Algumas profissões exigem que o profissional se adapte totalmente ao regime, inclusive ao que se refere a traje. Por questões de padronização, higiene ou pura estética as pessoas abrem mão de suas características para aderir ao padrão que é imposto.
Como por exemplo, a exigência do o uso da farda vista geralmente no ramo industrial. O Jaleco usado no ramo hospitalar e pedagógico e entre outras padronizações encontramos o uso da cor para distinguir uma classe profissional. Como é o caso de especialistas da saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, etc.), salões de beleza (cabeleireiro, esteticista, depiladores, etc), pessoas ligadas direta e indiretamente com o ramo de alimentação. (Cozinheiro, padeiro, açougueiro, etc.) que utilizam a cor branca para certificar a higiene do profissional e local de trabalho.
Usar branco é sem duvida um charme, mas dificulta a vida de muitas pessoas, em especial as mulheres vaidosas que se obrigam a abdicar nos horários e ambiente de trabalho seus gostos e características pessoais. E acabam se questionando em como vencer essa limitação de cor, sem perder o estilo.
Looks Para Quem Trabalha de Branco
Usar branco uma vez ou outra é fácil, mas usar todo dia pode parecer a principio desesperador, porem cada vez que você entrar em crise sem saber como agir para romper as limitações de cor, lembre-se o quão elegante você pode no final conseguir ser.
A pesar de a cor ser um elemento de grande destaque na composição da roupa, e nesse caso tem que ser obrigatoriamente branca impedindo a variação, você pode ainda apostar em outros elementos tais como formas, modelagens, recortes, tamanhos, texturas, sobreposições, acessórios e maquiagem.
- Camisa social em tecido leve como cetim ou chiffon, abotoada na frente e com mangas compridas sendo usada por dentro de uma saia modelada de tecido plano, não muito curta e nem justa ao corpo, com bolsos na frente e passante. Opte por utilizar um Cinto de largura proporcional ao seu corpo e em cor ouro, ou prata. No caso de pernas com cicatrizes ou manchas, você pode vestir uma meia calça em cor compatível ao tom da sua pele e finalizar calçando um sapato social moderno.
- Utilize também acessórios, maquiagem e cabelo discreto.
- Calça modelo Skinny ou outra que melhor combine com você +camiseta regata com um leve decote e blazer com boa modelagem + sapatilha ou calçado com salto médio. No Cabelo use um rabo de cavalo, e se for um look para ser usado durante o dia alem de uma bolsa média e elegante adicione um óculos de sol.
- Calça tipo brim + camiseta regata simples+ blazer curto. Adicione uma sapatilha ou um tênis discreto e invista na bolsa, cabelo e maquiagem.
- Vestido em tecido plano, com modelagem comportada com cintura marcada. (Jamais vestidos em modelos tomara que caia, muito justo ao corpo, ou curto ) Use-o com um cardigã e sobre as duas peças um cinto.
- Vestido com modelagem diferenciada, marcado na cintura com o auxilio de um cinto + colete com leve estampa + sapatilha e bolsa carteira.
- Saia levemente plissada com comprimento igual a altura da panturrilha ou maior + camisa de algodão justa ao corpo com manga comprida ou ¾ + Oxford. Sobre a camisa deixe sobressair um colar.
- Saia plissada na altura do joelho + Camisa confortável e caimento leve por dentro da saia+ calçado discreto e no cabelo um acessório mais notável tal como uma faixa.
- Macacão sem mangas + calçado de salto médio + bolsa média + e pulseiras junto ao relógio.
- Bata comprida, vestido justo ou outra peça curta o suficiente para não ser usada só e comprida o suficiente para ser usada com um legging, de forma que não marque o corpo.
Regras Gerais de Conforto e Delicadeza Para Você Criar Suas Próprias Composições Com Peças de Roupa Na Cor Branca:
“O que conta não são os quilates, mas o efeito” Coco Chanel
- Primeiramente você deve se preocupar com a qualidade das peças, jamais vista uma peça na cor branca se ela não for forrada, pois corre o risco de transparecer a peça intima, ou parte do corpo. Cuidado também ao usar decotes e fendas ousadas, pois esse tipo de detalhe não combina com ambiente de trabalho.
- Acessórios: Cintos, brincos, pulseiras, anéis, colares, fivelas, entre outras coisas.
Opte pelos tons ouro e prata, e escolha peças discretas, pois artigos com muito brilho, variedade de cor, e tamanho extravagante são capazes de estragar toda uma composição, mesmo sendo apenas um detalhe.
- Calçados: fechados, e salto médio ou baixo são os mais confortáveis na rotina de quem tem que trabalhar de branco, e mesmo assim podem ser encontrados em vários modelos. Colecione-os e evite ter peças muito semelhantes.
- Cabelos: Saudáveis e presos mostram também o quanto o profissional é higiênico. Sempre que possível faça um penteado que mantenha o cabelo ainda preso ou utilize um acessório como grampo, fivela ou algo do tipo como detalhe no cabelo.
- Maquiagem e unhas: Sempre feitas e em tons leves como bege, rosa bebe, branco, etc.
Alem de passar uma imagem higiênica e vaidosa praticando sempre essas atividades você estará respeitando uma composição, quando não exagerar na tonalidade das cores.
Você pode ainda usar um ou outro elemento de cor incomum, portanto que não sejam vários elementos no mesmo look. Como por exemplo, você pode usar como uma bolsa vermelha junto a sua composição branca, e em outro um cinto verde, mas jamais os dois elementos na mesma composição.
Agora que você já sabe como montar um look para ir trabalhar, sabe que não precisa ter muito trabalho na hora de se arruma, e que por trabalhar de branco, não significa que seja obrigatório ter sempre um look mais ou menos, ou mesmo simples. É interessante você conseguir fazer combinações que deixem você confortável em seu dia – a – dia de trabalho, mas ao mesmo tempo, não seja e nem esteja completamente por fora do mundo da moda.
Diante de tudo isso, você pode se tornar um expert em looks de trabalho com roupas brancas e deixar o seu dia muito mais cheio de estilo.