O Que É Um Material Têxtil? Quais São Os Principais Materiais Têxteis?

O material têxtil engloba vários materiais que podem ser transformados em fios, para que esses se tornem tecidos. Os fios podem são feitos de fibras, e elas podem ser naturais, sintéticas ou artificiais. As fibras naturais são as que têm origem vegetal, animal ou mineral, já as sintéticas e artificiais tem origem química.

Quais São Os Tipos De Materiais Têxteis?

Os materiais têxteis podem ser classificados em relação à tecnologia inserida em sua fabricação, a aplicação que eles terão, a sua gramatura e também a sua composição. Os tecidos são compostos por fios, esses sendo compostos por fibras naturais ou fibras sintéticas.

Alguns exemplos de fibras naturais: de origem vegetal – linho, algodão, juta e sisal; de origem mineral – amianto; de origem animal – seda e lã.

As fibras químicas são produzidas pelo homem, fazendo uso de produtos petroquímico. As mais conhecidas são: poliéster, poliuretano elastomérico, poliamida e polipropileno.

Quais São Os Principais Materiais Têxteis?

Há diversas matérias primas usadas na produção têxtil, que consequentemente produzem variadas espécies de fibras. Confira abaixo os principais materiais utilizados para esse fim:

Elastano

O elastano está presente em diversas peças de roupa e também em outros produtos, também chamado de lycra, é uma fibra que tem como sua principal característica a elasticidade, podendo se alongar em alguns casos mais de 500% e retornar ao seu formato original, além disso, é extremamente resistente, muito leve sendo também bem resistente a produtos químicos.

Elastano

Elastano

Muitas vezes ele é misturado com outros materiais, como poliamida, para a produção de peças de vestuário da moda fitness e também lingeries. É uma fibra sintética que foi criada no ano de 1959.

Algodão

Essa é uma fibra natural, existindo várias espécies de algodão diferente, que darão origem a produtos têxteis com características distintas em alguns pontos. No geral, o algodão é resistente, pois é oriundo de uma fibra longa, garantindo aos produtos originados por ele, muita qualidade e durabilidade. Possui um ótimo poder de absorção, além de permitir a respiração da pele quando usado para a produção para peças de roupa.

Algodão

Algodão

Considerada uma das fibras mais versáteis do mercado, ela da origem há vários tipos de tecido, como a cambraia, o tricoline acetinado e o crepe. Produz tecidos leves, que são propícios tanto para o uso em climas quentes quanto em climas frios e quando misturado a microfibra, obtém características de impermeabilidade. As espécies que possuem maior qualidade são a algodão egípcio e o pima.

Lã

Essa é uma fibra natural de origem animal, sendo elaborada a partir da tosa feita em cabras, carneiros e ovelhas. Apesar de a lã ser associada ao clima frio por estar presente na produção de tecidos pesados, quando ela é executada com 100% de lã, cria-se a lã fria, que é propícia para o clima quente, já que seus fios são extremamente finos, o que produz peças leves e confortáveis, sendo amplamente usado na criação de peças de alfaiataria.

Ela é comercializada seguindo as categorias: Super 100, Super 120, Super 150 e Super 180. Quanto maior for o número quer dizer que mais fino é o fio, e com isso, será um tecido mais confortável. Já no caso das peças produzidas com o fio tradicional, que é mais grosso, elas se tornam mais pesadas e com isso, esquentam mais, sendo ideais para o clima frio.

Seda

Seda

Seda

Essa é outra fibra natural de origem animal, oriunda do casulo do bicho-da-seda. É uma fibra muito resistente, muito macia e também longa, possui uma boa absorção e também proporciona boa respiração da pele, sendo um bom material para ser usada em dias quentes.

Apesar de ser um ótimo material, a seda possui um preço elevado devido a maneira da sua produção, principalmente quando o processo é feito manualmente ao invés de por meios industriais, com isso, muitas vezes ela é substituída pelo tricoline acetinado, que nada mais é que o algodão, sendo esse segundo material mais brilhoso que a seda verdadeira.

Viscose

Viscose

Viscose

A viscose é originada a partir da celulose que é retirada de plantas e árvores, apesar da sua matéria prima ser vegetal, a fibra em si é considerado artificial, já que passa por um processo de produção. As características da viscose são a leveza, ser um material fresco e que é capaz de absorver umidade e também possui uma secagem rápida.

Esse material não possui preço tão elevado, o que o torna um substituto do algodão em algumas ocasiões, sendo a principal diferença entre eles é que a viscose amassa facilmente e necessita de ser passada a ferro.

Tencel

Tencel

Tencel

Também chamado de modal, é o nome usado pelo mercado para chamar o lyocel, que é um material biodegradável, elaborado totalmente para ser ecologicamente correto. Possui um ótimo caimento, boa resistência à umidade, apesenta um toque suave e quando usado na fabricação de roupas proporciona uma boa modelagem, além de ser resistente e ter aspecto brilhoso.

Linho

Linho

Linho

Essa é outra fibra natural e também possui características parecidas com as demais, como a leveza, boa absorção e toque macio, porém, não é um material muito resistente quanto a sua elasticidade, podendo ser deformado quando é esticado, além disso, ele amassa facilmente. Quando fabricado com fibras de algodão e viscose suas propriedades se elevam, tendo um melhor caimento e também mais maciez.

Poliéster

Poliéster

Poliéster

Essa é uma fibra sintética, que é usada em várias misturas para se obter um tecido que não amassa facilmente. Produzida a partir do petróleo, é um plástico, o que consequentemente faz com que peças produzidas com ela não sejam boas em relação a respiração da pele, não permitindo a troca de calor com ambiente externo. Porém, quando ele é misturada a outras esse aspecto melhora, assim como adquire poder de boa modelagem, mais resistência e conforto.

Tipos De Tecido Têxtil

Tecidos Têxtil

Tecidos Têxtil

Confira as variações de tecidos conforme a forma da sua tecelagem:

  • Tecidos planos: Os tecidos planos são o resultado do entrelaçamento entre dois conjuntos de fios em um ângulo reto, durante a tecelagem, há os tecidos que ficam na transversal e que são chamados de trama, e os na longitudinal, chamados de urdume.Há tecidos planos simples, que são formados por um conjunto de cada tipo de fio (trama e urdume), e os tecidos compostos, que são criados a partir de mais de um conjunto de cada tipo dos fios.
  • Tecidos felpudos: tecidos que a superfície apresenta felpas salientes, ou seja, voltas de linha que podem ser sentidas ao toque, podendo elas se encontrarem inteiras ou cortadas.
  • Leno: tecidos porosos, onde os fios do urdume se entrelaçam tanto com a trama quanto com os próprios fios de urdume.
  • Malha: Esse produto têxtil é formado por laçadas que se apoiam tanto verticalmente quanto pela lateral. Podem ser chamadas de malha por trama, que são tecidos obtidos a partir do entrelaçamento de um único fio, ou malha por urdume, obtida pelo entrelaçamento de mais de um conjunto de fios, sendo colocados lado a lado.
  • Mistos: também chamado de malha laid-in, são tecidos feitos de malha por urdume ou trama, porém com inserção periódica de um fio de trama, o que o torna mais estável.
  • Tramados: tecidos produzidos em máquinas feitas para malharia por urdume, onde os fios de urdume são substituídos por colunas de malha.
  • Não Tecido: tecidos com fibras presas uma a outras por meios físicos ou químicos. O Feltro é um não tecido, feito com fibra de lã e utilizando produtos químicos para se manter preso. Outro não tecido é o folheado, que é feito com um véu de fibras têxteis e que são mantidos juntos por meio de um adesivo ou fusão de fibras termoplásticas.
  • Tecidos especiais: tecidos que são obtidos a partir de uma estrutura mista de tecido plano, malha e não tecido, a partir de soluções de polímeros. Existem os tecidos especiais laminados, que são obtidos a partir da colagem de tecidos diferentes ou pela aplicação de impermeabilizante químico a qualquer tecido, e também os tecidos especiais malimo, que são produzidos por uma máquina de mesmo nome onde há sobreposição de camadas de urdimento e trama, com amarração feita a partir de pontos de malha.
  • Firmes: formado a partir de material têxtil, mas que se assemelha mais com o papel.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *