As discussões e debates a cerca de questões ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade, ecologia e afins está gerando uma nova consciência na humanidade, consciência está que faz com que diversos setores estejam se adaptando e se engajando nesta nova postura. A moda sempre foi, e de certa forma ainda é, considerada como uma tendência de elites, ainda que na atualidade esteja muito mais popularizada, mas o glamour que envolve grandes desfiles de moda faz com que nos pareça uma realidade bastante distante. A boa notícia é que a preocupação a cerca da ecologia está invadindo as passarelas mais famosas do mundo, ou seja, as relações moda e ecologia estão cada vez mais presentes neste universo anteriormente considerado como fútil e puramente consumista. Nas passarelas de Genebra, maravilhosas modelos desfilaram roupas confeccionadas em bambu, fibra de alpaca, seda e algodão orgânicos, e este estilo vem sendo chamado de “eco-chique”, onde a moda e natureza encontram harmonia.
Apelo da ONU
Lutando em defesa dos recursos naturais e de seu uso sustentável a ONU sensibilizou diversos estilistas ligados a alta costura, que encararam o desafio de criar seus modelos com base no conceito de sustentabilidade. O evento ocorreu em meio à temporada outono/inverno de moda que acontece simultaneamente em Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Esta nova visão teve seu foco nos melhores profissionais do ramo unindo o trabalho de conceituados designers de moda altamente qualificados com os melhores conceitos de ética e práticas sustentáveis, criando uma moda consciente que está em plena sintonia com o novo perfil dos consumidores. Cada vez mais as pessoas se preocupam com os impactos sociais e ambientais de suas compras e buscam por tecidos, acessórios e demais produtos ligados ao universo da moda que sejam reciclados, orgânicos, etc.
Conscientização
Nos bastidores de desfiles e em grandes centros de compras é interessante perceber como as pessoas estão cada vez mais ligadas à origem dos produtos de seu consumo. Ouve-se falar nas formas como os tecidos são fabricados, curtimento de couros, tingimento e consumo de água neste processo, plantio do algodão e outros aspectos como este, antes ignorados, atualmente vem ganhando espaço e sendo largamente considerados no momento de criar as coleções. O conceito de moda ecológica vem sendo amplamente difundido e há um ganho de espaço comercial importante abrangendo pesquisas que geram moda e estilo sob uma nova perspectiva, uma fatia do mercado que atrai os olhares do mundo, tanto nas passarelas quanto na consciência das pessoas. Outro benefício desta nova maneira de pensar em moda é o retorno de trabalhos artesanais em alguns países e quanto mais estes conceitos forem difundidos, melhor para todos e especialmente para o nosso meio ambiente.