Queda de cabelos
Atualmente vivemos em uma sociedade onde a aparência física é cada vez mais valorizada e assim o cuidado com a aparência passa a ter uma importância maior. Nesse sentido um dos problemas de difícil solução é a calvície e a queda de cabelos, que acontece principalmente em homens mas pode acometer também as mulheres, o que interfere diretamente nos penteados. Muitos estudos vem sendo realizado na tentativa de encontrar soluções para evitar este problema ou mesmo pra retroceder esse processo.
É chamada de calvície a queda de cabelo de causa genética que ocorre principalmente nos homens, e acontece quando há uma queda de cabelo maior do que a reposição natural dos cabelos, sendo que nos homens ela é localizada, acontecendo mais frequentemente na fronte, enquanto que nas mulheres há uma redução da densidade e do volume dos cabelos que começam a ficar “ralos” em toda a cabeça. Mesmo que os homens tenham uma predisposição muito maior para esse tipo de problema, nas mulheres eles tem conseqüência muito mais graves, sejam de ordem emocional ou psicológica. Além da calvície a queda de cabelo por si só também causa muitos transtornos as mulheres, principalmente àquelas que vivem na cultura fashion.
Causas da queda de cabelo
Uma pessoa tem em média cerca de 120 mil fios de cabelo e perde até 100 fios por dia, num contexto dito normal. Quando o indivíduo começa a perder muito mais fios de cabelo do que o normal, é diagnosticado então a queda de cabelo, e assim deve se procurar um dermatologista para determinar a causa do problema para então passar a tratar. São muitas as causas que podem levar a queda de cabelos, nas mulheres especialmente as causas mais comuns são o uso de produtos químicos como tintas, defrisantes e outros para obter os modelos de penteados da moda básica. O uso sucessivo desses produtos, ou mesmo produtos de baixa qualidade podem levar a queda de cabelos acima do normal. Doenças dermatológicas, infecciosas, e outras, assim como anemia, má alimentação e as dietas da moda também são causas comuns da queda de cabelo, além de stress, período pós parto, deficiência de magnésio e zinco no organismo e ainda a predisposição genética a calvície.
Tratamento para a queda de cabelos
Atualmente as farmácias e clinicas de estéticas oferecem um rol infindável de opções para a redução e o tratamento da queda de cabelo, seja com produtos e cosméticos como os da Beauty Fair, com medicamentos ou mesmo com transplante de fios. Quando o indivíduo apresentar problema de queda de cabelo acima do normal e não resolver com ações profiláticas comuns e com o uso de xampus adequados é preciso consultar um dermatologista para determinar as causas da queda de cabelo e então indicar o tratamento adequado. O uso de medicamento para queda de cabelo pode ser eficiente, mas só deve ser feito com receita do dermatologista, pois o mesmo não é indicado para todos os casos.