Como Usar Roupa Indiana no Dia-a-Dia

A moda, sendo vista como o composto que vestimos no dia-a-dia, é composta por três categorias básicas: estilo, tendência e cultura. As tendências são a moda que vem e passa, às vezes sendo renovada, às vezes sendo extinta. O estilo é a moda que faz parte das características da pessoa. Estilo romântico, social, despojado… Ou até mesmo características próprias como cintura marcada, tipos de golas, saias longas… Já as culturas dependem de tribos e nações, como a cultura punk ou a cultura indiana.

Roupa Indiana

Roupa Indiana

Cultura Indiana

A cultura indiana é ao mesmo tempo muito interessante e instigante. Os indianos são muito tradicionalistas, muito rígidos e muito alegres. Eles têm tradições e crenças tradicionais que seguem à risca como as castas (uma espécie de divisão de classe social) e os casamentos. Assim como essas tradições, os indianos também possuem danças, pinturas e roupas tradicionais.

Roupas Indianas

As roupas indianas são cheias de tradicionalismo (como não ser se, a cultura deles é tradicionalista?) e de alegria. Suas roupas são marcadas pelas cores fortes, brilho e bordados: detalhes que marcam a delicadeza e o feminismo. O guarda-roupa tradicional indiano é composto por batas, calças, saias e vestidos, basicamente. Isso não significa que os indianos não usem “roupas normais” como blusas básicas e calças jeans, mas vamos tratar das roupas que marcam a cultura indiana.

Peças Indianas

A moda indiana é composta por peças bem típicas e tradicionais, que perduram em tendência há muitos séculos. O salwar e kameez são algumas dessas peças. Vamos conhecer essas e outras peças e saber como diferenciá-las.

Salwar Kameez ou Punjab Suit:

Peça típica do norte da Índia. Também é usado por vários países do centro-sul da Ásia. Peça usada pelas indianas no dia-a-dia. A kameez é uma bata que vai mais ou menos até a altura da coxa, e pode ser mais básico ou mais elaborado, com estampas, pedrarias, rendas e bordados. Pode ser mais justo ou mais amplo na parte da saia e pode ser em cores neutras ou cores mais alegres. Por ser no máximo até a altura do joelho, pede que seja usado com uma calça ou legging.

Essa peça é usada tanto por homens como por mulheres no Paquistão e no Afeganistão. Nas mulheres a peça fica muito mais bonita. O punjab dá uma feminilidade à mulher que deixa claro que as mulheres podem ser bonitas sem ser vulgar.

O kameez nunca tem decotes, geralmente tem mangas longas e geralmente é mais fechado no pescoço.

Curiosidade: a palavra kameez significa camisa ou túnica.

Salwar:

O salwar (ou shalwar) são as partes de baixo (cuecas ou calças). Integra a vestimenta junto com a túnica. Tradicionalmente, é largo e pregueado. É bem confortável, já que é largo devido à cintura ser o dobro da cintura normal. É semelhante a uma calça de pijamas. Também pode ser justo como uma legging.

Dupatta:

Dupatta é uma estola (espécie de cachecol). Integra junto com o salwar o punjab suit. Também pode ser um xale. Geralmente as indianas usam a dupatta em torno do pescoço ou cobrindo a cabeça. Compõe o conjunto do salwar kameez ou punjab suit junto com a kameez e o salwar. Os detalhes do conjunto, como brilho e estampas, geralmente, ficam reservadas para a dupatta.

Para as mulheres muçulmanas, a dupatta serve com uma alternativa para a tradição da burca e do chador.

Para as mulheres hindus, a dupatta serve para cobrir a cabeça em templos ou na presença dos mais velhos.

Para outras mulheres, a dupatta é uma peça elegante que pode ser usada para encobrir o colo ou envolver o pescoço.

Mesclando os Guarda-Roupas

As peças indianas, quando agregadas ao nosso guarda-roupa ocidental, podem ser muito bem incorporadas ao dia-a-dia. Essas peças nunca saem de moda. É muito fácil mesclar as roupas indianas com peças ocidentais. As batas são um exemplo disso. Um look simples, porém muito bonito pode ser composto por uma bata típica indiana, uma calça jeans e uma rasteirinha ou um sapatinho fechado. Bem tradicional e diferente dos demais.

Outro exemplo da mistura de peças indianas com ocidentais é a saia indiana. A saia indiana (que geralmente são longas e com um corte godê, que dá um movimento amplo) combinada com uma blusa regata ou um body básico também fica muito bonito e bem estiloso.

Comprimento das Saias

Quem pensa que as saias e os vestidos indianos sempre são longos está muito enganado. Assim como nós, ocidentais, eles também tem saias de diferentes comprimentos. Não chegam a ser como nós, que temos a minissaia, mas eles têm saias até a altura do joelho. Normalmente, quando essas saias mais curtas são usadas, as mulheres indianas ainda usam uma calça por baixo, já que não está em sua cultura mostrar muita pele.

Moda Indiana no Brasil

A moda indiana ganhou vez e voz aqui no Brasil quando passou a novela Caminho das Índias em horário nobre. A novela contava a história de um triângulo amoroso protagonizado por três indianos, e com a ponte aérea Brasil – Índia a história vai se encorpando. Com o decorrer da história, a população brasileira foi conhecendo as tradições e modas da Índia, como cabelos, unhas, joias, bijuterias e as roupas. Na época, a moda indiana fez um sucesso e até hoje restam os fãs dessa moda, que usam as peças até hoje.

Dicas Indianas

Muita gente erra ao escolher as peças indianas. Assim como nossas peças ocidentais, nem tudo de lá fica bem em nós e cabe a nós estudarmos e sabermos o que mais combinam conosco. As roupas indianas já são chamativas por si próprias, então vamos evitar bancar os palhaços.

Em peles morenas, os tons quentes (laranjas, vermelhos e amarelos) combinam perfeitamente, assim como os tons frios (azul, verde e lilás) combinam com as peles claras.

Caso você queira usar bijuterias e joias indianas, lembre-se que elas são grandes e chamativas. Você pode usar muito dourado e muitas pedras. Brincos e braceletes também entram nessa lista.

A maquiagem das indianas tem um destaque à parte. As indianas capricham no make-up dos olhos, esfumaçando os cantos. Os olhos são sempre muito bem marcados, pois dá um ar sexy a qualquer mulher.

A moda indiana pode ser usada à parte ou mesclada com a nossa moda. Basta sabermos dosar a mão na escolha das peças e dos detalhes e nos divertirmos com esse estilo tradicional e contemporâneo.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir maiores informações sobre a moda indiana e veja como inserir algumas peças no seu guarda-roupas. Outro ponto interessante é a maquiagem indiana, conhecida pelos olhos marcados. Há também as joias indianas, que são cheias de cores e muito bonitas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *