Passos Para Organizar o Closet

Para algumas mulheres e homens em especial, organizar o closet é uma das tarefas mais cansativas e entediantes que podem existir em uma faxina em casa. E é uma tarefa eterna, pois quando se organiza, pouco tempo depois volta tudo a se tornar uma grande bagunça. Mas para quem está fazendo isso pela primeira vez, algumas pequenas dicas podem ajudar a manter a ordem e otimizar espaço que você talvez nem saiba que existe.

Tire Tudo de Dentro!

Usando a sua cama como acessório nesta limpeza real, tire tudo o que está dentro do closet. Você só terá a ideia de quanto espaço você tem e como o espaço está sendo desperdiçado quando visualizar todo o closet. Tirar tudo também ajuda o usuário a saber o quanto de tranqueiras pode estar guardando sem qualquer uso ou necessidade tanto imediata quanto futura.  Coloque tudo em cima da cama, com caixa ou não. Não se surpreenda! Como todo bom dono de um closet, há coisas que realmente você não lembrava que tinha e estavam guardadas há anos!

Tire Tudo de Dentro!

Tire Tudo de Dentro!

Faça um Bota Fora!

Antes de qualquer organização, que tal fazer uma arrumação do espaço e descartar aquelas peças jamais usadas, fora de moda ou que não cabem mais no seu corpinho? Com certeza você vai encontrar bastante coisa sem uso em seu closet ou até mesmo com etiqueta porque parecia uma boa ideia na loja, mas faltou coragem na hora de usar. Pense em uma limpeza mais profunda nos itens, descartando para doação ou quem sabe troca com amigas para renovar o guarda roupa. Pense ainda em doar para instituições de caridade: estas com certeza vão fazer um melhor uso que você de suas peças descartadas.

Comece com as Partes Superiores

Se seu closet tem uma espece de maleiro, comece por elas. Como é uma parte de difícil acesso, deve colocar por lá o que não for costumeiramente usado. No geral, são as peças de roupa de cama, de banho e até roupas de outras estações. Algumas pessoas sobem sobretudos e casacos não usados sempre ou itens de viagens, como malas e bolsas mais largas. O que não for usado de imediato ou constantemente deve subir mesmo!

Comece com as Partes Superiores

Comece com as Partes Superiores

Divida seus Nichos de Baixo de Acordo com os Itens

São chamados de nichos os espaços em formatos de quadrados, gerados pela divisão da madeira do closet ou aglomerado, dependendo do material do móvel. Os nichos são divisões que devem ser usadas com sabedoria, de acordo com o seu uso de roupas e acessórios.  Os nichos superiores são para peças pouco usadas e os mais no nível dos olhos para peças do dia a dia. Contudo, há diversas formas de organizar suas roupas bem dobradas em nichos de closet. Pode ser por roupas de sair e roupas de ficar em casa, apenas calças, apenas saias e apenas blusas, dentre outras. Encontre um método mais indicado para o seu uso no dia a dia e que vai com certeza facilitar a sua vida, evitando a desorganização. O mais comum é separar shorts de saias, blusas de manga de blusas sem mangas e calças em um setor a parte. Outra forma é separar as roupas de trabalho das peças comuns para dar mais ordem ao espaço. Comece preenchendo os nichos centrais com as peças mais usadas e depois parta para as laterias. Dobre as peças uma a uma e forme pequenas pilhas para caber em todos os nichos. Dobre seguindo as costuras ou da forma como veio da loja ou ainda mais, o que for mais fácil para adequar a seu espaço. Quanto mais prático para você, melhor será a sua organização.

Organizando os Cabides

A grande dúvida da maior parte das pessoas é o que vai para o cabide e o que deve ser dobrado. Em teoria, vai para o cabide roupas que não podem ser amassadas e não podem ter dobras. Neste meio entram os vestidos de festa, as calças sociais e as blusas mais finas e longas. Casacos também são Mesmo com um cabide único você pode criar setores. Pendure lado a lado apenas os vestidos, começando do curto para o longo. Uma evolução lógica torna a busca pela peça de roupa na hora de usar mais rápido. Parta em seguida para as calças, caso não tenha um calceiro em seu closet (barra de ferro de comprimento curto e geralmente fica na parte de baixo do closet). Em seguida para camisetas e depois para calçados.

Organizando os Cabides

Organizando os Cabides

Organizando as Gavetas

As gavetas são itens complementares do seu closet. No geral elas servem para as peças menores, facilmente misturáveis e com necessidade de descrição. Estamos falando das roupas intimas, roupas de praia e meias. A ordem como se usa as gavetas vai do uso mesmo. A mais alta geralmente fica com as calcinhas, mais usadas, partido para as meias em segundo plano para apenas depois ir para as roupas de praia e academia, as menos usadas mesmo.  Se houver mais gavetas, uma boa dica é usar uma para seus pequenos objetos pessoais. Toda mulher precisa de um espaço para as suas joias, por isso uma gaveta com todos os itens de beleza pode ser o ideal. Mas para evitar a bagunça, organize pequenas caixas dentro da gaveta. Uma para joias, uma para objetos de costura e uma para maquiagem, por exemplo. Pequenas maletas podem ajudar com esta parte da organização.

Para Evitar Bagunça, Faça a Manutenção

O segredo para evitar o caus no guarda roupa é a manutenção. Mas sabemos o quanto é chato ficar arrumando constantemente o closet, por isso pequenas medidas podem ajudar. São bons exemplos a forma como você já vai guardando a roupa depois de passá-las ou vai dobrando as sem necessidade de ferro de passar e já ajustando em seus nichos adequadas. Ou você pode dedicar um tempo a cada dois dias para fazer uma pequena geral no guarda roupa e evitar o acúmulo de bagunça. Com certeza a sua faxina vai ficar mais rápida depois.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *