Qual Melhor Malha Para Uniforme? Qual a Mais Resistente e Bonita?

Camisetas de malha são ótimas opções para uniformes de funcionários de uma empresa ou para profissionais que realizam ações promocionais e eventos. No entanto, existe mais do que um tipo de malha para confeccionar uniformes e a escolha da mais indicada dependerá dos objetivos que se deseja alcançar.

A atividade profissional de quem irá vestir a peça assim como o orçamento disponível para a confecção influenciam também nessa decisão. A seguir vamos apresentar com mais detalhes os tipos de malha mais usados para confeccionar uniformes, assim será mais fácil fazer uma escolha bem embasada.

Conheça as Melhores Opções de Malhas Para Uniformes

Continue lendo para saber mais sobre as malhas mais indicadas para a confecção de uniformes.

Malhas Mistas Para Camisetas (PA e PV)

Tecidos sintéticos como poliéster e poliamida são leves, porém, esquentam muito. Já tecidos naturais como algodão e viscose apesar de sensação térmica agradável tem baixa durabilidade. Observando essas qualidades os especialistas focaram em desenvolver uma combinação das melhores características de cada tipo de tecido, assim nasceram às malhas mistas. Há dois tipos dessas malhas que mais se destacam no segmento de confecção de uniformes, explicaremos mais sobre elas a seguir.

Malha PV

Malha PV Branca

Malha PV Branca

A malha PV é composta por 33% de algodão e 67% de poliéster. Trata-se de uma malha com alta durabilidade bastante utilizada para confeccionar uniformes escolares que demandam lavagens frequentes. Essa malha se caracteriza ainda por não desbotar devido à capacidade do poliéster e da viscose de segurar a tinta. No entanto, com o passar do tempo pode apresentar bolinhas. Uma forma de retardar o surgimento de bolinhas é utilizar um acabamento chamado antipilling.

Malha PA

A malha PA é composta por 50% de poliéster e 50% de algodão, uma combinação que permite ter o frescor do algodão e a durabilidade prolongada do poliéster.

Malha PA

Malha PA

Por Que Não Malha 100% Poliéster?

Não é recomendado produzir uniformes de malha 100% poliéster pelo fato de que esse tecido sintético esquenta demais. Pode ser uma alternativa para os casos em que a camisa ou camiseta não será usada constantemente e não há muitos recursos financeiros para investimento. Uma peça 100% poliéster não amassa, mas pode ter bolinhas com o passar do tempo.

No caso de precisar de uma peça com uma estampa muito grande e detalhada pode ser válido usar tecido 100% poliéster. No entanto, lembre-se de que essa peça não poderá ser usada diariamente, a exceção fica para aquelas peças que possuem acabamento dry fit.

Malhas Dry Fit Para Uniforme

Peças feitas de malhas com acabamento dry fit tem sido bastante usadas para a confecção de uniformes de uso diário. Esse tipo de malha se caracteriza por oferecer mais conforto para o trabalhador uma vez que proporciona uma troca mais eficaz de calor com o ambiente.

Uma peça que permite que o suor evapore mais facilmente, além disso, é uma malha que não retém cheiro. No Brasil, um país tropical, é bastante recomendado esse tipo de malha. Existem basicamente dois tipos de tecidos dry fit.

Tecido Dry Fit de Poliamida

Em linhas gerais podemos dizer que a poliamida é uma versão mais refinada do poliéster, sua aparência é mais sofisticada. Quando possui acabamento dry fit apresenta sensação de toque gelado, algo que faz parecer ser menos quente que o poliéster. Ressaltamos que essas qualidades refinadas fazem com que a poliamida custe mais caro.

Não é indicada para sublimação, pois tende a apresentar um visual ‘lavado’, a estampa não fica com cores vivas. No entanto, se o objetivo é dar um visual mais vintage para a peça pode ser interessante aplicar sublimação no tecido dry fit de poliamida. A escolha da melhor malha dentre essas opções depende e muito do que se deseja obter como resultado.

Tecido Dry Fit de Poliamida

Tecido Dry Fit de Poliamida

Outra possibilidade para adicionar logos em camisas de dry fit de poliamida é o bordado, nesse caso é necessário que seja uma versão mais encorpada. Precisa de uma espessura mínima para resistir ao trabalho das agulhas de bordado.

Tecido Dry Fit de Poliéster

Uma malha mais barata que a poliamida por ser menos nobre, uma alternativa válida para quem precisa de grande quantidade de uniformes. Esse tecido é uma combinação de 92% de poliéster com 8% de elastano, porém, pode ser usada todos os dias. Nesse tecido a estampa sublimada apresenta cores vivas e bom detalhamento do desenho. A estampa apresenta qualidade fotográfica. Traz bons resultados para uso esportivo e também para uniformes empresariais.

Malha 100% Algodão

Malha 100% Algodão

Malha 100% Algodão

A malha 100% algodão é das favoritas do mundo da moda e está se consolidando também no segmento de uniformes. Geralmente as empresas que optam por esse tipo de malha desejam oferecer para seus colaboradores mais conforto e não tem obrigatoriedade de uso da peça. Não é muito interessante ter que lavar com frequência essas peças.

Embora seja um tecido nobre que apresenta grande frescor e que não dá bolinhas tem baixa durabilidade em comparação com malhas sintéticas e mistas. Além disso, se caracteriza também por desbotar e amarrotar com mais frequência. Recomenda-se que as malhas de algodão usadas em uniformes tenham os fios penteados para dar um toque mais gostoso. Versão cardada não é indicada por ter um toque mais rústico e com pouco conforto em comparação com algodão penteado.

Malha PET

Malha PET

Malha PET

A sustentabilidade tem se tornado uma questão chave no setor de tecidos e por isso foi desenvolvida a malha PET, uma opção durável e leve que reduz o impacto ao meio ambiente. Trata-se de um tecido feito a partir de material plástico descartável, em consequência pode ser sublimado. Apresenta visual bem semelhante a uma peça feita com fibras sintéticas, qualidade e uma aparência diferenciada.

Qual Escolher?

A resposta depende do objetivo da peça e se ela será para uso diário ou não. Quando a peça é apenas para ocasiões pontuais e não há muitos recursos pode ser interessante apostar em malhas 100% poliéster. Já quando se tem mais orçamento pode ser válido investir em peças de algodão para demonstrar uma valorização do colaborador que irá usar.

Gostou de saber mais sobre as melhores malhas para uniforme? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *