Qual Tecido É Usado Para Fazer Edredom? Características E Modelos

Com o período de inverno se aproximando as preocupações de moda passam a ser outras. O inverno é a estação do ano em que se tem uma baixa na temperatura, e nós, brasileiros sofremos bastante com isso. Acostumados com as altas temperaturas durante o ano, essa estação é quase um gatilho.

Como já dito, as preocupações sobre moda ficam em segundo plano, o primeiro envolve se esquentar nessa estação e são abertos os processos de compra do edredom perfeito para se esquentar dentro de casa e tomar seu querido chocolate quente. Mas poucas pessoas sabem qual edredom comprar, qual é o melhor tecido, quantos fios essa peça deve ter entre outras dúvidas. Pensando nisso, o artigo tem a intenção de te auxiliar nesse momento de escolha.

Escolhendo O Edredom Perfeito

A sensação de se sentir abraçado por sua roupa de cama é única e desejo que todos possam sentir isso um dia, por isso irei te ajudar a estar mais próximo de sentir esse mix de sensações. A escolha do edredom perfeito envolve muitas características das peças que por muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos.

As características dessas peças são as ferramentas que irão garantir o conforto e a qualidade delas, então é realmente necessário conhecer o que está envolvido na produção desse produto que se torna essencial em nossas casas em períodos mais frios ou até mesmo para compor a decoração de nossos quartos.

É importante saber que na produção do edredom envolvem diversas coisas, como a textura da peça, tipo de tecido utilizado, revestimento entre outros. Iremos começar pelos tipos de tecidos que temos no mercado.

Tipos De Tecidos

A escolha do tipo de tecido que irá compor seu edredom é importante, pois ela irá garantir a maciez dessa peça. Então vamos conhecer alguns desses possíveis tecidos.

Algodão: os tecidos feito à base de algodão são os mais indicados para as temperaturas e o clima brasileiro. Esse tecido de algodão tem a capacidade de absorver muito bem a umidade, e o clima brasileiro é bastante úmido e quente. Esse tecido possui como característica maciez, conforto e também é considerado bastante resistente a lavagem e ao longo período de uso.

Algodão egípcio: o que diferencia o algodão egípcio do algodão comum é o fio que ele é produzido, como o nome já diz fio egípcio. Esse fio garante maior qualidade e um design mais bonito para a peça. O preço dos edredons feito com esse material normalmente é mais elevado do que os demais.

Algodão orgânico: a diferença desse tipo de algodão está no seu processo de produção. Não são utilizados nenhum tipo de substancia química, ou seja, é completamente sustentável.

Cetim de algodão: esse tipo de tecido é um pouco mais sofisticado que os outros. Isso devido ao momento e a forma em que é produzido, com fios entrelaçados de uma maneira especial. O tecido é nobre e mais sedoso do que os outros. O entrelaçamento dos fios torna o tecido mais brilhante e liso.

Linho: diferente dos demais tecidos o linho é uma fibra bastante resistente e forte. E por essa característica eles são mais resistentes as lavagens e ao uso por longo período de tempo. Além disso, ele é bastante elegante e também muito confortável, no entanto, esse tecido tem uma facilidade para se amarrotar.

Microfibra: para a produção dos edredons é utilizado a microfibra de poliéster. Esse tecido tem como suas características a sua leveza, conforto, resistência, maciez, sedoso e não se amarrota com facilidade, diferente do linho. Outro ponto positivo da microfibra é que é um tecido antialérgico e o seu valor de mercado é menor do que os demais.

No iron: esse tecido é um tipo que é feito com 100% algodão. E possui as seguintes características: conforto, textura lisa e bastante uniforme. Esse tecido é bem pratico, pois não exige ser passado para ser utilizado.

Percal: esse tecido se caracteriza pela sua extrema leveza e maciez, podendo ser também muito resistente. É feito a base de 100% algodão. E se bem cuidado, os edredons feitos com esse tecido podem ter uma durabilidade muito boa.

Tencel: esse tecido se diferencia dos demais pela matéria de que é produzida, ele se destina de uma fibra de celulose e natural. Esse tecido tem como características a sua resistência e absorção de umidade assim como o algodão, é ainda tão macio quando a seda e pode set forte assim como o poliéster. E além disso possui frescor e caimento, devido as fibras celulósicas. Esse tecido também pode ser encontrado como Liocel e Lyocell.

Esses foram alguns tipos de tecidos que são encontrados no mercado e estão presentes na composição de grande parte dos edredons. Conhecendo um pouco mais sobre eles é possível ter uma noção melhor de como será o edredom que está sendo comprado, isso é importante pelo fato de que grande parte das pessoas estão optando por fazer suas compras online. E conhecendo um pouco mais sobre os tecidos, o risco de ter uma peça que não te satisfaça suas necessidades naquele momento passa a ser bem menor.

A Quantidades De Fios Importa Na Escolha Do Edredom?

Nos anúncios dos sites muito se falam sobre a quantidade de fios que um edredom, colcha ou jogo de cama possui. No entanto, poucas pessoas sabem o que isso quer dizer na verdade, então pensando nisso, irei explica o que isso quer dizer.

A quantidade de fios presente em um tecido quer dizer sobre a quantidade de fios que se encontra por centímetros quadrados daquela peça. E quando maior for a quantidade presente de fios por centímetros quadrados, maior será o conforto e a maciez daquela peça, e consequentemente o seu valor de mercado também.

Kit Edredom Liso

Kit Edredom Liso

Agora, depois de saber o que significa a quantidade de fios, surge outra dúvida: qual a quantidade ideal de fios para um edredom?  Como já dito, a quantidade de fios é um fator determinante sobre a garantia de maciez e conforto que o edredom irá te conceder. Dessa forma, quanto maior a quantidade de fios a peça tiver maior será sua qualidade. No entanto, o seu valor também será mais elevado. O que leva a pensar sobre outros aspectos que te agradam na peça, como a estética, design e o valor.

Curiosidades Sobre Edredom

Muitos casai se queixam de dividir seus cobertores pelo fato de que a temperatura do corpo de cada um é diferente. Ou seja, um sente mais frio que o outro e isso acaba virando um problema na hora de dividir a peça.

Mas olha que interessante, foi desenvolvido uma espécie de edredom que pode ter sua temperatura controlada através de um aplicativo do celular. A peça inteligente recebeu o nome de SmartDuvet Breeze. A temperatura dessa peça pode ser controlada pelos dois lados, ou seja, cada um escolhe a temperatura que te deixará mais confortável para passar a noite.

Essa função ocorre através de uma camada de climatização presente nesse edredom e ela é posicionada entre o edredom e a capa. Desse modo, o casal poderá ter controle sobre a temperatura através de um aplicativo baixado em seus aparelhos celulares.

Além dessa inovação com esse edredom que controla a temperatura, temos uma outra peça inteligente no mercado. Essa se diz capaz de se arrumar sozinha, imagina uma cama que se arruma sozinha, exatamente a Smart Duvet faz isso para você.

Essa invenção também é controlada por um aplicativo e o tecido usado na fabricação dessas peças são os mesmos utilizados em materiais espaciais. O funcionamento dessa peça é baseado por um sistema de câmaras de ar que inflam e são preenchidas por um motor que fica estacionado sob a cama. O produto foi lançado no de 2016.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *