Se tem uma coisa no mundo que pode ser várias coisas sem mudar sua essência essa “coisa” é a mulher. A mulher tem o dom natural de ter “várias personalidades” e mesmo assim continua sendo ela mesma. E qual mulher não acordou um dia dizendo “hoje eu quero estar mais sensual” ou “hoje eu quero estar mais romântica”? Posso lhe garantir: essa “personalidade” pode ser marcada apenas com um look bem feito.
O Romantismo
Todos nós sabemos que a história do mundo foi escrita baseada em movimentos que mexeram com a arte, a filosofia e a política principalmente da Europa. Esses movimentos se diferenciavam por várias características, como na literatura (a forma de se expressar), na arte (a forma de pintar), na arquitetura dos prédios e até mesmo na forma de se vestir. Podemos dizer que quando um movimento novo surgia era completamente contraditório ao movimento anterior. Existiram vários movimentos e vários destes influenciam nossas ideias até os dias de hoje. Movimentos como rococó, barroco, classicismo, renascimento, gótico, entre outros podem ser vistos em casas, decorações de fachadas e em pinturas que representam a moda da época. Aqui iremos tratar com o romantismo. O romantismo foi um movimento que surgiu na Europa no final do século XVIII e durou por um bom tempo do século seguinte. Como já dito anteriormente, o romantismo (movimento novo) veio contrariando o iluminismo, que pregava a razão e o racionalismo. O romantismo chegou para instaurar na Europa um nacionalismo que ganhou a todos. O romantismo também trouxe a ideia (já usada) de centrar o indivíduo como centro de visão do mundo. Ao observar obras literárias que retratam tal movimento, as obras relatam histórias de amor que não tem um final feliz, sonhos impossíveis e o drama vivido pelas pessoas. O romantismo trouxe novamente para a sociedade a questão do lirismo, da emoção, do eu poeta, marcando, portanto, o século XIX.
O Nome Romantismo
O nome romantismo veio de uma assimilação. O movimento romantismo ganhou fama por suas obras literárias sofridas, de lirismo, sonhadoras. Esse pensamento que era imposto pelas obras acabou refletindo no comportamento de moças da sociedade, de moças românticas que sonhavam com seu príncipe encantado ou que se viam naqueles romances mal sucedidos. Daí veio o nome do movimento.
A Moda no Romantismo
Muitas coisas dessa nova forma de pensar que o romantismo instaurou refletiram-se na moda, e vice-versa. No começo do romantismo, como as pessoas ainda estavam um pouco atreladas à ideia do iluminismo, as roupas (femininas) eram mais confortáveis. Vestidos que não apertavam o corpo mas que deixava notar as curvas femininas era o que se via nas ruas. Com o avanço do romantismo as roupas acabaram ganhando mais detalhes como rendas, babados e volumes, como as ancas que as mulheres usavam por debaixo da saia para dar volume ao bumbum. Do meio do século XIX para o século XX as peças ganharam marcação na cintura, muito volume nas saias e muitos detalhes por todo o vestido como bordados, babados, plissados, tule, entre outros. O romantismo mexeu com a moda feminina de tal época e inspirou um estilo que perdura até hoje.
O Estilo Romântico
Coco Chanel, grande ícone da moda, deixou gravado em nossas mentes a frase que diz que “A moda passa mas o estilo permanece”. A moda (tendências) vem, vende e se vai, muitas vezes deixando nosso guarda-roupa cheio de roupas que não podem ser usados em outras estações por causa do conceito existente nelas. O estilo faz com que usemos “qualquer” coisa pois se aquilo é como uma assinatura minha, é como reforçar uma característica minha, aquilo é o meu estilo. Um estilo comum entre as mulheres é o estilo romântico. O estilo romântico traz em si uma feminilidade sem igual que nem mesmo a sensualidade traz. E não há mulher que quando quer ficar mais “menininha” não use algo do estilo romântico.
Como usar o Estilo Romântico
Assim como no movimento do romantismo, há algumas características de como saber se uma peça ou um look é romântico ou não. Então, se você quer se vestir de acordo com o estilo romântico, é só seguir as ideias a seguir:
-
Estampas Delicadas
Não há estampa delicada que não remeta ao romantismo. A estampa liberty (flores pequenas) é a mais comum delas. Elementos da natureza no geral remetem ao romantismo, então você pode usar estampa de insetos (borboletas, por exemplo), flores, e animais pequenos que vai estar remetendo ao romantismo. Lembre-se: estamos falando de estampas delicadas, nada de um leão desenhado na sua blusa.
-
Cores Claras
As cores passam energia para as pessoas e podemos dizer que um preto e um vermelho, apesar de cores lindas e fortes, não passam o ar de romantismo quando são as cores principais de um look. Prefira cores claras como branco, nude, creme, rosa. Se quiser inovar pode ir pra uma cartela de cores mais colorida como verde, azul, amarelo, mas sempre em tons claros.
-
Cintura Marcada, Saia Evasé
Se tem uma característica que identifica de cara um vestido romântico é essa: a cintura marcada sendo acompanhada de uma saia evasé. Os looks usados no século XIX tinham essa característica que acabou ficando até hoje. Dá volume ao corpo da mulher sem marcá-lo diretamente. A saia também pode ser franzida ou godê que dá o mesmo movimento que o evasé.
-
Altura no Joelho
Normalmente vestidos e saias românticas não vão até o pé. O tamanho geralmente usado é do meio da coxa até a altura do joelho. Isso não anula o romantismo de uma saia longa romântica.
-
Mangas Bufantes
Outra característica vinda dos looks do século XIX, as mangas bufantes sempre dão um ar mais “inocente” à produção. Não falamos de mangas megabufantes, mas de mangas que dão um pouco de volume na altura do ombro. Você pode usar essas mangas bufantes em uma blusa básica justa ao corpo com uma saia franzida de cintura alta. Fica fofo, não é? Vestir-se não é apenas colocar uma roupa e sair. Toda peça de roupa traz em si um valor agregado que muitas vezes conta uma história. O estilo romântico nasceu de um movimento que o influenciou até os dias de hoje com estampas e modelagens e essas mesmas estampas e modelagens ganham meninas e mulheres diariamente. Extremamente confortável e feminino, não há mulher que não fique linda com um look romântico. Experimente você também.