Se você ainda tem o conceito de que peças como os blazers e os paletós são peças feitas exclusivamente para os homens saiba que está enganada. Na realidade o blazer é uma peça que pode, e deve, fazer parte do armário de todas as mulheres, mesmo das que não são adeptas de um estilo formal.
A proposta do post de hoje é trazer informações básicas, mas necessárias, tanto para o público feminino quanto para o masculino, já que a versatilidade e elegância das peças permite que elas sejam usadas por todas.
Qual É A Diferença Entre O Blazer E O Paletó e Como Identifica-las?
Inicialmente é necessário que tenhamos uma compreensão de que existem diferenças básicas entre o blazer e o paletó. Primeiramente devemos partir do conceito de que o blazer é uma peça elegante, mas menos formal, por isso pode ser facilmente combinado com um jeans básico, ou até calças e bermudas sócias, desde que as cores das peças possuam alguma ligação. Além disso, por ser uma peça um pouco despojada pode ser o look ideal para situações distintas.
Já o paletó transmite uma formalidade, já que a peça é combinada com uma calça da mesma cor e, em alguns casos, também pode ser vista combinada com um colete confeccionado do mesmo tecido. Então, resumindo, podemos concluir que o blazer é mais informal e o paletó é uma peça que não pode faltar nas ocasiões que exigem um pouco mais de formalidade.
Agora que você já sabe onde usar cada peça, que tal conhecer os critérios básicos para diferenciar as peças? Para facilitar a sua vida disponibilizaremos um resumo básico do que cada peça precisa ter, de modo que você não tenha dificuldades no momento de fazer suas compras.
Blazer: Um blazer é constituído por uma lapela, manga comprida que ultrapasse o osso do pulso, recorte no ombro que esteja de acordo com a estrutura de quem está vestindo. Além disso, a silhueta da peça pode ser uma pouco mais acinturada e a parte de trás da peça pode ter tanto um único corte, ou até modelos com dois cortes nas partes laterais. Em relação ao abotoamento existem peças com dois botões, mas muitas pessoas optam pelos modelos de três botões.
Paletó: Assim como acontece com o blazer, a ombreira do paletó também deve estar adequada com a medida do ombro de quem está o vestindo. No caso do comprimento das mangas do paletó, é indicado que elas estejam onde a base do dedão encontra o pulso. É possível, assim como acontece com o blazer, encontrar paletós de dois ou de três botões. Além disso, a peça também possui lapela.
Portanto,lembre-se que a diferença mais visível entre as peças é que o paletó é encontrado como um conjunto, enquanto o blazer é vendido separadamente e pode compor combinações mais informais do que a peça mencionada anteriormente.
Como O Blazer Foi Parar No Armário Feminino
A primeira parte de nosso post foi dedicada principalmente ao público masculino. No entanto, a partir de agora você saberá como a peça passou a integrar o armário das mulheres.
A peça que provavelmente teve origem na Inglaterra foi trazida para o universo feminino por mulheres de grande influência no mundo da moda, como é o caso de Marlene Dietrich e Coco Chanel, sendo que a primeira passou a desfilar a peça e a segunda propôs adaptações, de modo que a peça não escondesse as curvas femininas.
Como Usar O Blazer Feminino
Agora que você já sabe como foi a chegada do blazer no universo feminino, que tal conferir algumas sugestões para não errar na montagem dos looks?
10 Dicas Para Escolher Modelo Ideal
A peça que faz sucesso e caiu no gosto popular oferece uma infinidade de combinações e se mostra versátil em qualquer ocasião. No entanto, é importante estar antenada para alguns detalhes para que a produção fique deslumbrante. Então a partir de agora confira algumas sugestões.
1º Você está em forma e quer exibir suas curvas? Então dê preferência para os modelos mais ajustados na cintura.
2º Se você ganhou uns quilinhos a mais e não quer evidenciá-los, opte pelos modelos chamados de boyfriend, que tem ombros mais largos e um corte um pouco mais quadrado.
3º Se você está no grupo das mulheres baixas e quer parecer um pouco maior, escolha os modelos que vão até a altura do quadril, já que eles, por serem mais curtos, deixam suas pernas em evidência.
4º Caso você tenha seios grandes demais e queira disfarçar um pouco, opte por modelos com decotes mais alongados.
5º Se ao contrário da situação anterior você tem seios pequenos e quer que eles pareçam maiores, escolha modelos com mais volume na parte superior.
6º Não tenha medo de apostar nos modelos que estão em alta, mas não invista somente neles, já que os blazers com modelagem tradicional e cores básicas sempre farão sucesso.
7º Se você está com uma barriguinha um pouco saliente, não deixe de apostar nos blazers com corte reto e os modelos com menos botões.
8º Ao escolher os modelos estampados prefira as calças lisas e se a calça for lisa, opte pelos modelos estampados. E se o seu blazer tem um forro diferenciado, deixe a manga dobrada e evidencie as estampas.
9º O blazer cai super bem com as calças com modelagens tradicionais, mas se você quiser um look mais despojado, aposte num belo jeans.
10º Para uma produção mais elaborada não deixe de investir em um belo salto. No entanto, se você quer conforto, mas quer manter a produção em alta, saiba que os blazers combinam super bem com as sapatilhas.
Ficou claro que os blazers e paletós são peças tradicionais e atemporais que não podem faltar, independente do seu estilo. Você é um adepto desta moda? Então deixe algumas sugestões de looks e compartilhe um pouco do seu estilo com os demais internautas.