Os sapatos de salto alto são peças comuns no universo feminino, usado em diversas ocasiões, o salto alto é comumente relacionado à feminilidade e a sensualidade, sendo uma peça chave no dia a dia ou em eventos formais para a maioria das mulheres.
Existem atualmente diversos tamanhos de salto para sapato, assim como vários formatos, o que pode acabar confundindo as usuárias em relação a qual é cada tipo de salto. Já que existem tantos modelos, pode surgir a dúvida: Quantos centímetros tem um salto alto? E mais, como é chamado o salto de sapatos que não se enquadram no salto alto?
Quando uma peça se torna muito comum em nossa vida, muitas vezes não pensamos muito sobre as suas características ou história, no entanto, é sempre interessante conhecer a história daquilo que faz parte da sua vida, e muitas vezes, peças que parecem simples, tiveram uma trajetória longa para se tornarem o que conhecemos atualmente.
A Origem De Um Ícone Da Moda: O Salto Alto
Não é possível saber exatamente quando foi criado o salto alto, mas há indícios de objetos semelhantes a ele pintados em murais primitivos das sociedades que viviam no Egito Antigo, isso a cerca de 5500 anos atrás. Provavelmente nessa época os sapatos eram usados somente pelas classes mais altas, costume que se manteve por alguns períodos da história.
Na Idade Média foi criado um sapato que continha um solado de madeira que era muito semelhante a um salto alto. Nessa época o salto tinha uma função muito importante, já que mantinha os pés das pessoas longe de detritos presentes nas ruas, como lama e outras sujeiras. Os sapatos de salto alto eram usados somente pela nobreza, homens ou mulheres.
O salto alto se tornou uma peça muito importante do guarda roupa a partir do século XV. Em 1400 foi criado o sapato chamado chopine, que tinha um salto plataforma que poderia chegar até a 40 cm de altura, esse modelo era usado somente pelas mulheres. Grandes percursores do salto alto foram Catarina de Médici, que era esposa do rei da França Henrique II e o rei Luís XIV, eles viveram em épocas distintas, mas tinha algo em comum, a baixa estatura, o que fez com que fosse muito comum em seus respectivos guarda roupas o uso de saltos extremamente altos.
Ao longo dos anos o salto alto foi se desenvolvendo e progredindo, até chegar a formula semelhante aos que conhecemos nos dias de hoje. Por muito tempo ele era uma peça luxuosa que ia muito além de um simples item de vestuário, sendo na realidade um símbolo de status social.
Quando se tornou um item mais comum, ele era usado tanto por homens quanto por mulheres para diversas funções diferentes, os cavaleiros o usavam para a equitação, em alguns locais as mulheres de haréns eram obrigadas a usar o salto alto para que fossem dificultadas possíveis fugas.
Ocorreu um período onde o sapato deixou de ser comum, por volta de 1790, época que ocorrem diversos movimentos a favor da igualdade social (até então o salto alto era mais acessível pela nobreza). Quando ele volta à moda se espalha por todos os continentes, sendo criadas novas opções de tamanho, modelo, etc.
Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento da indústria de calçados, o salto alto se torna muito comum, no entanto, agora ele é associado somente às mulheres sendo ligada a sensualidade feminina e deixando de fazer parte do guarda roupa masculino.
O Salto Alto Atualmente
Atualmente os sapatos de salto altos não têm funções diretas na vida das mulheres além da principal dos sapatos que é proteger os pés, o salto alto no geral é um item totalmente estético. Apesar de o seu principal valor ser o estético, as diversas marcas de sapato desenvolvem inúmeros estilos de salto que tem o objetivo de serem confortáveis leves e aconchegantes. O sapato deixou de ser associado às classes sociais, mas vale ressaltar que o uso de salto alto continua sendo associado, na maioria das vezes, a formalidade.
Quantos Centímetros Tem Um Salto Alto?
Ao olhar a vitrine de uma loja qualquer pessoa irá se deparar com diversos tipos de salto, cada um com um tamanho diferente. Afinal, todos aqueles tamanhos se enquadram no que é considerado um salto alto? Não é bem assim, existe uma divisão para a classificação dos saltos, usada para tornar mais fácil a identificação de qual o tamanho um comprador necessita, por exemplo.
Os tamanhos e classificações de salto são os seguintes:
- Até 2,5 cm de altura: salto raso ou rasteiro;
- Entre 2,5 cm a 6 cm de altura: salto baixo;
- Entre 6 cm a 8,5 cm de altura: salto médio;
- Entre 8,5 cm a 10 cm de altura: salto alto;
- Acima de 10 cm de altura: salto muito alto.
É possível notar por essa classificação que existe um tamanho exato para o salto de um sapato ser considerado alto, no entanto, é bem comum unir as classificações de salto médio (6 cm a 8,5 cm) e salto muito alto (acima de 10 cm) ao salto alto.
Existe ainda a diferença no método de medida, havendo o método italiano e o método americano, se o sapato for medido em diferentes métodos, o tamanho do seu salto será diferente. No método italiano, o que é usado no Brasil a medição do salto é feita entre a base na sola e o fim do salto, já no método americano, a medicação é feita incluindo o topo do salto. Nesse último caso, o tamanho do salto será maior.
Como Saber Qual O Tamanho Do Salto Ideal Para Cada Pessoa?
O sapato de salto alto é associado a vários problemas de saúde, já que o formato acaba não sendo o ideal para os pés, prejudicando a postura do usuário, pois causa o desequilíbrio na distribuição do peso, força o tornozelo e a ponta dos pés e pode causar joanete, bolhas, calos e em casos piores, tendinite.
Para reduzir os riscos do uso de salto alto há a possibilidade de saber o tamanho do salto ideal para cada altura, com isso, é possível usar um sapato que ofereça menos riscos a saúde. É recomendado que para o uso contínuo e diário o salto não ultrapasse os 4 cm. No entanto, há uma fórmula matemática para calcular o tamanho ideal do salto para cada altura, nela irá medir a altura da pessoa e das suas pernas, e então dividir esses dois números, após isso, subtrair do resultado a altura da pessoa, e depois, multiplicar por 10 esse valor achando assim a altura ideal para o salto. Confira o exemplo:
- Uma pessoa com 1,60 de altura e 75 cm de tamanho de perna irá fazer a seguinte conta: 1,60/75 = 2,13.
- Irá subtrair a altura desse valor: 2,13–1,60 = 0,52
- Esse resultado será multiplicado por 10: 0,52×10 = 5,2
- 5,2 cm é o tamanho ideal de salto para uma pessoa com essas medidas.
Quais São Os Tipos De Saltos Existentes?
Existem muitos tipos de salto alto, sendo possível encontrar um que combina com o estilo de cada pessoa. Há na realidade muitos modelos, sendo os mais comuns:
- Salto Anabela: Esse salto alto é bem confortável, já que é mais grosso e está presente em toda a sola do sapato, sendo um peito menor na frente, dessa forma a pisada fica mais regular. É muito bonito e combina com diversos ambientes.
- Salto bloco e salto cone: Os saltos altos com formatos diferentes se tornaram bem comum, alguns exemplos são o salto bloco, que é grosso e quadricular, e o salto cone, que é mais grosso na base e vai afinando conforme chega ao chão.
- Salto meia pata: Um dos modelos de salto alto mais usado pelas mulheres, o meia pata consiste em um salto alto e fino combinado a um suporte na parte da frente do sapato, que ajuda na sustentação e ao mesmo tempo garante uma estética única e muito bonita.
- Salto Stiletto: Um salto alto bem fino, geralmente usado em eventos formais, é muito bonito, porém, pouco confortável.