum cuidado, com desleixo, sem nenhum interesse em parecer bem vestida. Porém, apesar desses detalhes o estilo ganhou muita força entre os jovens. Tanto que Marc Jacobs, estilista, introduziu o estilo grunge em 1992 na sua coleção primavera/verão.

Atualmente, essa característica desleixada, sem compromisso está um pouco mais leve. Pelo menos, sente-se um pouco mais de feminilidade, coisa que antes não tinha nenhuma.

Moda Grunge

Moda Grunge

Composição do Estilo

Antes, para se compor um look estilo grunge bastava vestir uma camiseta bem velha, vestir sobre ela uma camisa de flanela xadrez, vestir uma calça jeans bem velha, quanto mais surrada melhor e completar o look com tênis Converse All Star. Às vezes valia também amarrar uma blusa na cintura.

As jovens gostavam de ousar, como se fosse uma espécie de desafio e calçar coturnos fazia parte dessa ousadia.

Nota-se agora, que o estilo grunge está com um visual melhor e já não é mais voltado para o desleixo, ou seja, não precisa estar com aparência de sujinho para “estar grunge.” O grunge agora está mais glamuroso. Entre as peças que já eram usadas para compor o estilo foram incluídas outras como: ankle boots, coletes, chapéus, jaquetas, cintos, vestidos florais, moletons, camisetas de banda, itens de couro, etc.

O xadrez ficou pra valer! Além de ele estar nas camisas de flanelas, também está em moletons, em camisas largas e camisas de mangas curtas.

Agora, você pode até se vestir e sair por aí no mais alto estilo grunge sem aparentar dar pouca importância a sua aparência. Você pode até combinar peças de seu guarda-roupa e fazer o estilo.

Composição Moderna do Estilo

O que não pode faltar na produção moderna do estilo grunge são as peças oversized aliadas a muitas formas de sobreposições usando: xadrez, listras, gorros, camisetas, jaquetas de couro, pullover de tricô, pantalonas, jeans, etc. Os pés também são calçados no estilo grunge. Para completar o look grunge, nada mais adequado do que rasteiras abotinadas, espadrilhas, tênis Converse All Star, coturnos e anke boot.

Não existe uma determinada estação para usar o estilo grunge . Ele é bem versátil. Pode ser usada durante as quatro estações do ano. Para isso, basta adequar as peças que serão usadas na sobreposição.

Para os dias mais frios, no inverno, o look pode ser composto com: camisa de flanela xadrez, moletom, jaquetas de couro, gorros, luvas, coturnos, calças jeans surrada, botas de cano alto.

Na Moda

Na Moda

Já no verão, pode-se usar e abusar de meia- calça (de preferência rasgadas), short jeans lavado e surrado, camisa xadrez de corte masculino, de preferência larga e comprida. Nos pés, pode escolher entre a sandália rasteirinha, sandália de salto grosso ou coturno.

As sobreposições são mais adequadas para os dias mais frios do inverno. Porque, ele possibilita uma combinação de enormes blusões de moletom ou pullover de tricô que podem ser usados  em um super look com calças jeans ou calças legging. Na composição ainda pode ser incluído: cachecol, gorros e para aquecer os pés um par de coturno bem quentinho.

Vale lembrar, que o estilo grunge da atualidade não é igual ao original. Ele sofreu algumas modificações e perdeu o jeito antigo e original que era sujo e desleixado. Esse jeito desleixado cedeu lugar a uma aparência mais chic. O grunge atual usa: brilhos, camisetas com apliques de renda, desenhos divertidos e caricatos, tudo isso com um jeitinho bem feminino. Deixando um visual mais limpo e glamuroso.

Qualquer Uma Pode Usar? Em Quem Fica Melhor?

Pessoas acima do peso e com estatura mais baixa não ficam bem com look grunge composto com roupas largas e grandes de cima a baixo. Esse tipo de look fica bem em pessoas altas e que estejam com o peso em dia. Se você que esconder alguma parte do corpo que não te ajuda muito, a dica é usar sobreposições onde não quer que apareça e explorar bastante as peças mais femininas. Isso ajuda a valorizar o seu ponto forte.

Sugestões de Algumas Composições de Look  Grunge:

Vale observar que para compor qualquer look grunge, a primeira escolha das peças deverá ser uma das que são consideradas peças-chave do estilo: camisas de banda, camisas xadrez, camisas de flanela, jeans, etc.

1- Você pode compor um look com: meia calça preta, short jeans surrado sobre as meias, uma camiseta preta e uma camisa  de corte masculino larga, xadrez, de flanela. Nos pés você pode usar coturno ou sandália fechada.

2- Se você vestir um vestido florido + um jaquetão+ uma calça legging + um par de coturno nos pés, você está usando um look grunge.

3- Você ainda pode optar pela composição do look grunge formado com:  calças jeans desbotada e surrada,  uma camisa de malha, sobre ela uma camiseta gasta, sobre a camiseta uma camisa xadrez de flanela. Com esse look, você pode usar tênis Converse All Star.

4- Que tal o look composto inicialmente pelas calças jeans rasgadas? O resto das peças você pode escolher entre camisetas, blusas sem mangas, jaquetinhas, jaquetas, moletons, camisas de flanela, inclusive em algumas vezes, a camisa de flanela nem está sendo vestida, está sendo usada amarrada na cintura.

Para quem tem coragem de ousar, ainda pode compor esse look: calças pretas colada ao corpo, camisão xadrez de mangas compridas (de flanela), é ideal colocar um cinto sobre o camisão, jaqueta de couro, bota de cano alto, gorro, cachecol e luvas.

5- Saia preta (curta), meias rasgadas,camisa de malha, camisão de flanela xadrez, cinto largo e coturno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *