O Balé por muito tempo foi visto apenas em salões de danças, palcos teatrais, apresentações musicais e caixinhas de joias onde a bailarina que antes utilizava convencionalmente um colan de malha, saia armada de tule, sapatilha enlaçada na perna com fitilho, e um cabelo aprumado em um coque, hoje em dia caminha livremente pelas ruas, retratado nos looks de muitas mulheres de bom gosto.
Afinal é no tule, renda, seda, cetim, nylon, organza, tarlatana, chiffon, babados, transparência, bordado de pedrarias, lantejoulas, sapatilhas, polainas, coques de cabelo e outras características e acessórios peculiares da composição de uma bailarina onde encontramos toda a sua delicadeza e feminilidade materializada. E qual mulher não quer ter essas características sem precisar bailar e treinar por horas a fio?
Foi com essa preocupação, de vestir a mulher com as qualidades que mais valorizam as bailarinas, que desde o início do século XX essa tendência de balé vem desfilando pelas ruas, sempre impulsionada por grandes ícones do mundo da moda, como é o caso da Estilista Coco Chanel.
O filme Cisne Negro também teve uma grande participação nessa disseminação deste estilo, onde as peças de composição do look conceitual típico das bailarinas são redesenhadas para suprir as necessidades do mercado atual, já que essa proposta foi muito bem aceita pelas mulheres de todo o mundo.
Conheça Algumas das Peças Criadas Seguindo Esse Contexto:
Calça Bailarina:
Esta é uma peça muito versátil comumente encontrada no mercado nos modelos “flared” e skinny na cor preta, apesar de muita gente achar que ela é restrita para a prática do fitness, pode sim ser usada para outras finalidades, basta adequar ao uso.
Por exemplo: Em um look casual (na fuga do estilo esportivo) você pode combinar sua calça bailarina com uma blusa larga e fluída, com manga 3/4. Pode também usar com uma regata básica e adicionar um casaco de lã ou de malha folgado.
Para os pés, as sapatilhas bailarina ficam muito bem para qualquer uma das duas composições apresentadas anteriormente.
Não se esqueça de complementar o look com uma bolsa, óculos de sol e outros acessórios se vierem ao caso.
Sapatilha Bailarina:
As “ballerines”, sapatilhas de biquinho arredondado, com lacinho na frente inspirada nas sapatilhas das bailarinas; Encontradas em diversas formas: em camurça, tecido, plástico e em uma grande infinidade de derivações. Compõe muitos estilos de looks, desde o esporte ao social e são bem aceitas devido o conforto, praticidade e a elegância espontânea que promove.
Entre as derivações de sapatilha ainda nesse estilo, encontramos ainda as com fitas de cetim que envolve o calcanhar fazendo alusão as antigas sapatilhas de balé clássico. E as que também prendem o calcanhar no estilo gladiador, geralmente com fechamento nas laterais ou costas.
Já nos modelos mais atuais encontramos também a presença de brilho e spikes.
Coque Bailarina:
E qual mulher nunca sonhou em ter o cabelo de uma bailarina? O coque estilo bailarina é muito fácil de aprontar:
Depois do rabo de cavalo feito no alto da cabeça basta enrolar o cabelo torcido em volta do próprio cabelo preso, e encaixa os grampos para dar segurança ao cabelo enrolado junto ao cabelo preso de forma discreta basta finalizar com um spray fixador forte e alguns acessórios de cabelo prateado ou dourado em estilo grampo ou presilhas.
Há ainda os coques que tem rendinhas de sustentação típicos das executivas e caixas de super mercado. Mas em contrapartida ao que muitos acham sobre esse penteado ser típico de ocasiões de trabalho, ele pode compor uma infinidade de looks desde os despojados aos formais e é ideal para quem tem cabelos longos.
Dicas de Look Prontos Inspirado-se em Bailarinas para Moças com Estilo Romântico:
- Regata básica em cor neutra + Saia em camadas de renda em tom pastel com tamanho curto, acima da altura dos joelhos + sapatilha na mesma cor da saia, porem em tom escuro.
- Colan com mangas + short baloné + sandália rasteirinhaCamisa ou camiseta de malha em tom pastel+ Short jeans com aplicação de spikes + Meia calça em cores fortes ou texturas diversas + sapato scarpin.
- Corpete + calça jeans + sapato oxford
- Vestido em tecido plano com cintura marcada + Sapatilha bailarina
- Estilo Bailarina somado ao Estilo Pessoal
Para não aderir totalmente a um estilo, sendo ele de bailarina ou qualquer outro que possa por ventura ser interessante. Você pode também adaptar o estilo ao seu, sem perder personalidade.
Criando sua própria composição sem necessariamente ter que se basear em looks prontos já vistos sendo usados por famosas ou adeptas do estilo. Desse modo pode reutilizar peças que tem no guarda roupa e soma-lo ao estilo bailarina.
Mas para isso é preciso considerar ainda alguns tópicos importantes para realmente remeter ao balé:
- Você pode utilizar roupas, calçados e acessórios em tons pastéis, pois essas cores delicadas fazem parte do perfil da bailarina. Podendo ainda acrescentar no mesmo look cores básicas como o preto e o branco.
- As formas também são uma boa sugestão para as mais ousadas. Roupas ajustadas para a parte que promove o busto e tecidos com caimentos leves ou armados, para saias.
- O estilo bailarina confunde-se à princesa / romântica, unindo na mesma composição tecidos macios, tons pastéis e acessórios delicados. Usa-lo ou não nesse contexto fica ao seu critério. Pois em contrapartida, como já dito, esse estilo se adéqua a qualquer outro estilo pessoal. Basta não aderi-lo totalmente no mesmo look.
- Quanto ao calçado. O mais característico são as sapatilhas de ballet (aquelas com elástico nas laterais e sem salto) mas há ainda uma infinidade de opções para substituir a intenção, como a clássica sapatilhas de bailarina, rasteiras com amarração na panturrilha, sapato oxford, escarpins entre outros.
- O importante na hora de compor um look condizente ao estilo bailarina é evitar o exagero. E para isso basta lembrar sempre o que você realmente quer? É uma composição formal, informal, despojada, fantasia? Tendo isso em mente, fica fácil se vestir como bailarina.
Agora que você já sabe como montar seu look no estilo bailarina, mãos à obra, não tenha medo de procurar peças e colocá-las em seu guarda-roupa, use e faça sucesso.