Qual a Temperatura Ideal Para Sublimação de Camisetas? e o Tempo?

As peças de roupa tem como utilidade principal cobrir certas partes do corpo, elas podem dispor de uma função específica, como por exemplo se proteger do clima de determinada região ou dos elementos nas quais se tá tendo contado, também pode ser utilizada por vaidade, uma vez que elas são utensílios de moda e ajudam a enfeitar nossos corpos, ou até mesmo por questões culturais, já que pessoas que crescem em lugares onde há uma vestimenta típica costumam continuar as utilizando, como seus familiares, vizinhos e antepassados.

 Seja qual for a razão pelo qual usamos roupa, é inegável que ela é uma peça que dispõe de muita influência no nosso cotidiano. Atualmente a indústria responsável pela confecção dessas peças, também chamada de indústria têxtil, movimenta uma quantidade abundante de dinheiro, além de dispor de uma enorme importância e um poder global, só no Brasil ela é a responsável por empregar cerca de 16% dos trabalhadores e com perspectiva de crescimento. 

 Uma Breve História das Roupas

 As primeiras peças de roupas confeccionadas pelos seres humanos eram muito diferentes do que vemos hoje em dia. Desde a pré história os homens procuram itens para cobrir o corpo, sendo as primeiras roupas nada mais do que peles e pelos de animais, além disso há registros de que já naquela época se utilizava fibras de plantas para a produção das peças. 

 Com o passar do tempo as técnicas foram se aperfeiçoando, na antiguidade já existiam os teares, peças que ajudavam a entrelaçar os fios essenciais na fabricação das roupas, e portanto elas se tornaram muito mais elaboradas e belas. Até relativamente pouco tempo atrás, os materiais com os quais se confeccionava as peças de vestuário, tinham uma origem 100% natural, podendo vim das plantas ou dos animais, provém desses seres os tecidos mais famosos, como o algodão, a seda e a lã. Contudo um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade foi o responsável por mudar isso.

  Com o advento da revolução industrial, foi possível a criação de grande máquinas, que além de terem sido utilizadas para vários outros fins, também foram empregadas nas vestimentas. Foi essa invenção que possibilitou a criação de uma enorme variedade de roupas, pois a partir dela houve a introdução de novos modos de trabalhar o material e até mesmo a criação de novos tipos, como por exemplo o tecido sintético, criado por materiais que não tinham origem em fibras naturais, mas que mesmo assim podiam exercer a mesma função dos fios procedentes dos animais e das plantas. O episódio da revolução industrial transformou o mundo da moda definitivamente.

  O Processo da Fabricação de Peças de Vestuário

Que as roupas são de extrema importância para o nosso cotidiano, todos estamos ciente, no entanto você sabe algo sobre o processo de confecção dessas peças? Conheça um pouco sobre as etapas dessa fabricação.

Dispondo do tecido, é necessário criar um esboço de como será a roupa, ou seja elaborar um croqui. Posteriormente é preciso criar um molde e cortar os tecidos de acordo com ele. Após isso, os fabricantes montam as peças através da costura, e incluem nela alguns acabamentos se for necessário. Antes do processo ser completamente finalizado, é indispensável que se prove as peças para que se examine se tudo está correto com ela, e se estiver,cela será utilizado como piloto para a criação de várias outras, e estas por sua vez serão enviadas para serem vendidas.

  Entretanto o primeiro passo de todos, e que se não for feito torna-se impossível criar qualquer peça, é fabricar o tecido que será utilizado para confeccionar as roupas. O material deles podem ser de variados tipos, mas o processo é o mesmo, sendo necessário entrelaçar os fios até que eles se tornem um pano com um tamanho adequado. Muitas vezes essa etapa da produção não é feita pelos mesmo criadores da peça, mas por outros fabricantes que criam apenas o tecido e os vende para quem irá confeccionar as roupas.

 O Que é Necessário Para Estampar o Tecido?

É comum que diversas peças adquirida por nós venha com estampas dos mais variados tipos, elas servem para enfeitar as roupas, concedendo mais estilo e personalidade para as vestimentas. Estes adornos são possíveis graças a uma máquina específica chamada impressora de sublimação, que utilizam do calor para estampar as peças. Quando estudamos química descobrimos que sublimação é quando uma substância que está sólido passa para o estado gasoso, isso sem virar líquido antes. E é justamente isso que acontece aqui, pois a máquina é responsável por aquecer a tinta (sólida) e transformá-la em um vapor que estampará a peça.

Estampar o Tecido

Estampar o Tecido

 Contudo não é qualquer material que pode passar por esse processo, nos panos é preciso que eles sejam constituídos com no mínimo 90% de tecido sintético de poliéster, logo os feitos com materiais naturais não podem ser estampados com esse tipo de ferramenta. 

 Embora o uso das máquinas de sublimação seja muito comum hoje em dia, ainda há outras técnicas para estampar as camisetas e outras peças de roupa, entre eles podemos citar a serigrafia, um processo muito menos tecnológico, em que se coloca uma tela onde se deseja estampar uma imagem e vaza a tinta pelos poros da mesma até que o desenho esteja completo e se fixe no item. No entanto este processo não é tão prático, rápido e barato quanto a sublimação, e em razão disso ele é muito menos empregado pelos fabricantes.

Qual a Temperatura Ideal Para a Sublimação de Camisetas? e o Tempo?

  Para que uma camiseta passe pelo processo correto de sublimação é necessário que a máquina esteja a 200 graus celsius, o tempo levado até a conclusão é de apenas 20 segundos, como podemos ver é extremamente rápido e eficaz. Contudo se porventura a impressão vier a ficar fraca ou de baixa qualidade, recomenda-se verificar o manual de cada máquina e fazer alguns ajustes, também é importante examinar se o equipamento está em bom estado.

O Tempo e a Temperatura Ideal Para a Sublimação de Outros Objetos

 Não é apenas as peças de roupas que podem passar pelo processo de sublimação, ele pode ser empregado em diversos outros objetos, para que isso ocorra basta apenas que na constituição destes itens haja ao menos uma resina de poliéster. 

1- Caneca

Caneca

Caneca

Um utensílio que geralmente passa por esse processo é a caneca, sendo muito comum encontrar elas com os mais variados tipos de estampa, o tempo ideal para sua sublimação depende do tipo de material do qual ela é feita, as de plástico, por exemplo, necessitam de 120 segundos para que ocorra o processo, isto com a temperatura a 180 graus celsius. Já as de alumínios levam 180 segundos minutos a uma temperatura de 180 graus, e as de vidro cerca de 200 segundos com a temperatura elevada a 175 graus celsius.

2- Chinelo

Chinelo

Chinelo

  Apesar da utilização do chinelo não permitir que ele mostre muito a sua estampa, ele é um objeto que passa frequentemente pelo processo de sublimação. O calçado leva em média 300 segundos a uma temperatura de 200 graus celsius até ser estampado.

3- Agenda

Agenda

Agenda

 Também se utiliza muito esse processo para adornar agendas, comumente toda sublimação leva somente 20 segundos, isso se a temperatura se encontrar a 200 graus.

4- Bótons

 Considerando que a função primordial dos bótons é divulgar ou decorar algo, é dedutível o porque deles necessitarem de uma estampa. O processo de sublimação deles também é rápido, leva 20 segundos com uma temperatura de 200 graus celsius.

Bótons

Bótons

 Como podemos ver as roupas exercem mais funções do que meramente cobrir alguma parte do corpo, pois ela também serve para expressar alguma ideia ou sentimento, em razão disso as estampas são tão populares, pois elas são uma forma objetiva e eficaz de conseguir demonstrar o que se deseja. E não é apenas com as vestimentas que isso ocorre, pois estampar qualquer objeto já serve para demonstrar algo, podendo ser apenas a divulgação de algo ou alguma ideia, ou até mesmo uma simples demonstração do que se acha belo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *