No último dia do SPFW um fato, de certa forma, inusitado, atraiu as atenções através de um comunicado oficial que se referia ao grande número de críticas direcionadas à escolha de modelos muito magras que desfilaram nas passarelas da semana de moda de São Paulo, que se encerrou no dia 22 de janeiro. Algumas das pessoas que teceram os comentários a respeito são integrantes da própria equipe de organização da semana de moda. Este mega evento já vem, desde o ano de 2007, demonstrando a sua preocupação com as modelos magras que desfilam em suas passarelas, motivados por uma justa causa que é o estado de saúde física e mental das meninas que precocemente se entregam a esta profissão, infelizmente o SPFW é o único evento desta magnitude, no mundo, que vem estabelecendo padrões novos de participação em suas passarelas, provando que moda e estilo não estão necessariamente relacionados com modelos magérrimas, muitas vezes esqueléticas.
Saúde e Segurança
Existem normas legais em plena vigência que se referem à integridade das modelos que se fazem presentes na semana de moda da cidade de São Paulo, elas precisam apresentar atestado médico que garanta estarem aptas ao exercício da profissão. Mas ainda assim a organização do evento faz um apelo aos setores de moda da Europa e dos Estados Unidos, com o intuito de que repensem e revertam os seus padrões atuais de beleza, pois muitas modelos brasileiras e também de outros países que lá residem e trabalham, são extremamente magras. Inclusive algumas delas, de acordo com observações de profissionais da Área Saúde, apresentaram certas dificuldades para desfilar algumas tendências da moda 2010, como, por exemplo, o uso de calçados com plataformas mais pesadas. O apelo realizado nos remete a pensar em uma questão que não é novidade, apenas vem se estendendo no decorrer dos anos, fazendo com que muitas meninas se tornem anoréxicas em nome de uma beleza que nem ao menos existe.
Novos Padrões
A luta por novos padrões de beleza que não sejam tão rigorosos parece ganhar força aos poucos, mas este processo deve ser acelerado, pois existem vidas em risco, não somente das modelos que atuam neste concorrido mercado de trabalho, mas de milhares de adolescentes que vêem nas modelos de passarela e nas revistas de moda um exemplo a ser seguido. O numero de transtornos alimentares causados pela busca desenfreada de um corpo sem gordura cresce cada vez mais e em diversos casos o destino são as clínicas de reabilitação, mas os danos emocionais causados muitas vezes permanecem e fazem com que as jovens retornem a esta busca desmedida e perigosa. Portanto não se trata de um protesto em vão, mas sim de uma questão mundial de saúde, um apelo realmente importante que, espera-se, tenha resultados positivos. Mas estas declarações oficiais ocorridas no encerramento do mega evento em nada ofuscou o sucesso do mesmo, como sempre o SPFW foi glamoroso e atraiu as lentes dos fotógrafos e os olhares de milhares de pessoas.
Eu quero se um modela fotografica 😉
Quando eu era fequena sempre tive esse sonho de ser uma grande modela , então eu sou magra tenho cabelos cacheaddos , as vezes constumo deixa-lo liso , só queria uma chamnce rs
entao so magra nao tao alta mas queri muito ter chance de ser atriz ou modelo fotografica
Eu queroo seros dois!
vai cagar meninas
modelos se besta pra q ficar nessa magresa ah me poupe caga e cheira
eu já caguei e ja cherei e é melhor que ser modelo magrela e feia é isso a baby somos a favor de bufa e cgar e cheirar