Nada na vida é fácil de ser conquistado e isso inclui a compra de nossas roupas, especialmente aquelas que juntamos cada centavo para ter, por isso, valorizar cada uma delas com os cuidados certos é de certa forma, economizar nosso próprio dinheiro e, além disso, andar bonito e com roupas sempre novas faz muito bem.
Por isso, deixaremos aqui dicas importantes e práticas de como conservar melhor suas roupas, de acordo com o tecido e o processo de lavagem solicitado na etiqueta das peças.
DICAS DE CONSERVAÇÃO – O melhor jeito de cuidar bem de suas roupas
Processo de lavagem
– Dissolva completamente o detergente ou sabão em pó na água da máquina e só depois coloque as roupas para lavar.
– Siga sempre todas as instruções de modo de lavar as roupas que constam nas etiquetas.
– Retire, antes da lavagem, qualquer tipo de aplique móvel, para evitar que fique danificado ou que ainda estraguem sua roupa.
– Lave sempre as roupas do lado do avesso.
– Durante as primeiras lavagens a peça pode soltar alguma tinta, por isso, é aconselhável lavar a peça nova separada das demais.
– Lave preferencialmente as roupas em água fria e, se possível, não deixe de molho.
– Caso não lave a roupa na máquina e sim na mão, não torça as peças, apenas as pressione com cuidado.
– Enxague sempre muito bem as peças, a fim de remover todo e qualquer resíduo de sabão ou qualquer outro produto, já que o sabão na roupa pode ocasionar manchas.
– Lave as malhas mais delicadas, como o tricô, diretamente na mão.
– Uma solução prática para lavar roupas felpudas é colocá-las dentro de um saco ou fronha, para que fiquem separadas das demais e não passem seus fiapos para outras peças.
Como usar adequadamente a água sanitária ou outros produtos a base de cloro
– Nunca utilize água sanitária ou qualquer outro produto à base de cloro em peças de algodão ou viscose, já que eles podem deixar o tecido manchado.
– Antes de colocar água sanitária na lavagem, verifique bem as instruções da etiqueta da roupa.
– Na lavagem, não utilize recipiente de cobre, ferro ou latão.
Procedimento de secagem
– O correto é que todas as roupas sejam secas à sombra e de preferência em local bastante arejado, já que as roupas secas ao sol desbotam com mais facilidade, especialmente as coloridas.
– Quanto às peças mais propensas à deformação, como o tricô, o ideal é sempre secar as roupas na posição horizontal, ou se precisar pendurar fazê-lo pelo meio da peça, descartando o uso de prendedor para não marcar as roupas.
Modo de Passar
– Antes de começar a passar suas roupas, separe cada peça de acordo com as instruções contidas na etiqueta, começando por aquelas que pedem temperatura mais baixa do ferro.
– Se precisar mudar de uma temperatura mais para uma baixa, espere sempre alguns minutos.
– Não utilize o ferro de passar diretamente nas peças, especialmente se estas forem das cores pretas, vermelho ou marinho, pois isto poderá deixar marcas brilhantes nas roupas. Utilize um tecido fino em algodão sobre a peça.
A maneira correta de guardar suas roupas
– Para que suas peças de roupa sejam melhor conservadas, especialmente as coloridas, é recomendável guardá-la em local isento de luz.
– Alguns tipos de malha, como o plush ou outros tecidos que marcam com maior facilidade quando dobrados devem ser colocados em cabides, para estarem sempre impecáveis.
Outras dicas importantes
– Evite usar desodorantes e perfumes diretamente sobre as roupas. Eles podem danificar e manchar alguns tecidos.
– A maneira mais prática e simples de retirar as bolinhas ou fiapos que se acumulam nas roupas, é enrolar um pedaço de fita adesiva na mão e nos dedos ou numa escova, contanto que o lado colante fique para fora, e passar várias vezes sobre as roupas.
Conhecendo as características dos diversos tipos de tecidos
Tecidos Naturais:
– Algodão: este tipo de tecido geralmente encolhe se for lavado em alta temperatura, porém, é bastante resistente a altas temperaturas do ferro resiste bem ao ferro, e, se for novo e colorido, deve sempre ser lavado separadamente da primeira vez.
Principais vantagens – flexível, resistente e bastante fresco nos dias de calor intenso. Desvantagens: pode não reter muito bem as cores e possui grande facilidade de amassar. Tecidos Artificiais:
Rayon, Viscose e Acetato:
– Estes tecidos não devem passar pelo processo de centrifugação, para que não ocorram deformações nos mesmos.
Principais Vantagens: têm uma textura macia e ao contrário do algodão, fixam muito bem as cores.
Desvantagens: não resistem muito bem à umidade, não resistem ao ferro de passar, pois queimam com grande facilidade e também concentram a eletricidade estática.
Tecidos Sintéticos:
Elastano, Poliamida e Poliéster:
– São altamente sensíveis ao calor, por isso, devem ser lavados preferencialmente em água morna e passados somente à baixa temperatura e sem o uso de vapor.
Principais Vantagens: são extremamente resistentes, amassam muito pouco, então ideais para uniformes de crianças, além disso, retém muito bem as cores.
Desvantagens: o principal problema é que queimam com grande facilidade e também concentram a eletricidade estática.
As informações acima prestadas se referem a tecidos puros. E em caso de possíveis misturas, preciso observar qual o percentual de cada matéria-prima empregada na roupa em questão, e aplicar um tratamento adequado para a fibra mais sensível.
Uso do Sabão em Pó ou Líquido
O uso do sabão em pó ou do sabão líquido na lavagem das roupas segue o gosto de cada consumidor, sabendo-se que a vantagem do em pó para o líquido reside mais no valor pago e na possível economia. Já o líquido é mais adequado por não deixar resíduos nas roupas, e consequentemente diminuindo as possíveis manchas, e, além disso, quando aplicado diretamente em manchas comuns de gordura, molho de tomate e outras, mostrou-se um grande removedor.
Diante das razões apontadas logo acima, cada consumidor quando for ao supermercado pode optar pelo produto que lhe for melhor conveniente, de acordo com seu gosto e sua situação financeira, porém, os dois apresentam resultados positivos quanto a limpeza dos mais diversos tipos de tecidos.