Dicas Para Usar Sandálias de Plástico

Todo mundo, ao sair para qualquer canto, deve portar de um calçado, correto? Muitas pessoas gostam de usar algum tipo de calçado dentro de suas próprias residências. Mas, por que tanta importância para um objeto o qual nem é tão reparado?

A Importância do Calçado em Uma Produção de Moda

Há quem julgue o calçado como um acessório, um adorno, algo apenas para complementar a produção. O calçado é mais do que isso. Um calçado bem escolhido pode reter em si toda a graça do look, assim como se for mal escolhido pode levar a produção abaixo. Houve uma época em que o calçado tinha a função de proteger os pés, mas hoje ele tem como uma das principais funções a estética e, principalmente, o status social.

História dos Calçados

Os calçados tem uma história um tanto quanto peculiar. Quando, na história da sociedade, surgiu toda aquela diferenciação de nobres, clero, camponês e todas as outras classes, surgiu a importância da moda para diferenciar essas classes sociais. Essa diferenciação surgia pelas roupas (as dos nobres eram mais pomposas, enfeitadas, com brilho, cores caras, tecidos finos e muito pano e a dos mais simples era mais recatada, que facilitasse o movimento para o trabalho braçal e que, caso acontecesse algum dano, não houvesse problemas em abrir mão da peça) e, com o tempo, pelos calçados.

Os nobres usavam tamancos em casa, para não sujar os pés com o barro que entrava em suas residências. Na rua, mesmo os homens usavam salto alto. O salto daquela época era diferente do hoje. Era como a nossa atual plataforma. Tinha a função de elevar os seus donos, fazendo com que suas vestes, essas confeccionadas em tecidos nobres, finos e caros, não arrastassem no chão, evitando assim sujeiras, rasgos e outros danos.

Os camponeses, por executarem um trabalho árduo, necessitavam de conforto. Seus sapatos eram fechados e maleáveis (semelhante às sapatilhas dos dias de hoje). O intuito de ser um sapato fechado era de proteger os pés de machucados que pudessem ser ocasionados por pedras ou no meio das plantações e sua maleabilidade ajudava quanto ao conforto na hora de se locomover.

Os sapatos dos camponeses eram feitos, geralmente, de pano. Algodão cru, em sua maioria. Os nobres ostentavam-se em cima de calçados de, no mínimo, madeira.

A Evolução dos Calçados

Os calçados foram evoluindo com o tempo e a cada dia que passa o mercado dos calçados tem se tornado mais acirrado. Fabricantes foram estudando e aprimorando o design dos calçados. Os mais tradicionais foram averiguar como ofertar conforto e beleza para os clientes. A maioria dos sapatos que são vendidos atualmente são confeccionados em couro ou camurça (que não deixa de ser uma parte do couro do animal).

Esses sapatos confeccionados em couro são, em sua maioria, caros. Porém, de acordo com a clientela, um sapato em couro genuíno é muito confortável e se adapta ao pé do comprador.

Mas, por um mundo de mais praticidade e menos dinheiro no mercado, alguns empresários resolveram investir a pesquisa em outros materiais para a confecção de calçados, como por exemplo, a borracha e o plástico.

Sandálias de Plástico

Há quem abra a boca para dizer que não usa sandália de plástico de jeito nenhum, que uma sandália de plástico é sinônimo de pobreza e tantas coisas mais, mas cuidado para não pagar com a língua. Uma sandália que é de material maleável e que 11 entre 10 brasileiros usam é a chinela. De diversas marcas (havaianas e Ipanema são as mais conhecidas do ramo), o chinelo é perfeito para ficar em casa ou para ir à praia, para um programa que exija praticidade.

Além dos chinelos de plástico ou de borracha também há as sandálias, feitas do mesmo material. Rasteirinhas e sapatilhas são facilmente encontradas nesse material. Mas afinal, por que tantas pessoas se negam a usar uma sandália de plástico e outras já preferem essas?

Por que Usar uma Sandália de Plástico?

Algumas pessoas não veem vantagem nas sandálias de plástico. Elas alegam que as sandálias chegam a parecer sandália de criança e que não tem nenhum atrativo. Outros já dizem que o plástico machuca o pé, o que lhes impede de usar a sandália normalmente. Esses costumam dizer que as sandálias de couro, camurça e outros materiais são mais confortáveis, mas mal sabem que as sandálias de plástico tem suas vantagens.

O mundo da moda, hoje, vive um tempo de fast fashion (moda rápida). As roupas tem uma durabilidade mais curta porque as tendências mudam rapidamente. E quando levamos isso para as sandálias já complica um pouco. As sandálias de couro, por exemplo, tem um tempo de vida maior que uma sandália de plástico. Consequentemente, por ter uma durabilidade menor, algumas sandálias de plástico são mais baratas que as de outro material.

Por outro lado, geralmente as sandálias de plástico (principalmente as sapatilhas) tem uma vantagem em cima das outras sandálias: sapatos fechados dão chulé (isso todos sabem). Alguns sapatos de camurça ou aveludados (dependendo do design) não tem abertura para que o pé possa “respirar”. Os sapatos de plástico tem furinhos para isso, porque se não houver os nossos pés vão ser cozidos dentro das sandálias (o plástico retém o calor, fazendo um forno no nosso pé).

Marcas Conhecidas de Sandálias de Plástico

Como já falamos, duas marcas muito conhecidas e que quase todos os brasileiros usam são as Havaianas (conhecidas mundialmente) e a Ipanema. As marcas fabricam chinelos de dedo, que é quase indispensável no dia a dia dos brasileiros.

Outras duas marcas muito conhecidas na confecção de sandálias de plástico são a Melissa e a Zaxy. Essas marcas fabricam sapatilhas, sandálias e rasteirinhas de plástico com conforto e design reconhecido mundialmente. A Zaxy tem um preço mais acessível, o que chega a ser associado à qualidade inferior. A Melissa, por ter muito tempo de mercado e um valor agregado à sua marca tem um preço bem mais elevado. As duas marcas são muito conhecidas e fazem sucesso entre a mulherada.

Como vimos, podemos encontrar bons calçados a preços mais acessíveis. A qualidade também não fica para trás, e o design já não deixa a desejar. Calçados de plástico podem até machucar nas duas primeiras usadas, basta você usar o truque do band-aid na bolsa até se adaptar ao calçado. Mas lembre-se: preze sempre o seu conforto e bem-estar. Nada de se machucar por um calçado pelo seu preço imperdível ou pelo design inovador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *