Existem diversos tipos de tecidos que podem ser usados para a fabricação de camisas de times de futebol. Porém, algumas são mais ou menos indicadas, de acordo com as suas características.
Com o avanço da tecnologia, e também com o aumento da concorrência, foram surgindo novo tecidos para a confecção dos uniformes de equipes de futebol, de handebol, de basquete e demais esportes também.
Hoje em dia, para vários tipos de esportes, existem tecidos mais apropriados e mais indicados para cada modalidade.
Tecidos Para Camisas de Futebol
O futebol, o esporte mais conhecidos no mundo inteiro, passou por grandes mudanças no decorrer dos últimos anos. Aconteceram inúmeras mudanças tanto no condicionamento físico dos jogadores, quanto nas regras do jogo, como nos acessórios e uniformes também. Tudo isso foi muito importante para fazer com que o esporte ficasse mais seguro, confortável e atrativo para os jogadores.
As chuteiras foram remodeladas, passando a ser mais leves; os jogadores passaram a contar com tornozeleiras e com caneleiras para se protegerem; as camisas ganharam números, contribuindo a identificação dos jogadores em campo; e os cartões vermelhos e amarelos passaram a atuar como um código de conduta dentro de campo.
E, desde muito tempo, as marcas vêm buscando alternativas mais confortáveis, e tecido mais apropriados para a confecção dos uniformes dos jogadores.
Hoje em dia, podemos encontrar uma série de tecidos diferentes, e que são usados na confecção dos uniformes dos times. Entender quais são as principais diferenças entre eles é fundamental na hora da escolha do material mais apropriado para o seu time.
Podemos citar como exemplos de tecidos: 00% Poliéster com Tratamento Dry com Elastano, 100% Poliéster com Tratamento Dry, Piquet PA e Poliamida. O poliéster tem a capacidade de absorver mais o suor, além de também ter proteção UV e ação antibacteriana, o elastano possibilita uma melhor modelagem do tecido ao corpo. A poliamida, por sua vez, consegue eliminar o atrito que acontece entre o corpo do atleta e o tecido.
Tipos de Tecidos
Confira abaixo, com mais detalhes, a principais diferenças entre os tecidos mais comumente usados na confecção de uniformes de times de futebol:
- 100% Poliéster com Tratamento Dry com Elastano: esse tecido possibilita uma modelagem bem melhor ao corpo, além de manter normalmente a função do Dry.
- 100% Poliéster com Tratamento Dry: esse tecido consegue absorver o suor muito melhor, contribuindo para que o atleta transpire melhor.
- Piquet PA: a composição desse tecido é de 50% algodão e 50% poliéster. É mais usado para a confecção de camisa polo.
- Poliamida: esse tipo de tecido é mais usado na confecção de uniformes de corredores, pois é um tecido com toque macio e mais leve, que não causa atrito entre o corpo do atleta e o tecido.
Proporciona mais durabilidade, sem deixar de lado o conforto do atleta. Trata-se de um tecido sólido. Com ele, o suor escorre pela pele, para que possa evaporar mais rapidamente.
- Algodão: o algodão é um exemplo de tecido super versátil, e que é frequentemente usado na confecção de uniformes diversos, por se tratar de um material mais confortável e mais leve. Ele não retém muito calor, e se adapta a várias temperaturas diferentes facilmente. O problema é que, como é uma fibra natural, o algodão amassa com muita facilidade. Além disso, ele pode encolher logo na primeira lavagem.
- Poliéster: é um tecido usado em uniformes que precisam ter uma durabilidade maior.
- Poliéster-Algodão: são parecidos com as misturas 100% algodão. Porém, eles possuem inúmeros outros benefícios. Não encolhem com facilidade e são bem mais confortáveis e respiráveis.
Cada tipo de tecido tem as suas próprias características, e serve para uma finalidade específica. Por isso, é muito importante conhecer bem o tecido antes de encomendar os uniformes do seu time.
Tecidos Para Roupas Esportivas
O tecido usado para a confecção de uniformes esportivos deve ser especificamente produzido para essa finalidade. Ele precisa atender bem à situações de equilíbrio de calor, resistência e conforto.
Quando estamos praticando um esporte, como o futebol, por exemplo, precisamos pensar no tipo de material com muita atenção. Afinal de contas, alguns fatores podem influenciar diretamente na qualidade do uniforme e, principalmente, no desempenho do atleta.
Podemos dizer que o tecido usado em uniformes esportivos é um tecido mais “técnico”, pois ele tem a capacidade de absorver o suor rapidamente, levando-o para a superfície, para que ele possa evaporar mais rapidamente.
Tecido Tecnológico
Esse tipo de tecido serve para substituir o poliéster em vários tipos de esportes, pois oferecem inúmeros benefícios adicionais para os atletas que procuram por roupas esportivas com mais qualidade.
O tecido tecnológico possui algumas perfurações pequenas. Essas perfurações permitem um fluxo melhor para o ar sem que, para isso, tenha que comprometer a durabilidade dos uniformes personalizados das equipes.
Apesar de ser mais caro que os demais tipos de tecidos, ainda assim eles valem muito à pena, pois a sua qualidade é realmente superior.
Dicas Para Escolher o Tecido Para o Time de Futebol
Antes de mais nada, quando um jogador de futebol veste um uniforme, ele deve se sentir confortável com o mesmo. Afinal de contas, sem conforto, o desempenho do atleta cai consideravelmente.
O tecido deve oferece um verdadeiro suporte para quem utiliza. Mas também deve ter a flexibilidade suficiente, para que o atleta possa se movimentar da melhor forma, e livremente, sem comprometer a sua atuação.
Além disso, os tecidos usados na confecção de uniformes de times de futebol devem ser capazes de suportar toda tensão e estresse possíveis. Ou seja, deve ser um material de extrema qualidade.
Por tudo isso, é fundamental analisar muito bem aquilo que se espera do uniforme, quais as características ele deve ter, para escolher o tecido com mais segurança. Afinal de contas, a qualidade do uniforme influencia diretamente no desempenho do seu time de futebol.
Existe uma série de materiais diferentes. Sendo que cada um promete um benefício diferente, para atender às exigências dos vários mercados consumidores.
Quanto mais conforto e resistência o material oferecer, melhor também será o bem-estar dos atletas.