Moda dos Anos 90: A Consolidação da Liberdade de Como Se Vestir

Essa foi uma década nostálgica e multicultural para a moda. Ao analisar os anos 90, a impressão que temos é que foi um tempo fragmentado e com variadas idéias sobre moda convivendo paralelamente. Percebe se uma mistura de tendências que revivem o estilo retrô, ou seja, essa década trouxe de volta às lojas elementos típicos de outros momentos com uma releitura de impressão vanguardista.

Essa é também uma década de extremos, há uma mistura do simples com o extravagante. Essa mistura é espelho dos efeitos da globalização na economia mundial. Os modismos passaram a surgir em um intervalo mais curto de tempo em comparação às décadas passadas. Pode se afirmar que houveram modismos e não tendências definidas e perenes. Nessa nova cultura do vestuário, regida pela renovação acelerada e pelo sucesso efêmero, a instabilidade do que era bom ou não estava em todos os estratos sociais. Essa foi a década da consolidação do consumismo iniciada nos anos 80.

Moda Anos 90

Moda Anos 90

O movimento de contracultura da moda vigente nos anos 90 ficou conhecido como Grunge. Originou se na cidade de Seattle e era influenciado pelas famosas bandas  de rock daquele tempo. Um perfil resumido do estilo Grunge são blusões e bermudas, de tamanhos maiores do que os ideais para qualquer pessoa. Foi através do Grunge que a moda passou a, também, seguir um caminho inverso: das ruas para as passarelas.

Apesar de alguns protestos contra, em paralelo ao Grunge, modelos muito magras beirando a anorexia ganharam popularidade e conquistaram o posto de heroínas do consumo. Com o apelo da juventude, elas eram marcadas por um ar de decadência, alienação e individualismo.

Outro acontecimento marcante dentre as revoluções da moda jovem nesse período aconteceu na área do esporte. Essa moda foi propagada pela cantora pop Madonna, que um dia apareceu em vários jornais usando um vestido de laterais listradas, no estilo da marca Adidas. A partir de então, o esporte virou moda, e invadiu as passarelas e casas noturnas da época. A calça jeans, a camiseta e o tênis definem um combo perfeito do estilo urbano. No fim dos anos 90, com avanços tecnológicos, os tênis recebem uma aparência cibernética e viram uma febre entre os jovens. 

A Contracultura da Moda Passa A Ser Moda!

Assim como todo os mais significativos movimentos musicais, o grunge também influenciou o modo de como os jovens da época consumiam produtos além da música. Em oposição ao modo de ser e pensar dos yuppies, grupo dos jovens ricos e bem sucedidos na economia capitalista dos anos 80, e das bandas de que esbanjavam poder aquisitivo pelas roupas que vestiam, o grunge causou uma significativa revolta na musica e na moda. Valorizando as idéias e a não as aparências, os roqueiros ícones do Grunge usavam calças rasgadas, sapatos gastos, camisas de flanela, suéteres velhos, enfim roupas muito usadas e pouco elaboradas no sentido de não usarem tecidos e costuras nobres. Sem maquiagem e cabelos despenteados e, geralmente, compridos a imagem  desse roqueiro era a do anti-estrela, uma oposição à busca de flashes e capas de revistas. Bandas de punk e bandas de heavy metal surgidas em meados dos anos 80 na cidade de Seattle, localizada no noroeste dos Estados Unidos, como dito anteriormente. O termo grunge apenas como palavra, no sentido literal significa sujeira ou imundo na língua inglesa. Grunge como movimento social, abrange a moda, com os cabelos desfeitos e roupas velhas e folgadas, como o som distorcido e alto das guitarras que marcam o tom das músicas.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Naquele tempo as pessoas não imaginavam o que bandas de certo modo anti capitalismo e com versos tão gritados pudessem alcançar o topo do mercado fonográfico. Contudo foi exatamente isso o que aconteceu. No começo dos anos 90, quando o segundo álbum da banda Nirvana, intitulado Nevermind, passa a frente do rei do pop, Michael Jackson, o espaço da grande mídia para outras bandas do cenário underground de Seattle, como Alice in Chains e Pearl Jam está aberto. Na década seguinte, os anos 2000, a emissora norte-americana MTV foi a maior propagadora desse estilo por todo o mundo. A MTV ajudou a transformar o que antes era apenas música, em um modo de ser e pensar dos jovens da época.

O Grunge teve uma baixa de popularidade e perda de força cultural após o suicídio de seu maior ídolo, o cantor Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, em meados dos anos 90. Entretanto, com as misturas de estilos em voga nos anos que se seguiram, o grunge é revisto em vários desfiles, temporadas de moda e bandas que  continuam fazendo sucesso até os dias de hoje como o Pearl Jam e o Foo Fighters, esta última banda fundada pelo ex-baterista e também cantor do Nirvana, Dave Grohl. 

Revivendo Os Anos 90 Em Gif’s!

Quem foi jovem nos anos 90 costuma afirmar que essa foi a melhor década da história. Sim, isso pode ser considerado exagero. Mas não há como negar que foram anos divertidos! Foi além de toda uma série de transformações culturais, o começo da internet! Na música, boybands e as Spice Girls, dividiram espaço no hall das bandas de famosas com roqueiros como os The Offspring. São tantas bandas e influências da música que é impossível lembrar de tudo. Uma forma de tentar solucionar esse problema está no site The 90′s Button, que reúne todas as músicas que fizeram sucesso na época. O auge dos anos 1990 é apresentado em um layout muito cheio de purpurina. Ficou curioso? Corre pro The 90s Button e reviva os sucessos noventistas: http://www.the90sbutton.com/ 

Como Era A Moda No Brasil Nos Anos 90?

Como Usar A Moda dos Anos 90 Duas Décadas Depois?

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *