Quando as pessoas ouvem falar em moda com tendência dos anos vinte, logo imaginam as vestindo aqueles vestidos de época, e os homens em trajes específicos daqueles anos. Nesse artigo iremos conhecer um pouco sobre essa época e com a moda surgiu.
Tendências da Moda em 1920
A década de 20 foi um período de revolta, pois as pessoas estavam atacando as formalidades rígidas da era vitoriana e desafiando as restrições que vieram com a época da Lei Seca. Essa reação levou pela primeira vez na moda, as mulheres vestirem-se com trajes de menino.
Década de 20 Para as Mulheres
Na década de 20, os vestidos de melindrosa simbolizavam na moda toda a revolta que as mulheres dessa época sentiam. Um vestido de melindrosa era elegante, e também poderia ser muito curto ou muito longo.
Era geralmente altamente sofisticado e feito para dançar. O decote tendia a ser quadrado ou reto, e as alças finas eram muito populares. As bainhas aumentaram muito e decotes foram valorizados pelas as mulheres durante a década de 1920.
No entanto, a maior mudança foi o abandono dos espartilhos. Peças íntimas, como sutiãs e calcinhas, foram utilizadas pela primeira vez em 1920. Um modo diferente de se vestir foi a preferência das mulheres pela tendência de moda de roupas de homem. As mulheres usavam o cabelo curto e recortado igual ao dos homens e esse estilo ficou famoso. Os chapéus também foram abolidos, e foi colocada uma tira na cabeça.
Os casacos tendiam a serem compridos, especialmente aqueles que seguiam o estilo melindrosa. Isso não foi só uma tendência, devido à forma, foi uma tendência devido a toda uma necessidade que as pessoas sentiam naquela época, pois durante as proibições, as mulheres podiam esconder muitas garrafas ilegais de álcool em um casaco grande.
Tendência de Moda Para Homens Nos Anos 20
O início da década de 1920 foi marcado por homens usando diferentes tipos de calças. Mas este estilo balonismo e as calças curtas foram feitos para um público mais jovem. Os homens usavam ternos elegantes que tinham um bom caimento especialmente na cintura.
Os ternos masculinos em 1920 começaram ter uma nova tendência que cada vez mais ganhava espaço. O casaco ficou mais simplificado, e foram usados laços estampados e botinas com ternos. As calças eram um pouco maiores. As golas das camisas mantiveram-se bastante elevadas, mas um pouco mais baixas se comparadas com época das tendências da moda vitoriana.
Ternos e Calças da Década de 20
Os ternos e as calças a partir do início dos anos 1920 foram muitas vezes esquecidos, e por boas razões. Nestes trajes as cinturas tendiam a se serem altas e apertadas em uma posição muito pouco confortável. As calças dessa época eram grandes, estilo balonismo e o comprimento no joelho.
Tendência de Moda dos Anos 20 Atualmente
O vestido de melindrosa sempre será um recurso para as mulheres, mesmo em dias de hoje. As linhas dos trajes masculinos que acentuavam a figura feminina ainda são vistas como atraentes. Os decotes sensuais e o corte divertido fizeram desses clássicos vestidos trajes que ainda vale a pena usar.
Chapéus das mulheres da década de 1920 são chiques e simples. Eles fazem qualquer mulher quando se olha se sentir como uma estrela de cinema. A tendência natural da moda dos anos 20 era simples como os cortes dos vestidos e dos chapéus elegantes.
A natureza estética destes chapéus é parte do que os manteve eternamente na moda. A década de 1920 foi a época em que moda entrou na era moderna. Foi a época em que as mulheres primeiro abandonaram as modas mais restritivas dos últimos anos e começaram a usar roupas mais confortáveis (como saias curtas ou calças).
Os homens também abandonaram os trajes formais diários e até começaram a usar roupas esportivas pela primeira vez. Os ternos que os homens usam hoje ainda são baseados, em sua maior parte, aqueles usados no final de 1920. Os anos 1920 foram caracterizados por dois períodos distintos de moda.
No início da década, a mudança foi lenta, pois muitos estavam relutantes em adotar os novos estilos. A partir de 1925, o público abraçou totalmente os estilos associados com os anos rebeldes. Estes estilos continuaram a caracterizar a moda até o início de 1932.
Visão Histórica Geral da Moda dos Anos 20
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos entraram numa era próspera e, como resultado de seu papel na guerra, exportar seu estilo de vida para o mundo. Os costumes sociais e morais foram relaxados pelo otimismo provocado pelo fim da guerra e da expansão do mercado de ações. As mulheres estavam entrando na força de trabalho em números recordes. No plano nacional a proibição do álcool foi ignorada por muitos.
Houve uma revolução em quase todas as esferas da atividade humana, e a moda não foi exceção. O desenvolvimento tecnológico de novos tecidos e novos fechamentos em roupas afetaram a moda da década de 1920. Tecidos naturais, tais como algodão e lã foram os tecidos abundantes da época.
A seda foi muito desejada por suas qualidades de luxo, mas a oferta limitada a tornou muito cara. No final do século 19, uma espécie de seda artificial foi feita a partir de uma solução de celulose em França. Depois de ter sido patenteada nos Estados Unidos, a indústria americana começou a produção deste novo tecido, em 1910, que se tornou conhecido como fibra de rayon. As meias de rayon tornaram-se popular na década como uma substituta para as meias de seda.
O tecido Rayon foi também utilizado em algumas roupas. Muitas peças antes de 1920 eram fixadas com botões e laço, no entanto, durante esta década, o desenvolvimento de ganchos de metal significava que não havia meios mais fáceis de fixação para fechar uma roupa. Os ganchos, botões, zíperes ou pressões foram todos utilizados para prender a roupa naquela época.
A Moda de vestuário mudou com os diferentes papéis da mulher na sociedade, particularmente com a ideia de nova moda. Embora as senhoras da sociedade de certa idade continuassem a usar vestidos conservadores, o estilo sportswear começou a ser usado por mulheres mais jovens, e se tornou a maior mudança no pós-guerra da moda.
Salete Dias
Gostaria de saber as suas referência.