O Mercado de vestuário é sortido, atende diversos públicos e supre inúmeras necessidades: Tem roupa para pessoas magras, mais cheinhas, para os esportistas, e com necessidades especiais, etc. Tem as criadas especialmente para serem usadas em ocasiões formais, as que o uso é favorável em dias quentes e outras em dias frios. São tantas opções que a gente acaba se perdendo em uma única pergunta: O que vestir? Na verdade, apesar da enorme aparente confusão que surge quando se tem diversas opções, vestir-se bem, conforme o clima e a ocasião não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ser racional nas escolhas e não se desesperar.
Com que Roupa eu Vou?
Muitas pessoas sofrem com a dificuldade de se arrumarem em dias de chuva. Tudo começa ao ter que renunciar a cama e as cobertas e enfrentar a vida lá fora. Depois dessa primeira angústia vem a dificuldade de compor um look harmonioso e confortável para enfrentar as atividades com chuva e sem risco de se resfriar. Para ajudar esse público preparamos algumas dicas de o que usar ou não em dias chuvosos, e a principio frisamos a importância de que se devem priorizar as peças de roupa que unam conforto, estilo, proteção e resistência.
Dias de Chuva, o que Usar?
Encarar dias de chuva, nunca foi fácil para ninguém, principalmente para as mulheres tão habituadas as saltos, roupas leves, cabelo escovado, acessórios e maquiagem. Mas ainda dá para ficar elegante, confortável e segura com:
- Roupas de Tons Escuros: Imprevistos acontecem e as roupas claras são as principais vítimas. Então sempre que for vestir-se em dia chuvoso com uma roupa em tom claro, se assegure de que você está livre da roupa molhada e transparente, ou ainda suja de lama.
- Calças, Vestidos Longos e Similares na Medida Certa: Pode parecer elegante em dias quentes, mas em dias chuvosos vai ser super desconfortável a barra da sua roupa arrastando no chão molhado.
- As saias por sua vez são práticas e dependendo do cumprimento podem ser usados com meia-calça bem como o vestido.
- A Calça Jeans é a melhor opção para se usar em dias de chuva por serem grossas e resistentes. Mesmo quando molhada não corre o risco transparecer o corpo ou as peças que foram sobrepostas. Se a intenção é usar com botas, o tipo skinny, são as sugeridas por serem justas ao corpo e ficarem por dentro das botas. Em contrapartida, se o frio for insuportável as calças ainda que jeans não são suficientes pois não esquentam e nem retêm o calor do corpo, então sempre é necessário usar por baixo do jeans uma calça de lã ou underware.
- Capas de Chuva ou Guarda Chuva: Em um mercado sempre tão inovador, podemos encontrar uma infinidade de opções destes produtos, tons vibrantes e estampados são os mais pedidos. E além de possuírem muito estilo são itens de proteção;
- Calçados Adequados: Escolha o calçado que seja resistente e lhe dê segurança no deslocamento, sem riscos de deslizamento e sem chances de estragar quando estiver em contato com a água. De preferência os sem recortes deixando uma parte do pé exposta;
Se você quiser um look mais casual, opte por tênis. Existem várias opções dentre elas o de cano alto e impermeável que evita que os pés fiquem molhados e retém o calor dos pés se forem usadas com meias adequadas. Há também a opção de calçados de borracha (como as Melissas). Mas claro que a chuva combina mesmo é com bota e galocha. A bota é mais formal e popular que a galocha e se pra essa primeira já precisa de ousadia na hora de usar, imagine ao que se refere as galochas que são mais descontraídas. De todo modo, são calçados super confortáveis, seguros e tem diversas opções para as pessoas de personalidade mais forte e dispostas a curtir a chuva com estilo. Porém, essa sugestão é direcionada as moças que moram em regiões que predominam o inverno de verdade, pois não vale a pena ter um calçado guardado para ser usado uma vez no ano.
- Os Lenços e Cachecóis são muito bem vindos: Eles protegem o pescoço, valorizam o look e dispõem de uma série de formas de uso.
- O Blazer e Casacos também são muito validos na proteção do frio e elegância da composição. O Blazer por sua vez é capaz de formalizar ou não o look, dependendo da sua modelagem e cor. Pode ser usado com peças em tecido jeans, e também sobrepondo um vestido. Para os menos ousados sugerimos o blazer e casaco nas cores bege, cinza, preto ou branco.
- Acessórios de Cabelo: Não é saudável viver escovando e pranchando o cabelo sempre, por isso aproveite esse período não muito favorável para essas atividades e use seu cabelo natural com os mesmos cuidados porem substituindo o caimento do salão de beleza que sai com a água e frieza (se não estiver protegido com químicos) por tiaras, boinas, gorros, lenços e outros acessórios que protegem o cabelo e te deixam tão elegante quando as escovações.
Outros itens sugeridos: luvas, mantas, aquecedores de orelha.
O Que não Usar?
Muitas vezes por desinformação ou desacreditar, acabamos utilizando quaisquer peças de roupas do nosso guarda roupa e acessórios incompatíveis com o clima, e estragando-os, pois alguns não foram feitos para suportar desconfortos típicos da chuva, por isso em períodos como esse evitem o uso de:
- Sapatos de Camurça, Laminado Sintético Tecido e Afins: Não foram feitos para resistir a água, principalmente o laminado sintético que surge como imitação do couro, mas ele logo danifica, mofa ou mancha.
- Roupas Claras: Como dito anteriormente as roupas brancas e claras, são as mais sujeitas a “atrair” respingos e manchas durante o dia. A chuva, vento, poças e sujeira são as vilãs.
- Barras Longas e Vestidos Compridos: Lembre-se o quanto é deselegante uma roupa longa deslizando no chão molhado.
- Roupas de lã grossa: é um material em caso de imprevisto vai demorar muito para secar.
- Calçados Abertos (Tipo Rasteirinhas): Para os que se incomodam com pés molhados é melhor desconsiderar o uso de calçados que deixam os pés expostos. Até mesmo porque é difícil saber qual a procedência da água que escorre pelo chão.
Por ultimo, e não menos importante, sugerimos a não utilização do salto alto, esse elemento em dias de chuva causa muitos acidentes devido o chão estar molhado e escorregadio, e mesmo parecendo bobagem essa observação, tem gente que arrisca esse tipo de malabarismos de estilo, acredite! Agora que já sabe como se vestir nos dias mais chuvosos, abuse dos looks e esteja sempre na moda, mesmo nos dias mais frios do ano.