A moda agora é reinventar, descombinar.
A moda das próximas estações, ou moda 2010 como preferir, traz uma regra bastante interessante: reinventar parece ser a palavra chave. A idéia dos estilistas e produtores de moda é descombinar, misturar e ousar, e basta dar uma olhada nas vitrines mais produzidas ou ler os artigos e reportagens sobre moda e encontrar as instruções que são quase unânimes: não usar nada que venha pronto da loja, misture peças variadas, de estilos diferentes, use acessórios ousados que quebrem a uniformidade da composição do visual, de forma que aquela antiga regrinha de combinar a bolsa com o sapato e o cinto agora está completamente fora de moda, aliás, nada deve ser combinado com coisa alguma, é proibido combinar, a regra é descombinar.
Combinar descombinando
Aprender a combinar as roupas nessa tendência de descombinar pode parecer bem difícil a primeira vista, no entanto depois de prestarmos um pouco de atenção as dicas dos estilistas e consultores de moda como Glória Kalil, podemos perceber que este pode ser um jogo bastante divertido, onde o que vale são dois conceitos básicos: criatividade com harmonia. Um dos primeiros pontos a observar para quem que assumir a tendência de combinar descombinando na cultura fashion são os sapatos e as bolsas. Existe uma tendência natural para querer combinar a cor da bolsa com a do sapato, as cores devem ser diferentes mas sem perder a harmonia, assim coloque roupas e acessórios lado a lado e observe, junte peças com cores próximas e de repente ouse com um acessório com uma cor contrastante.
Observando atentamente você irá perceber que tem cores diferentes que se harmonizam entre só ao mesmo tem,pó que as vezes alguns tons diferentes da mesma cor não combinam entre si, brigam, podemos perceber isso comumente nos tons de verde e de azuis. Procure peças e acessórios com cores que se aproximem, assim os consultores de moda aconselham a separar as diversas gamas da cor azul, justapor aos roxos e aproximar os rosas, juntar marrons e verdes até tons mais luminosos, perceba como as cores diferentes podem ter uma harmonia entre elas. Depois que aprender a jogar com as cores que se harmonizam entre si ouse com cores contrastantes como vermelho e roxo, vermelho e verde, amarelo e azul, e para dar uma aliviada misture neles tons neutros. Os tons claros e neutros estão na moda básica também e podem ser usados com acessórios em néons para iluminar o look.
Ta combinando?
Aquelas pessoas que tem um estilo conservador se sentem inseguras com essa nova tendência, mas a elas uma boa notícia, o clássico preto com preto ainda se mantém imbatível, com uma elegância a toda prova. A dica de ouro para esse estilo descombinado é que as peças combinem entre si, abusando dos contrastes, criando um todo, onde roupas, sandálias, botas e acessórios integrem um só look, em harmonia, e não acessórios combinando com acessórios, bolsa com sapato e blusa com calça. Além das cores também as texturas devem ser descombinadas mas sempre com harmonia, assim vale usar transparências com brilhos, paetês, jeans… Nesse look o importante é a harmonia das peças que mesmo descombinadas precisam combinar….entendeu? Na moda o que vale é se sentir bem, estar bonito…ter estilo, seja combinando ou descombinando!