Tendência dos Anos 20 nos Dias Atuais: Como Usar?

A maioria das pessoas, quando vai fazer compras e passa pelas vitrines das lojas de moda, acaba olhando para as roupas e se pergunta se não já viu essa moda anteriormente. A verdade é que você provavelmente já viu, sim, alguma tendência com essa tendência que está em alta, novamente.

A Moda e As Releituras

A moda já passou por muitas mudanças e muitas revoluções. Em todo o período histórico, desde a pré-história até os dias atuais, a roupa que o ser humano usava sempre foi influenciada pelo período histórico. Em termos de criação, muita coisa já foi criada: roupas volumosas, roupas justas ao corpo, roupas compridas, curtas, mangas, decotes, mudanças no comprimento de mangas e barrado, calças, altura da cintura… Em termos de criação, podemos dizer que tudo já foi criado. Hoje em dia a moda é criada em cima de releituras. Como assim releituras?

Anos 20 Na Moda

Anos 20 Na Moda

Uma releitura é uma tendência que já foi usada anteriormente e está sendo usada novamente nos dias atuais, sendo que com algumas diferenças, já que muita coisa mudou, inclusive e principalmente o período histórico.

As releituras começaram a fazer efeito a partir do final dos anos 90 e para fazer uma releitura de sucesso é necessário muita pesquisa e estudo. A questão das releituras trouxe com muita força a ideia do vintage, que não existe só na moda mas também na arquitetura e na decoração, mas para criar uma moda vintage (com uma releitura) é necessário estudo para lançar a tendência certa e não tornar a moda brega.

Os Anos 20 e Suas Tendências

Os anos 20 foram anos de escassez em todo o mundo. No final da década de 10 o mundo tinha passado pela primeira guerra mundial. Com uma duração de 5 anos (de 1914 a 1918), as atenções dos países se voltaram para a guerra, deixando áreas como indumentária, alimentação, estudo e afins de lado. Com o fim da guerra, o mundo estava sem recursos e precisava se reerguer.

A década de 20 (falando da moda dessa década, especificamente) foi uma década onde a lei era economizar. As saias, que eram até os pés, encurtaram alguns centímetros, chegando à altura dos tornozelos. As cinturas, antes marcadas e bem femininas, desceram para os quadris já que a cintura marcada muitas vezes impedia os movimentos das mulheres e esta precisava trabalhar agora já que muitos de seus esposos haviam morrido na guerra ou para colocar mais dinheiro em casa.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os cabelos, de longos e bem ornamentados, passaram a ser curtos, no estilo Joãozinho. A mulher não podia perder tempo e muito dinheiro com produtos e cuidados com os cabelos, ela deveria ser prática pois deveria trabalhar (muitas vezes em industrias, o que podia causar algum dano ao cabelo longo).

Junto com os anos 20 (conhecidos também como “Os loucos anos 20”) vieram muitas tendências, como as pérolas (em seus colares longos que davam duas ou mais voltas nos pescoços femininos) e as franjas. Também veio em tendência nessa década as cores escuras e sóbrias, já que muitas famílias viviam um luto pelos familiares que morreram em guerra.

Agora que vimos como funcionou um pouco a década de 20 e algumas das tendências que estiveram sendo usadas àquela época, vamos ver quais dessas tendências ainda é usada nos dias de hoje e como usar essas tendências?

Usando As Releituras

Não que não haja mais coisas a serem criadas no mundo da moda, mas é muito interessante e bonito ver algo que já foi tendência nas ruas novamente.

  • Pérolas

As pérolas entraram no mercado por volta da década de 20 e continuam até hoje, sendo um artigo básico de moda, considerado também um artigo de estilo. Uma mulher que use um colar de pérolas (longo, como nos anos antigos, ou mais justo ao pescoço, como nos anos posteriores) não é considerada brega. As pérolas também podem ser usadas em brincos e em pulseiras. Que tal usar um conjuntinho de colar, brinco e pulseira de pérolas? Bem vintage e bem atual.

Outra forma de usar as pérolas na moda atual é fazendo a aplicação da mesma em peças, criando um volume na roupa. Você pode ver essa aplicação muito em shorts jeans ou em vestidos mais delicados.

  • Franjas

As franjas, quando usadas sem estar em tendência mundial, ganham um ar country, mas essa tendência surgiu nos anos 20, vindoura dos cabarés. Hoje em dia não é qualquer mulher que se atreva a usar uma roupa com franjas, mas podemos dizer que a pessoa que usa essa tendência (e ela está com tudo no mercado) é uma pessoa muito estilosa.

As franjas podem ser usadas em detalhes de blusas, shorts e saias, como um acabamento (ou a falta dele) dessas peças. Um local que vemos muito as franjas (e que elas fizeram mais sucesso nessa releitura) foi nas bolsas e nos colares. Os colares vem com franjas de couro e até mesmo com correntinhas que simulam as franjas.

As bolsas já vem com a franja de couro ou de tecido (depende do material que a marca use) em seu acabamento, geralmente por sobre a aba de fechar a bolsa.

  • O Comprimento

O comprimento tão usado nessa época encurtou, aumentou mas permanece vivo até os dias de hoje. A altura logo abaixo do joelho e que fica na altura da panturrilha é uma altura perfeita para saias e vestidos para o trabalho ou para um evento mais formal. Essa mesma altura também foi muito utilizada nos anos 50, junto com o New Look e a cintura marcada no devido lugar.

A moda atual está vivendo um momento de releituras e se você fizer a releitura corretamente estará em tendência. Hoje em dia conta muito mais o seu estilo pessoal do que a moda que está em tendência. Se você já gosta desses produtos e artigos em individual, melhor ainda para você. Se não, esses produtos estão com tudo no mercado, o que pode ser um ótimo momento para você experimentar a ideia de usar uma tendência que já esteve em alta e está novamente no mercado. Procure agregar essas dicas dadas ao seu estilo, nunca deixe de lado o que a sua opinião própria quer e diz. E vamos reviver os loucos anos na moda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *