Como é Feito o Chinelo? Passo a Passo de Como Fazer

Tem coisa melhor para relaxar do que ficar em casa usando chinelo? Com certeza não, pois é um tipo de calçado que deixa os pés livres, sem aperto e sem machucados. Pode ser uma ótima aposta para quem deseja uma fonte de renda a partir de trabalhos manuais.

Para quem quer começar a fabricar seus chinelos seja para venda ou para uso próprio vamos contar um pouco mais sobre esse calçado e apresentar alguns passo a passo de como fazer. Vamos começar?

Chinelo: Do Que é Feito

Esse calçado que se tornou um sinônimo de conforto pode ser feito de borracha, palha, tecido, PVC, couro ou outros materiais de escolha do fabricante. O formato do calçado segue a forma dos pés, inclusive o nome chinelo é originário da palavra ‘planella’ do latim medieval que significa plano. Não tem salto, pode ter ou não tiras no tornozelo.

Chinelos podem ter uma tira bifurcada – que começa entre o indicador e o dedão do pé se estendendo por cerca de 11 centímetros alcançando as laterais – ou ter uma tira única de largura variável que ‘abraça’ o peito do pé. Esses calçados podem ser usados no dia a dia dentro de casa ou para acompanhar o pijama. Também são bem-vindos para idas a piscina ou praia. Nos últimos tempos os chinelos tem ganhado mais aceitação nas produções sociais.

Borracha Microporosa

Borracha Microporosa Para Chinelo

Borracha Microporosa Para Chinelo

A base dos chinelos comercializados por grandes marcas é feita geralmente de um material chamado borracha microporosa, comercializada na forma de placas coloridas para recorte do formato dos pés. Algo bem interessante sobre esse material é a possibilidade de reciclagem das lascas que sobram dos cortes. A borracha, natural ou sintética, pode ser triturada, aquecida e posteriormente pressionada dando origem a um material novo com a mesma consistência da borracha nova.

Uma dica para quem deseja começar a fabricar chinelos é adquirir placas grandes, que tenham entre 1,5 metros por 0,95 metros, reduzindo potenciais desperdícios a partir de margens menores entre os cortes. Ao fazer isso o fabricante consegue otimizar o uso da placa para originar mais chinelos e ainda melhora o aproveitamento da borracha.

Escolhendo a Borracha Para Seus Chinelos

Chinelo

Chinelo

A matéria-prima mais convencionalmente usada para fabricar chinelos é a borracha, então para garantir sua inserção no mercado é importante ter um fornecedor de placas de borracha (EVA). Há duas possibilidades, comprar uma placa grande para desenhar vários pares de chinelos ou uma placa menor sob medida para um par. Tenha uma gama variada de cores para poder produzir chinelos de várias cores.

Tiras Para Chinelo

Um item essencial para o fabrico de chinelos e no qual pode estar o diferencial da sua marca. O ideal para quem deseja uma produção de maior porte é ter fornecedores de tiras coloridas. Normalmente as tiras são compradas em pacotes com 10 pares cada sendo que cada pacote têm tiras de uma mesma cor.

As tiras slim têm feito muito sucesso no mercado de chinelos podendo ser uma aposta. Contudo, se você está seguindo por uma linha mais artesanal com tiras decoradas pode investir tempo e recursos em ser o próprio fabricante dessas tiras.  O mais importante é que o chinelo combine com o público-alvo que se pretende alcançar.

Tutoriais de Como Fazer Chinelos Passo a Passo

Confira abaixo alguns vídeos que ensinam a fazer chinelos passo a passo. Tem diferentes abordagens para ajudar pessoas com ideias distintas para entrar nesse mercado. Pode ser uma ótima fonte de renda extra.

Vídeo: Como Fazer Chinelos Personalizados

Nesse vídeo você aprenderá como fazer chinelos personalizados usando a máquina de corte, um equipamento que pode ser te ajudar a potencializar a sua produção em quantidade. Chinelos personalizados podem ser dados como brindes em casamentos ou até mesmo em eventos corporativos.

Vídeo: Como Fazer Chinelo Decorado

Nesse tutorial você aprenderá como decorar chinelos de maneira que eles fiquem mais bonitos para venda. Dá para fazer lindas tiras com adição de pérolas e outros materiais. Um tipo de chinelo mais delicado e interessante.

Vídeo: Como Fazer Chinelo Decorado Com Tecido

Esse vídeo é interessante para quem deseja personalizar artesanalmente chinelos para revenda. Basicamente você irá modificar a estrutura de um chinelo já existente para atribuir valor agregado. Uma forma de trabalhar com toda a sua criatividade dando origem a peças diferenciadas.

Vídeo: Como Fazer Chinelo Bordado

Confira um passo a passo de como fazer lindos chinelos bordados, essas peças ficam delicadas e cheias de estilo podendo ser vendidas com maior valor agregado. Cada vez mais esse tipo de chinelo tem feito sucesso entre as pessoas que desejam usar o chinelo em ocasiões sociais.

Vídeo: Como Fazer Chinelo Decorado

Mais um vídeo em que você aprenderá como fazer lindos chinelos decorados, suas peças poderão ser vendidas com preços mais elevados em decorrência dessa adição de decoração.

Vendendo Seus Chinelos

Agora que você já tem uma base sólida de conhecimento a respeito de como fabricar chinelos pode começar a estruturar seu empreendimento para as vendas. É possível vender seus chinelos pela internet através de uma loja virtual ou presencialmente em feiras de produtos artesanais. Tudo depende de quem é o seu público e se você tem condições de encaminhar seus produtos pelo correio para outras localidades.

Quem escolher vender pela internet deve fazer boas fotos dos chinelos assim como explicar com detalhes os diferenciais dessas peças. As pessoas que forem comprar devem saber de que materiais são feitos os chinelos e porque eles custam um pouco que chinelos convencionais. O trabalho manual deve ser explicado para que possa ser valorizado como um elemento de aumento de preço.

Vendendo Seus Chinelos

Vendendo Seus Chinelos

Aproveite a oportunidade de trabalhar com a produção de chinelos personalizados sob encomenda. Você pode fazer chinelos de lembrancinhas de casamento ou como já mencionamos para eventos corporativos. Estar aberto para essa possibilidade é uma forma de ampliar as suas possibilidades de ganhos nesse mercado de fabrico de chinelos artesanais.

Gostou de saber mais sobre as matérias-primas e métodos de fabrico de chinelos? Considere começar a sua produção. Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *