As persianas além de comporem a decoração do ambiente, são extremamente importantes para controlar a entrada de luz no cômodo. Apesar de não serem tão utilizadas como as cortinas, as persianas tem um charme especial e múltiplas funções, podendo se adequar aos mais diferentes ambientes, devida a sua versatilidade e praticidade.
O Que São as Persianas?
As persianas também são chamadas de venezianas, e são usadas pelo lado interno das janelas e portas, para que possam controlar a entrada de iluminação natural ou artificial que chegue até o ambiente. Consideradas um tipo de cortina, ela também tem função térmica, já que conseguem controlar parcialmente a entrada de calor ou manter o ambiente mais aquecido em dias frios.
Existem persianas manuais e automatizadas, essas últimas são controladas por controles ou painéis. As manuais são controladas a partir de um bastão, normalmente de plástico, que é ligado ao corpo da persiana e com isso consegue controlar as suas lâminas, podendo deixa-las retas ou inclinadas.
Esse tipo de cortina foi inventado no ano de 1824, pelo engenheiro Pierre Le Fou, um francês. A invenção dele foi por acaso, já que o seu plano era na realidade controlar o movimento de um pequeno riacho em sua propriedade, em uma de suas tentativas imaginou que usando várias hastes de madeira reguláveis ele poderia controlar o fluxo da água, para testar sua teoria, fez uma maquete para saber se ela funcionaria. A maquete foi feita de algodão e cordas, e quando ele terminou, ela foi pendurada na janela para secar, foi quando ele e sua esposa notaram que quando as hastes se movimentavam era possível controlar a luz do ambiente.
A criação ganhou fama pela praticidade, e passou por várias inovações para conseguir se adequar aos mais diferentes tipos de ambiente. Existem vários tipos de persiana, confira abaixo:
Quais São Os Tipos De Persiana?
Há vários tipos de persiana, cada uma sendo adequada para usos e ambientes diferentes.
Persianas De Painel
Nesse modelo de persiana ela se desloca para a lateral das janelas, criando uma sobreposição de tecidos em sua lateral. São indicadas para as janelas maiores. Quando é composta por folhas largas, a sobreposição do tecido é menor, já as mais finas acabam ficando mais cheias quando abertas.
Esse tipo de persiana não deixa frestas, ou seja, fecha totalmente o ambiente caso não deseje a entrada de luz nenhuma. Normalmente esse tipo de persiana é usada em salões de festas, escritórios e portas de varanda.
Persiana de Rolô
Também chamado de tela, esse tipo de persiana também é recolhido para a parte de cima. É um tipo de persiana muito usada em varandas, para proteger os móveis do ambiente conta os raios de sol. Pode ser usada desde janelas pequenas até portas, se adequando ao ambiente.
Persiana Romana
Esse tipo de persiana é bastante usada em ambientes aconchegantes, como os quartos e sala. É composta por um tecido bem estruturado e vários módulos, que são divididos em varetas. Quando aberta essa persiana se recolhe na parte superior com um certo volume, sendo necessário que haja uma distância entre o final da janela e o local em que ela estará pregada, para que ela se recolha sem ocupar parte da janela.
Persiana Horizontal
As persianas horizontais são compostas de lâminas, e o meio de controlar a luz é chamado de basculamento. Normalmente são feitas de alumínio ou madeira, se adequando ao vários tipos de ambiente, desde áreas usadas para trabalho como em quartos e saladas.
Persiana Shilhouette
Esse modelo combina o tecido com a funcionalidade das persianas, já que é composto por lâminas horizontais que são unidas entre si em telas transparentes. Modelo perfeito para salas de estar e ambientes mais sofisticados no geral.
Persiana Plissada
Esse modelo é ideal para se instalar em vãos e janelas pequenas, já que quando ela é recolhida as suas dobras são bem finas, ocupando pouco espaço. São feitas em tecidos translúcidos ou blackout, conseguindo impedir total ou parcialmente a entrada de luz.
Persiana Celular
Esse tipo de persiana é composto por espécies de colchões de ar em colmeias, o que faz com que seja perfeita para a proteção térmica, além de melhorar o desempenho acústico do ambiente. Alguns modelos podem reduzir em 99% a incidência dos raios de sol, e cerca de 30% os ruídos.
De Que Materiais São Feitas as Persianas?
Existem vários materiais com os quais as persianas podem ser feitas. Os modelos de rolôs normalmente são feitos de tela solar, que é um tecido sintético, geralmente combinados a outros materiais, que podem ser translúcidos ou blackout, para inibir a luz. Alguns modelos possuem tecnologia para prevenir contra bactérias e fungos nos produtos.
Há diversos modelos de persianas feitas com tecido, desde os tecidos compostos de fibras naturais, como o algodão e o linho, como as fibras sintéticas, principalmente o poliéster. Uma das maiores vantagens das persianas feitas em tecidos é a quantidade de texturas e cores nas quais elas podem ser produzidas.
As persianas horizontais normalmente são feitas em madeira, sendo esses modelos bem sofisticados, combinando a beleza natural da madeira com a decoração do ambiente. No entanto, o material mais comum para as persianas horizontais é o alumínio, que pode ser moldado em várias cores e texturas, se tornando bem versátil.
Como Calcular a Medida Da Persiana?
Se você está planejando usar a persiana em algum dos ambientes de seu convívio, podendo ser em sua casa ou até mesmo seu ambiente de trabalho, é necessário saber como calcular a medida para ela ser instalada. Para saber isso é necessário levar em conta o que considerar na hora de fazer tal medição, além de saber como fazer a mesma.
Para calcular a medida da persiana deve ser levado em consideração o local em que ela será instalada, ou seja, o primeiro passo é entender como ela será colocada na decoração daquele ambiente.
Caso a ideia seja colocar a persiana embutida com a janela, ou seja, em um vão da parede, ela precisa ser exatamente do tamanho daquela abertura. Para isso, basta medir a abertura e saber que a persiana deve ter aquele tamanho exato.
No entanto, quando a intenção for instalar ela fora desse buraco na parede, ou seja, acima da janela, é preciso que haja 10 cm de sobra tanto nas laterais da janela quanto em cima e em baixo, ou seja, 10 cm a mais em todas as suas extremidades. Para alguns modelos de persiana esse valor sobe para 20 cm, caso seja um modelo que cause muita sobreposição quando está retraída.
Quando é usada em portas de varanda, por exemplo, o ideal é que ela vá até o chão, com isso, a medida deverá ser feita em 20 cm acima da porta até o chão. Já no caso de quartos, o ideal é que haja pelo menos 15 cm nas laterais.
No geral, as portas e janelas longas devem ser cobertas com cortinas grandes, já nas janelas menores o tamanho da cortina também poderá ser reduzido, sendo mais “compacto”.
Como Fazer a Medida?
As persianas só podem ser instaladas em vãos quando há pelo menos 6 cm para persianas horizontais e cerca de 12 cm para persianas verticais. Use uma trena ou fita métrica para medir a largura do vão, analisando quanto é a altura e largura. Após anotar as medidas, diminua um centímetro de cada medida, e esse será o tamanho da sua persiana.
Para as instalações feitas fora do vão, primeiro você irá medir os centímetros entre o vão e o ponto em que ela será instalada, na altura, e na largura, a lateral do vão mais os centímetros adicionais. Depois disso você irá medir o vão propriamente dito, e somar ele a esses centímetros.