Vamos fazer um “resuminho” dos tipos de sapatos baixos que temos a nossa disposição! Confira!
- 1- Mocassim: esse sapatinho, modelo sempre sem salto, não tem nenhum tipo de cadarço, e possui a clássica costura na forma “U”. A sola possui um pequeno salto baixo na parte de trás. Já na década de 50, este modelo de sapato fazia sucesso, na época, nos pés de James Dean com a sua jaqueta de couro. Mais tarde, foi a vez do cantor Michael Jackson, na década de 80, a eleger o mocassim como parte integrante do seu habitual guarda-roupa. O mocassim ou “penny loafer” nunca sai de moda, de vez em quando é proposto em versões coloridas para o verão. Além do clássico, é possível encontrar modelos com uma sola de borracha cheia de bolinhas.
Como Usar: Ele fica bem com tudo e pode ser o sapato chave para completar a produção clássica, com calça capri e camisa pólo.
- 2- Bailarina ou Sapatilha: se queremos associar esse sapatinho baixo, que tampa a ponta dos pés deixando todo o resto nu, não podemos dizer outro nome que: Audrey Hepburn. A atriz era uma amante do modelo dentro e fora do set de gravação. A ponta da bailarina ou sapatinha, como preferir chamar é caracterizada pela forma arredondada. O primeiro modelo desse sapato foi criado em 1944, a pedido da estilista Claire McCardell ao artesanão italiano, Salvatore Capezio. O seu primeiro grande momento, foi na década de 40, ganhando o gosto popular das mulheres. Também é um modelo que nunca sai de moda, de vez em quando, vem reinventado com decorações na ponta.
Como Usar: Saia, short, calça e vestido, não importa. A bailarina fica bem com tudo, podendo compor desde estilo despojado ao clássico, com um terninho. É só lembrar como Audrey ficava elegante dentro de um par de sapatilhas.
- 3-Oxford: Esse sapato que foi usado pela primeira vez lá em meados de 600, e que ganhou esse nome, um século depois, nunca deixou de figurar entre os queridinhos. E recentemente, voltou a ficar mais em evidência. As suas principais características são o cadarço e a costura que separa a ponta do resto do calçado. Para lembrarmos desse modelito nos pés de famosos, podemos dizer que era um dos preferidos da heroína da aviação, Amelia Earhart e de outro ícone da moda, Marlene Dietrich, que sempre jogou com o guarda-roupa masculino para criar os próprios looks.
Como Usar: Se você quiser criar um look bem moderninho, pode apostar em um hot pants camisa jeans e um oxford. Se quiser fazer a linha mais clássica, ele é ótimo para usar com qualquer tipo de calça em tecido médio.
- 4- Slipper: falar desse modelo de sapato baixo é falar do que está na moda. Esse modelito caiu mesmo no gosto das fashionistas e em consequência, para a felicidade de todas, pode ser encontrado em várias cores e texturas. Um slipper é diferente de uma bailarina pelo formato da ponta. Além de ter dois pequenos “cortes irregulares” em ambas parte de fora, ele tem o formato quase em “U” e cobre um pouco mais os pés do que as bailarinas.
Como Usar: Use e abuse do seu par de slippers, de preferência escolha uma cor bem diferente ou um animal print. É um sapato muito versátil e perfeito para os dias quentes e aqueles com um friozinho de leve.
- 5- Peep Toe: esse tipo de sapato pode ser de salto baixo ou alto, vamos pensar naquela baixa então, que é o nosso objetivo. É aquele modelito que não é nem sandália e nem sapato, que deixa o pé todo de fora e a ponta não é completamente fechada, deixa dois dedos à mostra.
Como Usar: é um sapato com a cara do verão e que fica ótimo com vestidos, independente do comprimento deles.
- 6- Scarpin: outro modelo de sapato que pode ser encontrado baixo, alto e até mesmo altíssimo. É clássico, com a ponta fina e pontuda, deixando o resto do pé à mostra. É um coringa no guarda-roupa para um compromisso que exige um look elegante, mas que ao mesmo tempo, você precise estar confortável.
Como Usar: em ocasiões que você precisa de uma produção chic e sóbria.
- 7- All Star: nós poderíamos falar dos tênis, mas nenhum modelo é tão queridinho como o all star, e por isso, o elegemos o representante dessa categoria. Brincadeiras à parte, por mais patricinha que uma garota seja, tem sempre o dia que dá vontade de ousar no look, e nada melhor que um tênis para criar. O all star de cano alto fica muito legal com shorts curtínhos e camisetas de malha e aquele tradicional, o branco, fica bem com tudo, até mesmo com um vestido levinho no verão.
Como Usar: soltanto a criatividade e brincando com cores,e texturas.
- 8- Botas: é uma outra categoria em que é possível encontrar modelos baixos, médios e altos. Elas também podem ser de cano alto, médio e baixo. A grande queridinha do momento é aquela de cano baixo, que precisa ser usada com uma calça justíssima ou com saia ou short. Não tem nada mais feio do que colocar uma bota e a calça ficar toda embolada, essa é uma atenção que não pode ser descuidada. A bota baixa faz aquele estilo Peter Pan e pode ser um coringa no guarda-roupa de inverno. No momento, também do verão, já que as grifes estão apostando em um couro mais leve para criar coleções de bota para o calor.
Como Usar: se quiser usar saia curtinha ou short no inverno, não tem como errar, meia grossa e uma bota baixa de cano curto. O mesmo serve para usá-la com vestido e com a tendência de misturas de texturas, vale colocar uma meia de lã grossa, aquele vestido do verão levinho, a botinha e fechar com uma jaqueta de couro. Já, se for usar um par de botas com calça, esolha um modelo justíssimo, principalmente no tornozelo, isso evita de criar aquelas dobrinhas da roupa, que não fica bem colocada dentro do sapato.