O traje masculino sempre foi tido como mais prático e simples quando comparado ao feminino, Tanto é que para colação de grau, casamento, reunião de negócios e ocasiões do tipo as mulheres pensam nas minuciosas particularidades referentes ao traje que irão vestir, combinando bolsa com sandália, penteado, acessórios, escolhendo peças íntimas e uma infinidade de detalhes, enquanto em contrapartida os homens pensam em ir à uma loja onde a vendedora apresente um kit completo de traje social todo combinado, para economizar tempo e esforço, isso quando se importam com essa questão.
Já os raros homens mais preocupados com a apresentação social sabem que para ocasiões como estas já ditas, é necessário vestir peças de roupa que melhor condizem com a ocasião tipo:
Traje Esporte:
Para representar esse grupo os tipos de camisas ou polos discretas, como as sem estampas ou cor comportada, podendo usar um blazer ou casaco também comportado como sobreposição é um bom começo. Já as calças devem ser jeans ou brim em cores neutras tipo kakhi, e nos pés um sapatênis.
Recomenda-se o uso dessas peças para ocasiões informais do tipo: aniversários, batizados, almoços, exposições, cinema e eventos ao ar livre.
Traje Esporte Fino (Passeio): Para ocasiões também informais como casamento pela manhã, conferencias, e encontros temos o terno e a gravata (para eventos noturnos), dispensando a gravata quando os eventos forem diurnos. Quanto ao costume (Conhecido popularmente como terno) mudam-se os tons podendo ser mais claros que o convencional. O calçado tem que ser sapato.
Traje Social (Passeio Completo): Para ocasiões formais como jantar de negócios, coquetéis, concertos, casamentos após as 18 horas o traje deve ser formal e o Terno escuro, a camisa clara, gravata discreta, sapato social com amarração são itens característicos.
Traje a rigor: Como o próprio nome sugere, é um traje rigoroso que sugere poucas opções sendo ele o Smoking com gravata borboleta na cor preta e sapato com amarração ou liso de verniz. Esse tipo de roupa é comum em premiações, noites de gala, e eventos glamourosos.
Paletó x Blazer
Essa diferença não é puro modismo, é fator estudado e comprovado que interfere muito na sua apresentação pessoal. Vestir-se conforme o pedido deve ser a preocupação de todos principalmente quando se trata de ocasiões formais. Atualmente é comum vermos em convites a nota solicitando que o traje do convidado seja de algum tipo, mas poucos cumprem, provavelmente por medo de errar nas escolhas.
Muita gente ainda não entende a necessidade de se vestir bem e conforme a ocasião e acaba fazendo aquela salada de frutas, misturando na mesma composição sapatenis, com terno escuro e gravata borboleta para ir a uma reunião de negócios, e certamente chamar muita atenção. Tudo bem que todos nós temos nosso estilo e pode ser tão exótico que soa estranho para maioria, mas vamos ser coerentes até no estilo que adotamos, para não sermos engraçados por acidente em ocasiões onde a seriedade e formalidade são pratos cheios.
Em casos como esse, de deslize na hora de escolher a composição o mais comum se refere ao blazer e ao paletó, qual usar e para que ocasião, e que eles não são a mesma coisa são as principais questões que esclareceremos a seguir:
Paletó
É uma peça totalmente formal típica de alfaiataria, pode ser liso ou com padronagem que por sua vez pode ser risca de giz ou xadrez.
Faz parte de um terno (paletó + calça + colete) ou costume (paletó + calça) e vem com uma alça e colete. Sempre deverá ter uma calça combinando e poderá ser usado com ou sem gravata.
Cada vez que você arriscar adicionar características ou peças na composição de um look que contenha o paletó poderá tornar-se informal, por isso é importante manter o tradicional.
A peça faz parte do grupo do “traje social” e é comumente visto sendo usado por apresentadores de programas televisivos, cargos jurídicos e financeiros como advogados e banqueiros, garçom de restaurante de luxo (Serviço Buffet), Pastores, políticos, etc.
Seu uso é restrito a ocasiões em que a intenção principal de vestir composição com paletó é adicionar seriedade a pessoa.
Tipos Paletós:
Italiano
O corte reto proporciona o efeito visual quadrado, além dos ombros largos e sem abertura nas costas. É indicado para equilibrar as formas homens de ombros estreitos ou muito magros.
Britânico
Por contas das duas aberturas traseiras esse modelo tende a ser mais confortável e a dar mais mobilidade a quem o usa. Tem um corte elegante.
Americano
É indicado, aos gordinhos e de baixa estatura. Por ter apenas uma fenda traseira, ele é mais flexível que o italiano mais um pouco mais sóbrio que o britânico. Com suas lapelas estreitas e alongadas ele consegue o efeito visual de alongamento. E não tem contra indicação de uso;
Jaquetão
Indica-se para os homens mais altos o vistam e que seja mantido fechado. É um paletó transpassado e mais pesado que o convencional. Por conta disso não é muito confortável e está em desuso embora seja tradicional.
Risca de Giz
Já que as linhas verticais ajudam a afinar, este tipo de paletó é indicado para os homens que estão acima do peso, é um terno elegante que faz alusão aos anos 1920 e 1930.
Xadrez
Deve ser evitado por pessoas que estão acima do peso, pois o xadrez da a ideia de maior volumes. Essa estampagem é a cara do inverno e geralmente é feito de tecidos mais pesados.
Blazer
O blazer é uma peça menos formal (casual), que foge das limitações padrão que cerca o paletó. É uma peça independente, não acompanha uma calça de mesma padronagem. É uma peça esportiva com modelagem diferenciada podendo ser usado com calças de alfaiataria de outro tecido ou de outra cor e ainda com calça jeans. Pode ser usado também com camisa ou camiseta polo por baixo e seu uso é conveniente durante o dia como quanto durante a noite desde que seja em ocasiões menos formais.
O blazer masculino uma boa opção para os homens modernos. Funciona como peça coringa e pode compor uma infinidade de looks. Combina com diversos biótipos e serve no dia a dia como sobreposição convencional dispensando ocasiões ditadas, ele pode ser usado na composição de looks correspondentes a diverso estilos: Rock, Romântico, Sexy entre outros.
Importante: O paletó pode remotamente combinar com o look e substituir o blazer, mas jamais o contrario.