A Índia é um país da Ásia Meridional e é um dos grandes centros de joalheria do mundo. A jóia é muito importante nessa país e não é simplesmente uma peça de enfeite, elas estão carregadas de valores antigos de natureza étnica, religiosa e social. No país podemos encontrar diversos joalheiros e designers que produzem jóias extremamente belas e muitas vezes com um valor muito alto.
Essas jóias encantam consumidores de todo o mundo, pois são belíssimas. Os desenhos e os materias das Jóias Indianas possuem um caráter simbólico, e as suas formas podem referir-se a imagens da natureza, e muitas vezes apresentam significados que são possíveis de serem identificados, mas outras vezes não. Essas jóias possuem diversos tipos como os modelos mais antigos até os contemporâneos, que são cheios de personalidade e estilo.
Na Índia algumas jóias indicam a casta e até mesmo a religião das pessoas que usam determinado tipo de jóia, e isso é um fato muito interessante. Os ourives, cravadores, lapidários, gravadores e esmaltadores, possuem grandes habilidades com as jóias e tais capacidades são passadas entre as gerações da mesma casta.
As Jóias Indianas são peças extremamente valorizadas, pois são sinônimos de beleza e sofisticação, e tais jóias agradam as pessoas de todo o mundo, não somente a população Indiana, e tal reconhecimento se deve ao fato de serem peças excêntricas, originais e especiais, pois possuem uma forte ligação com a cultura indiana.
A Relação entre as Jóias Indianas e o Casamento
A Jóia Indiana está fortemente ligada ao casamento. A Índia é um país que é regulado pelas regras do casamento e da religião. As jóias de casamento na Índia simbolizam o papel da aliança num casamento ocidental. A noiva se casa usando muitas jóias, pois todas as jóias que a noiva possui devem ser usadas nessa ocasião tão especial.
No término da cerimônia matrimonial o pai da noiva diz: “Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro”. As jóias são o único bem que uma mulher indiana possui e ela recebe tais peças de sua família ao casar-se. Caso ela venha a se divorciar, ela leva consigo somente as jóias, e se ficar viúva não poderá mais usá-las, mas tem o direito de repassar para as suas filhas. Essas são curiosidades bastante interessantes, pois fica bastante evidente o papel das Jóias Indianas em um casamento.
O ouro é sempre o metal utilizado e é sinônimo de abundância e pureza e por isso, é proibido seu uso nos pés. Entre os meses de Setembro e Março, as joalherias de toda a Índia se enchem, pois é uma época dos casamentos, e por isso, as famílias saem à procura das mais belas jóias para enfeitar a noiva.
Por: Érica Ap. Gomes